Como criar um blog de nicho de sucesso?

O que é um blog de nicho

Quando falamos em blog de nicho, estamos falando de um blog que trata de um assunto muito específico, para um determinado público, que é chamado de nicho de mercado.

Segundo a Wikipédia,

Nichos de mercado são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. A estratégia de aproveitamento de nichos está justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou vantagem competitiva à empresa.

Então um blog de nicho é um blog que explora um público com necessidades específicas, e que são pouco explorados por outros blogs. Não quer dizer que o assunto tem que ser uma novidade, mas ele precisa ser pouco explorado por outros blogs e ter um público alvo (nicho de mercado) identificado e quantificado.

Vou deixar um exemplo prático. Um blog sobre carros explora uma das paixões do ser humano. Mas falar sobre carros é um assunto muito genérico, é como falar sobre futebol. Mas se você identifica um carro em especial e começa a falar somente sobre ele, ai você tem um blog de nicho. Claro que o exemplo é simples e rápido, mas já deu pra entender o conceito.

Criar um blog de nicho como um negócio

como criar um blog de nicho ganhar dinheiro

Se você pensa em criar um blog em formato de negócio, ou seja, criar um blog pra ganhar dinheiro (ter um blog como seu trabalho e profissão) a primeira coisa que você precisa aprender é que criar um blog como um negócio não é uma tarefa simples e nem tão pouco fácil.

Quando comecei com meus blogs em 2008, com o GF Soluções, não sabia que um blog podia ser um negócio, que podia ser uma profissão e sustentar minha família com ele. Por isso mesmo tive muitos obstáculos para conseguir fazer o blog ter sucesso. E o primeiro erro que cometi foi não planejar o blog.

Se você encara seu blog como um negócio desde o início, sabe muito bem que o primeiro passo em todo negócio é o planejamento. Se tivesse planejado o GF Soluções, certamente ele teria um nicho muito bem definido desde o início e esse fato teria me ajudado a ter sucesso com ele muito mais rápido.

Criar um blog de nicho sem planejamento? Nunca!

Não tente criar um blog de nicho sem planejamento. Chegará um ponto em que você terá que parar tudo e planejar para obter sucesso. Nesse momento você gastará muito mais tempo e trabalho pra que tudo fique bem planejado e o sucesso comece a acontecer.

Esse deve ser o primeiro passo, planejar. Durante o planejamento você irá descobrir o melhor nicho (dentro de seus conhecimentos) para criar um blog e ganhar dinheiro na internet.

Outros passos que você irá desenvolver durante o planejamento para criar um blog de nicho como negócio são:

  • Descobrir as principais palavras chave do nicho;
  • O volume de pesquisa de cada palavra chave;
  • A sazonalidade do nicho;
  • O nome para o blog;
  • O domínio do blog;
  • O template e a identidade visual;
  • Como será a abordagem nas redes sociais e quais utilizar;
  • Outros.

conteudo de qualidade blog de nicho

Talvez você esteja pensando que criar um blog de nicho como um negócio não é pra você, pois dá muito trabalho. Mas sem trabalho não há sucesso e tão pouco dinheiro. E um negócio que não dá dinheiro não deve nem começar (lembrando que estou tratando aqui de um blog como um negócio e não de um blog como hobby ou pessoal).

Criar um blog de nicho requer mesmo muito trabalho, estudo e conhecimento da blogosfera e do nicho no qual pretende atuar.

Como criar um blog de nicho de sucesso

Hoje crio blogs de nicho que chegam ao sucesso rapidamente e o segredo é… na verdade não tem segredo. Aprendi com meus erros e não os cometo mais. Aprendi a utilizar de maneira correta ferramentas como o Google Adwords e o Google Trends. Aprendi a terceirizar a produção de conteúdo em nichos que não tenho conhecimento suficiente pra produzir conteúdo de qualidade e ficar nas primeiras posições nos mecanismos de pesquisa. E, acima de tudo, aprendi como monetizar vários nichos de mercado, ganhando dinheiro e podendo me dedicar totalmente a criação e manutenção de meus blogs, direto de meu home office.

Por isso mesmo eu afirmo que posso lhe ajudar a criar um blog de nicho de sucesso e ganhar dinheiro na internet. Quer saber como?

Curso “Como criar um blog de nicho e ganhar dinheiro na internet”

Antes de continuar, assista o vídeo abaixo e conheça o curso completo e prático “Como criar um blog de nicho e ganhar dinheiro na internet”.

