Esse artigo é um guest post escrito pelo Duanne Rodrigues do Conversa de Empreendedor.

Não é surpresa para ninguém que o mercado de empreendedorismo digital cresce dia após dia. Com isso, novas oportunidades de negócios e investimentos surgem dia a dia, utilizando-se da internet como plataforma.

No esteio do boom desse mercado, os profissionais ligados a atividades de marketing digital estão cada vez com maior destaque, sendo responsáveis pela expansão e sucesso de vários tipos de negócio.

Em meio à tamanha concorrência, como conseguir se destacar nesse mercado tão novo e já cheio de possibilidades? Há uma palavra-chave que pode responder à questão: autoridade.

O valor da autoridade em marketing digital

Isso mesmo, quando várias pessoas desempenham funções semelhantes, a saída acaba sendo esta: destaca-se pela qualidade do trabalho e pelo valor e impacto que sua visão e ideias têm sobre o mercado.

Além disso, a autoridade é uma das – melhores – formas de angariar popularidade no meio digital.

Nesse momento você pode até estar se perguntando, mas quem é você para estar falando isso para mim? Se você ainda não me conhece meu nome é Duanne Rodrigues, sou empreendedor online há mais de 3 anos ambos meus infoprodutos ( Curso de Retrospectiva e Curso de Retrospectiva Cartoon ) já estiveram por várias vezes no Top do Hotmart e já foram destaques em algumas mídias impressas como por exemplo a Conceituada Revista Viva Mais da Editora Abril.

Hoje além dos infoprodutos estou a frente do Blog Conversa de Empreendedor onde tenho o prazer de compartilhar um pouco do meu conhecimento sobre Marketing Digital e Empreendedorismo Online com você.

Por que você precisa buscar autoridade em marketing digital?

Como acabamos de apontar, a busca pela autoridade é saudável e, mais ainda, é o que poderá atrair a atenção das audiências para seu trabalho, valorizando-o e, em última análise, permitindo que você comece a ganhar dinheiro de verdade na internet. Tudo isso, porque você se dedicou e se esforçou no processo de construção de uma imagem. E isso tem valor.

Portanto, muita atenção no conteúdo que você divulgar, nos grupos em que for comentar, nos bate-papos que for estabelecer, pois sempre haverá alguém observando suas atitudes, e sempre será oportunidade de construir sua imagem. Se você se descuidar, haverá grande possibilidade de desconfiarem da validade de sua autoridade.

Como ganhar autoridade no marketing digital

autoridade marketing digital

Você deve estar se perguntando como fazer para ganhar a tão sonhada autoridade, não é mesmo? Evidentemente a resposta para tal questionamento não é simples. Por isso, em primeiro lugar, devemos fazer uma dissociação conceitual importante: buscar autoridade não quer dizer buscar fama.

Embora, no fim das contas, as pessoas que detenham autoridade fiquem famosas, quem busca fama, muitas vezes, não tem qualquer tipo de autoridade sobre um assunto; é apenas alguém que “apareceu” e se destacou de uma multidão.

Dito isso, vamos pensar em algumas formas através das quais seja possível construir autoridade.

1- Originalidade

Para que alguém se torne autoridade sobre um tema no meio do marketing via internet, é imprescindível que não haja plágio de qualquer natureza, ou seja, seu ponto de vista precisa ser o mais original possível; algo que represente uma visão nova sobre um assunto. Desse modo, haverá uma diferença concreta entre o que você pensa e demonstra, e o que outras tantas autoridades revelaram antes de você.

2- Estudo

Evidentemente, para gerar algo original, é preciso conhecimento. Não adianta tentar ser original “do nada”, sem base teórica alguma. Então, leituras constantes, análises, reflexão são alguns dos pressupostos essenciais de quem deseja construir autoridade em marketing digital.

3- Conteúdo

Todos os textos, videoaulas, podcasts, infoprodutos e afins, ou seja, sua produção precisa ser realizada com o máximo de qualidade possível. Isso não é simples, pois reúne desde conhecimentos sobre língua portuguesa, passando por aprofundamento teórico, além de carisma e facilidade em veicular conhecimentos.

4- Interação

Não se consegue ter autoridade sem interação com as pessoas que estão no mesmo meio que você, então faça o exercício de interagir sempre com todos, pois, desse modo, o seu nome poderá virar uma marca e, assim, se transformará em autoridade.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

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7 Comentários

Comentários

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  1. Muito bom!

    Eu costumo dizer ainda que os vídeos são uma forma incrível para criar autoridade no mundo digital…
    Um canal no Youtube bem trabalhado tem um enorme potencial quando falamos de autoridade e credibilidade online.

    Forte Abraço

  2. Parabéns pelo artigo, todas as dicas são indispensáveis, mas acho que a originalidade e o conteúdo são as principais pois estão unidas e com um só objetivo, entregar soluções que de fato funcionam e da sua maneira de resolver os tais problemas.

  3. Optimas dicas, eu gostei mais da terceira e quarta.
    A terceira por que, o conteudo e a base para o sucesso do nosso negocio online e a quarta por que ira facilitar a expansao do seu negocio.