6 dicas para segurança e otimização do seu blog ou site em WordPress
Depois de quase 8 anos trabalhando com WordPress, sei muito bem a necessidade de se preocupar com a segurança e otimização do blog ou site construído com WordPress. E isso não quer dizer que o WordPress é um sistema inseguro. O problema é que ele é o mais utilizado no mundo, o que chama a atenção de pessoas mal intencionadas.
Por isso resolvi criar esse artigo com 6 dicas para segurança e otimização do seu blog ou site em WordPress. Como não sou especialista no assunto, pedi ao Ataliba Teixeira e ao Richard Giandomênico algumas dicas para passar no artigo.
6 dicas para segurança e otimização do seu blog ou site em WordPress
Como já disse, as dicas são do Richard e do Ataliba e vão te ajudar a proteger e otimizar seu blog em WordPress. Leia com atenção e qualquer dúvida, deixe um comentário.
Dicas de otimização
O Richard Giandomênico é um especialista em otimização de sites e blogs em wordpress e hospedagem web. E ele passou 3 dicas de otimização para usar em seu blog WordPress.
1- Quanto menos Widgets melhor
Realmente é legal ter vários Widgets na lateral do blog com diversas funções diferentes e também aqueles pop-ups bacanas, mas eles são os maiores vilões do seu blog quanto a velocidade. Experimente tirar alguns e testar no pagespeed, irá receber uma nota melhor.
2- Cuidado com as imagens
Sempre utilize Imagens com uma resolução baixa ou média para não pesar muito na hora de carregar seu site. É claro que existem plugins para reduzir o tamanho das imagens que você usa no seu blog, mas o ideal é que elas já sejam inseridas num tamanho menor possível.
3- Quanto menos plugins, melhor
Utilize o menor número de plugins possível, não fique enchendo seu site de efeitos especiais e outros recursos desnecessários com plugins que são vão deixar seu site lento. Eu, por exemplo, já tenho minha relação de plugins essenciais para um blog profissional. E necessário que você também tenha a sua e instale um plugin apenas quando não tiver jeito mesmo.
Dicas de Segurança
O Ataliba Teixeira é profissional de segurança da informação com grande experiência em segurança de servidores web. Ele contribuiu no artigo enviando 3 dicas sobre segurança para seu blog WordPress.
4- Plugins de fontes confiáveis
Sempre escolher plugins de fontes confiáveis e sempre, acompanhar o mesmo no site do WordPress. Observar se o desenvolvedor é ativo no fórum de bugs e se o plugin está sendo atualizado sempre.
Estas duas coisas e outras mais lhe dão uma certeza que o desenvolvedor mantém uma política de atualização baseada no que é reportado ao mesmo, e é assim que os bugs de segurança aparecem e são resolvidos.
5- Fuja dos temas piratas
Evitar usar temas “piratas” obtidos por canais que não são os oficiais do desenvolvedor a não ser que tenha conhecimento para fazer uma auditoria completa do tema.
Infelizmente boa parte dos sites ou pessoas que vendem estes temas em canais não oficiais inserem “códigos maliciosos” que podem causar problemas ao seu site.
6- Atualize seu blog
O básico de sempre, mantenha seu blog atualizado, com backups constantes e também senhas fortes. Isso é o básico, mas a grande maioria não o faz.
Dica extra
Para não dizer que apenas compilei as dicas do Richard e do Ataliba, vou também passar uma dica que vai lhe ajudar a otimizar e dar segurança a seu blog ou site no WordPress.
Semana passada lancei, junto com o Ataliba e o Richard, o curso Otimização e Segurança para sites e blogs no WordPress. Esse curso é completo e vai te mostrar o que precisa ser feito para otimizar e dar segurança a seu blog.
Confira a ementa do curso
Módulo I – Otimização
Unidade I – Plugins essenciais para um blog profissional
Unidade II – Servidor de Hospedagem
Unidade III – Introdução a otimização
Unidade IV – Trabalhando com Imagens
Unidade V – Plugins de Minificação
Unidade VI – Estudo de caso até os 100/100 no pagespeed
Módulo II – Segurança
Unidade I – Introdução
Unidade II – Configurações iniciais
Unidade III – Segurança do WordPress em um ambiente já instalado
Unidade IV – Configurações avançadas
Unidade V – Backup
Unidade VI – Descobrindo se seu site foi invadido
Quer conhecer o curso? Então basta clicar no link abaixo.
Qualquer dúvida, basta deixar um comentário que eu, o Ataliba ou o Richard respondemos o mais rápido possível.
9 Comentários