Esse artigo é um guest post escrito por Matheus Amaral. Você conhece mais sobre o trabalho dele no Novo Negócio.
Todos os dias encontramos perguntas de nicho, SEO, templates, Adsense e por aí vai! Tudo isso é importante para um blog de sucesso, mas não podemos esquecer do principal, O CONTEÚDO DE QUALIDADE!
Você já deve ter se perguntado, por que alguns blogs “perfeitos”, adaptados para SEO, com layout de qualidade, url’s amigáveis aos motores de buscas, muitos artigos publicados, blocos de anúncios estrategicamente distribuídos no blog não produzem o resultado de ganho esperado?
A resposta é simples, falta conteúdo de qualidade!
Aprenda aqui como fazer o conteúdo certo para o seu blog dar dinheiro de verdade, fidelizar seus leitores e proporcionar uma leitura dinâmica!
Desmistifique o entendimento de que um bom conteúdo de qualidade impede que sejam utilizadas as técnicas de SEO, pelo contrario, os dois precisam “andar” juntos para o sucesso.
Forme um título que prometa algo e resuma tudo!
O título é a parte mais importante de um texto. Ele será responsável por trazer ou não o leitor para seu blog. Com a grande enxurrada de conteúdo na blogosfera, os internautas apenas “passam os olhos” no título e, se realmente acharem que resolverá o problema, aí sim lerão o restante.
A dica é: Concentre a maior parte do seu tempo no título! Pergunte-se o que os usuários precisam encontrar e faça uso disso no título.
Sempre resolva o seu problema do título!
Linguagem Invertida é a Solução para a Leitura até o Fim
O maior problema dos textos atualmente é que iniciamos a leitura e já estamos “caindo fora”. Pessoal, INTERNET não é redação escolar em que se cria uma introdução, desenvolvimento 1 (com uma ideia) desenvolvimento 2 (outra ideia) e conclusão! Esqueça isso, não funciona! O texto para internet tem que ser dinâmico, objetivo e persuasivo!
Inverta a lógica! Ao invés de esperar que o leitor chegue até a conclusão, pense que para chegar até lá é preciso ler a 1ª frase, cada frase lida deve preparar a próxima!
Comece com o que existe de mais importante no inicio e assim sucessivamente, porque o leitor sempre irá esperar mais e, com certeza, sentirá o desejo interno de clicar no anúncio do Adsense ou de afiliados, que é o objetivo final! Não escreva “qualquer coisa”, conduza-o até os anúncios!
O Debate é o Que Fideliza um Leitor
Quer um leitor ou visitante fiel, que entrará todos os dias no seu blog para ver se tem novidade? Basta fazer com que ele participe dos seus posts, comente e interaja! Quando um leitor toma essas atitudes ele acaba por se identificar com o site, em outras palavras: “veste a camisa”. Claro, ele espera uma resposta, o que fará com que retorne outro dia para lê-la e, dependendo da resposta, retornará e retornará e retornará!
Sempre crie margem para debates em seus artigos, fale algo que possa ser “controverso”, não aja sempre como o dono da razão e sempre termine seus posts com pedidos de opiniões, perguntas e comentários.
Parágrafos Curtos e Escaneáveis
Se você procura com frequência sobre como escrever um texto de qualidade, já deve ter se debatido com a dica “escreva parágrafos curtos e que sejam escaneáveis”!
A notícia é que está certo. Os parágrafos curtos são menos enjoativos e retiram aquela primeira impressão de “Meu Deusss, é muito grande, não vou ler tudo isso aí”! Por isso, tente ser sempre o mais objetivo possível, mas claro, não quebre seus parágrafos desnecessariamente e que os tornem sem sentido.
Frases escaneáveis são aquelas organizadas, fáceis de compreender, que basta passar os olhos e já entendemos. Para tornar um texto escaneável, utilize subtítulos, palavras negritadas e sublinhadas, estatísticas, listas e claro, parágrafos curtos!
Tudo isso é Verdade – Descubra o Porquê!
O Google sempre deixou bem claro que para um artigo ou site estar bem posicionado é preciso ter conteúdo de qualidade! Isso é o balizador de TUDO. Também, é fato que um conteúdo de qualidade faz com que o leitor permaneça mais tempo no blog e retorne posteriormente, estatísticas que são tomadas como base para formar o Page Rank do Google.
Já chega? Tem mais!
Quando você oferece conteúdo de qualidade, os seus leitores passam a criar certa “confiança” em você, assim, com o passar do tempo, tudo que você fala se torna persuasivo. Nessa etapa persuasiva, se você falar: X empresa tem ótimas promoções (colocar o link da empresa filiada que você ganha dinheiro) as pessoas clicarão e talvez até comprem os produtos vendidos! Oba! Comissão…
Isso aí pessoal, espero que tenha sido esclarecedor o artigo e que auxilie na construção dos seus blogs de sucesso! Comentem e, por amor de DEUS, façam perguntas que eu adoro responder posts!
Olá. Agradeço os comentários.
Caríssimo Matheus Lopes Beck, concordo plenamente com você, é importante aplicar boas técnicas de SEO. Na verdade, na minha humilde opinião, SEO e Conteúdo de Qualidade devem obrigatoriamente “andar juntos” para que um blog tenha sucesso.
Abraço a todos! Att
Conteúdo é rei! O carma ainda vale. 🙂
Parabéns ao Matheus Amaral, excelente texto e redação.
Realmente quando leio textos enormes e o começo já não me agrada já vou embora sem perder meu tempo, desta forma que devemos pensar (como leitores), como você mesmo fala precisamos criar texto onde prenda a atenção do leitor desde o 1º parágrafo é fundamental para bons resultados.
Grande abraço!
Bom eu gosto muito desses artigos, são esclarecedores. Eu estou tendo um pouco de dificuldades de dar um up no meu blog, já que falo um pouco de tudo, mas sempre foco na moda. O meu nicho é muito competitivo, mas estou aos poucos tentando melhorar!
Parabéns pelo artigo.
Abraços.
Realmente você está certo, Matheus. O conteúdo de qualidade realmente é vital para um blog, mas não podemos esquecer do SEO, porque um conteúdo que não é visto, não é lembrado. Inclusive, escrevi um guia completo de SEO para iniciantes no meu blog.
Abraços!
Demorei quando eu comecei nessa área para entender o que era o conteúdo certo.
No começo misturava tudo que era assunto no mesmo nicho e isso era ruim não conseguia visitantes.
Após alguns anos e acompanhando alguns blogs fui entendendo o que era preciso e hoje o mais importante para o Google é o conteúdo.
Parabéns pelo artigo excelente.