Já imaginou você poder disponibilizar aos seus leitores uma ferramenta para que eles acompanhem as atualizações do seu blog direto do navegador, seja ele Firefox, Chrome, Internet Explorer ou Safari? Pois há uma alternativa para criar um plugin assim.

O Extension Factory é uma ferramenta muito interessante e gratuita pra quem não tem recursos ou não entende de códigos javascript para criar um plugin próprio. Com ele, você disponibila as atualizações do seu blog ou site para o seu leitor, desde que ele utilize um dos navegadores suportados; Firefox, Chrome, Internet Explorer ou Safari.

Pra fazer o seu é muito simples. Acompanhe este pequeno tutorial:

  • Acesse a página do Extension Factory.
  • Preencha o campo indicado com o endereço do seu blog, e depois clique em Create your extension:

  • Feito isso, será gerado um código pra você colar num lugar de sua preferência em seu blog, independente da plataforma. É possível escolher o modelo do botão que será exibido e fazer um teste. Há também um modo exclusivo para usuários do WordPress. Abaixo, aparece o logotipo do Firefox porque utilizei esse navegador. Não se preocupe, pois o logotipo muda conforme o navegador utilizado pelo leitor.

Pronto. Depois de devidamente instalado, baixe e instale o plugin no seu navegador preferido. Eu usei como exemplos o meu blog, o Caixa do Junior, e o navegador Firefox. Veja como ficou:

Note que o indicador na barra de tarefas no navegador é apenas o favicon do blog, não ocupando muito espaço. Clicando nele, abre-se uma janela onde é mostrado um painel com os útlimos artigos escritos. O plugin também oferece a opção do leitor favoritar seus artigos preferidos.

Algumas ressalvas:  infelizmente, a ferramenta não dá suporte ao navegador Opera, mas como é uma aplicação beta, quem sabe futuramente eles incluem esse browser, já que também tem usuários fiéis. Eles também poderiam disponibilizar estatísticas pra gente saber quantos leitores fazem uso do plugin. Seria interessante. Mas na página do plugin, você poderá cadastrar seu e-mail para receber eventuais novidades sobre a ferramenta.

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

 

Junior Silva

Um blogueiro apaixonado por música, internet e tecnologia. Graduando em Tecnologia em Sistemas para Internet, é criador e editor do blog Caixa do Junior. Presente...

Deixe um comentário

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.