“É sempre bom fazer o bem, ser solidário e participativo com as pessoas à sua volta e com a sua comunidade. Faz parte da natureza humana colaborar com o outro, dentro das suas possibilidades” (Olga Inês Tessari – Psicóloga)

Lucas Jatobá é um Publicitário, que depois de morar por 3 anos em Barcelona, na Espanha, decidiu retribuir à cidade o carinho e a generosidade com que foi tratado durante sua temporada espanhola. Lucas comprou, 7 ingressos para uma peça de teatro que estava em cartaz, escreveu uma carta explicando que o mimo era uma maneira de se despedir e demonstrar sua gratidão aos barcelonenses, amarrou as missivas em sete balões de gás e os largou fortuitamente por Barcelona, para que chegassem nas mãos de transeuntes desconhecidos. A ação foi gravada em vídeo e postada no YouTube e a ação aleatória de Gentileza de Lucas não passou despercebida por um cliente de uma grande agência de Marketing de Barcelona, que pediu que o publicitário repetisse a Ato, desta vez em forma de Ação Publicitária que distribuiu 250 ingressos de teatro por meio de balões de gás soltos pela cidade. (Fonte O Povo )

Imagem by Jeromes POV Flickr

 

Participar de fóruns e grupos de ajuda na internet, ter um metablog, responder perguntas em redes sociais. Estas são atividades que podem ser consideradas altruístas, vai depender da objetividade com que são feitas. Algumas pessoas podem praticar o bem visando o seu próprio benefício. Outras fazem pelo simples prazer de ajudar o próximo. Há muitas controvérsias sobre o altruísmo e gerar debate em torno disto não é o intuito deste artigo.

Diariamente acompanho casos de atos de gentileza na internet. Vejo pessoas que estão sempre dispostas a ajudar amigos ou desconhecidos, que participam de fóruns respondendo dúvidas de usuários, que escreve artigos com dicas e compartilha experiências em seus Blogs. Isto acontece aqui no Quero Criar um Blog e em vários blogs que acompanho. Muitas destas pessoas estão compartilhando seus conhecimentos apenas com o intuito de ajudar o próximo e  acabam sendo reconhecidas por este trabalho ‘despretencioso’.

Um caso mais próximo de nós blogueiros  é o do  Ricardo Fraga do Google Discovery que foi convidado com outros blogueiros, orkuteiros e colaboradores de fóruns do Google para um encontro na sede do Google nos EUA em Setembro.  O motivo: a sua dedicação e constante colaboração no fórum de ajuda do Gmail onde Ricardo começou a colaborar em 2009 e se tornou Colaborador Master.

Sede do Google
Imagem by Declan MCCullagh

Boas ações espontâneas tem sido vistas com bons olhos por grandes empresas. Além de causar a sensação de bem estar, a solidariedade na internet pode gerar visibilidade, e render boas propostas profissionais para quem as pratica.

Aqui deixo 3 sugestões para você que se interessou em colocar a solidariedade em prática:

Participar de grupos de ajuda e fóruns;

Responder perguntas no Yahoo Respostas;

Responder perguntas no Twitter;

 

E termino este artigo com uma reflexão que gosto muito:

A felicidade é como uma borboleta. Quanto mais você a persegue, mais ela se esquiva. Mas se você voltar sua atenção para outras coisas ela virá pousar calmamente nos seus ombros.  (Thoreau)

Até a semana que vem!

Viviane Pereira

Mãe, Curiosa, fuçadora de códigos do blogspot e viciada em Redes Sociais. Blogo no CoolBoX, Twitto no @vivianevivis...

Participe da conversa

6 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá, Viviane!

    Muito bacana seu artigo. Gostei muito da história introdutória,que eu não conhecia ainda.

    A história do Ricardo Fraga e de outros blogueiros convidados para o evento da Google é emblemática! Quem tem um metablog ou colabora com blogosfera de outras formas normalmente o faz de forma desprendida, sem aguardar nada em troca além do reconhecimento. Por isso, um prêmio como esse é mais do que merecido.

    Além das 3 formas que você sugeriu de colaboração, há outra bem simples, ao alcance de todos que têm um blog, e mesmo assim nem sempre utilizada: responder as dúvidas dos leitores deixadas em nossos artigos. É uma ação simples, mas que costuma ser muito bem recebida.

    Um abraço!

  2. Olá, Viviane!

    Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecê-la por ter me citado em seu texto.

    Acredito que não haja nada mais prazeroso do que colhermos os frutos que plantamos, principalmente quando a semente é plantada e regada sem que tenhamos a pretensão de que ela nos forneça frutos.

    É assim que vejo o trabalho de colaboração, independente de onde ele seja realizado.

    Abraços,

    Ricardo Fraga

  3. Viviane,
    parabéns pelo artigo, num blog como o QCB, onde sempre procuramos ajudar as pessoas que querem começar com seus blogs ou melhorá-los, nada melhor que lembrá-los que para começar é necessário que alguém os ajude. Sozinho sempre é mais complicado (pelo menos comigo foi assim!).
    Hoje vivemos a sociedade da colaboração, o que torna ainda mais relevante seu texto,
    parabéns.

    1. Obrigada Gustavo. É isso mesmo, a Web 2.0 é colaborativa, feita por todos nós e com trocas de experiências. A blogosfera está cheia de bons exemplos não é mesmo? Eu também, quando comecei a blogar, aprendi muito com blogueiros que disponibilizaram seus conhecimentos em blogs e fóruns.