Ficou interessado? Então preste atenção, pois no curso ensino muito mais que planejar e criar um blog de nicho de sucesso. Esse é apenas o módulo I. No Módulo II você aprende como produzir conteúdo de qualidade e aumentar as visitas do blog e no Módulo III como ganhar dinheiro com seu blog de nicho utilizando vários programas de afiliados e outras técnicas que dão ótimos resultados.

Agora é com você, se estiver interessado acesse o link abaixo para obter maiores informações sobre o conteúdo de cada módulo.

E você, já sabe criar um blog de nicho de sucesso? Deixe seu comentário.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

12 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Com essas experientes explicações, passo a ter uma idea mais ou menos do que vem a ser e como planejar um blog de nicho, quero entrar com determinação nesse negócio, para ajudar as pessoas, e consequentemente ganhar dinheiro, más para tal preciso da ajuda do amigo a qual solicito na certesa que serei atendido obrigado. fico no aguardo. Abs.

  2. Olá Gustavo,
    Em primeiro lugar parabéns pelo blog por compartilhar seus conhecimentos.
    Em segundo lugar gostaria de saber se ficaria melhor um blog com nicho Ganhar dinheiro na internet ou um blog com uma parte somente ex:Ganhar dinheiro na internet com Programas de Afiliados?Como se fosse um sub nicho?Porque são várias formas de ganhar dinheiro na internet.

    Obrigado e sucesso sempre.

    1. Helio,
      esse nicho “ganhar dinheiro” é muito difícil de se conseguir estabelecer, mas se você tem experiência, ou seja, já ganha dinheiro na internet, invista em um subnicho como mostro acima, será mais proveitoso.
      Abraço.

  3. A sazonalidade de um blog é um fator crucial para podemos entender como e quando ele irá começar a dar lucros.Esse dado é muito importante para podermos dedicarmos a outros blogs que também são sazonais…

  4. O pior de um blog de nicho é o número de visita que pode ser limitado. Em relação a isto, depende muito do tema também. Um nicho específico e com bom número de procura é excelente. Juntar as duas coisas e gostar do tema, perfeito. Se tiver que fazer outro blog, será +/- assim. Um abraço.

  5. Olá Gustavo, o seu projeto é muito interessante e tenho certeza que os resultados são ótimos se colocados em prática.
    Eu utilizo já a algum tempo a plataforma Blogger e confeço que comecei a dar mais atenção ao Blog (domínio,palavras chave,etc) a mais ou menos uns 4 meses e os resultados vem surgindo aos poucos.
    Não posso deixar de informar que aprendo muito com as suas informações e que vou melhorando e progredindo cada vez mais, hoje escrevo em alguns Blogs graças aos seus ensinamentos.
    Abraço.

    1. Ricardo,
      fico feliz com seu comentário, mostra que continuo no caminho certo, ou seja, compartilhar informação e ajudar as pessoas a alcançar os mesmos resultados que estou alcançando.
      abraço.

  6. A verdade é que está cada vez mais difícil ganhar dinheiro com um blog mais genérico porque em geral, esse tipo de blog exige um tráfego muito grande para ganhar dinheiro de forma significativa, o problema é que conseguir um grande volume de tráfego se tornou uma tarefa bem complicada depois das últimas atualizações do Google em seu algorítimo, portanto os blogs de nicho, quando bem planejados, tem melhores chances de gerar renda online.

    1. Dermeval,
      está certíssimo, com as novas atualizações no algoritmo do Google ter milhares de visitas diárias é pra poucos. Num blog de nicho com 300 visitas ao dia, dependendo do nicho, já é possível ganhar algum dinheiro.
      Abraço.

  7. Olá Gustavo!

    Quando comecei não tinha noção de nada, comecei a blogar por hobby, não havia blogs como este ensinando a criar um blog como negocio, mas não desistir e persistir. Como sempre continuei sem planejamento e como acabou de dizer sem planejamento não tem como! Sucesso até que se pode conseguir mas, transformar este sucesso em sucesso financeiro é há uma grande distancia.

    Ontem fiz uma árdua tarefa em tentar analisar depois de criado um blog de nicho e quase desistir rs, mas estou tentando com seus conselhos.

    E para quem quer criar um blog de nicho, por favor, planeje antes e adquira o curso do Gustavo!

    Abraço.