Se você está a procura de uma maneira de bloquear determinado  conteúdo para usuários que não são registrados no seu blog WordPress, esse artigo irá lhe ajudar nessa tarefa.

Por vários motivos você pode querer ter uma área com conteúdo exclusivo em seu blog, uma área plus ou prêmio que será mostrada somente para seus usuários registrados (se eles vão ter que pagar ou não para se registrar já é uma decisão sua).

Encontrei no Ayuda WordPress duas maneiras interessantes de fazer isso.

Via código

Essa é a maneira que achei mais simples. Basta seguir os passos (mas tenha certeza que sabe o que está fazendo), o que aconselho é que faça um backup de seu ficheiro para num eventual problema possa voltá-lo.

  1. Abra o arquivo functions.php de seu tema
  2. Insira esse código no arquivo
    //Shortcode para contenido exclusivo
    add_shortcode( 'exclusivo', 'contenido_registrados' );
    function contenido_registrados( $atts, $content = null ) {
            if( is_user_logged_in() ) return '<p>' . $content . '</p>';
            else return;
    }
  3. Salve o arquivo
  4. Agora vá no artigo que quer restringir e coloque esse código, substituindo o texto “seu conteúdo aqui” pelo conteúdo que deseja mostrar
    [exclusivo]Seu conteúdo aqui[/exclusivo]
  5. Pronto

Via Plugin

Utilize o plugin Members para restringir um artigo ou página do WordPress apenas para um nível de usuário registrado no blog.

plugin members wordpress

E você, conhece outra maneira de restringir um determinado artigo somente para usuários registrados no blog? Conhece uma maneira de fazer isso em outra plataforma? Deixe seu comentário sobre o assunto.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

12 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Bom dia!
    Preciso de uma ajuda!
    Tenho um site http://www.hplcurriculos.com.br onde eu tenho vários currículos cadastrados em uma página.
    Pois bem tenho empresas que acessam esses currículos, porem gostaria de colocar uma senha somente nessa página, assim só irei liberar a senha para as empresas e nenhum curioso poderá acessar entendeu?
    Pois o próprio wordpress tem uma senha que você pode cadastrar, porem ela funciona apenas para o primeiro acesso, devido ao uso de cokees pelo navegador, não gerando a segurança necessária entende.
    Poderia me ajudar de alguma maneira?
    Obrigado e aguardo seu retorno.

  2. Gustavo, e caso eu queira enviar um cód. por e-mail para meu cliente, e ele usar esse cód. pra se cadastrar. da pra fazer um acompanhamento disso? se é o cliente mesmo que está usando o cód, ou se o cód não foi utilizado?

  3. Olá, Boa noite!
    Alguém saberia se é possível permitir que somente alguns usuários lessem certos posts?
    Estou desenvolvendo um site de cursos online e preciso dessa função, mas não faço a mínima ideia de por onde começo…

    Eu preciso permitir que somente o usuário que pagou o curso consiga ver esse post… e quando outro comprar o curso que também possa marcar alguma opção e ele também possa acessar esse post.

    Obrigado pela ajuda!

  4. Muito legal o artigo, tem pessoas que querem publicar conteúdos em seu blog, mas somente para determinadas pessoas e não sabiam como fazer isso, bom, agora já sabem graças ao Gustavo Freitas. Parabéns pela dica.

  5. Outra forma de fazer isso é escolhendo a visibilidade do artigo como privado quando estiver prestes a publicar. Mas o recurso é bem fraco e simples.

    Gostei muito desse artigo.

    Iago Melanias,