Sempre há momentos quando você está fazendo um post ou promoção sensível ao tempo no seu site e que você deseja expirar assim que ele não for mais interessante. Muitas vezes os posts em uma categoria como notícias ou concursos perdem seu valor com o tempo e você não quer esta “sujeira” poluindo seu blog, ou ainda leitores lhe fazendo perguntas sobre promoções de meses atrás.

Bem neste artigo, vamos compartilhar dois plugins que permitem expirar conteúdos de posts completo ou parcialmente no WordPress.

Existem maneiras de personalizar o loop com códigos PHP e utilizar campos personalizados para que isso aconteça. Mas parece muito complicado. Assim usaremos um plugin chamado Post Expirator.

Primeira coisa que você precisa fazer é instalar e ativá-lo. Então, quando você abre seus posts, você verá um campo como este:

Post Expirator - WordPress Plugin

Você pode habilitar a expiração de post e selecione a data e hora.

Você provavelmente deve estar se perguntando o que acontece com o post depois que é expirado. Você tem duas opções, pode alterar o status de publicação para rascunho ou eliminá-los completamente. Esta opção pode ser selecionada na página de configurações adicionais que pode ser encontrados em configurações » Post Expirator

Post Expirator Settings - WordPress Plugin

Na página de opções, você também tem a opção de mostrar quando o post termina a seus usuários. Atualmente este plugin suporta apenas o tipo de conteúdo “posts” e “página”.

O método acima mostra como expirar o post inteiro, mas em alguns casos não é o que você quer. Você só deseja remover alguma parte do post após um determinado tempo. Neste caso, o plug-in chamado CF Expiring Content Shortcode é a melhor solução.

Baixe e instale o plug-in. Depois de ter feito isso, não há configurações adicionais. Simplesmente insira campos de linguagem entre seus textos e defina a data e hora que você gostaria que ele expirasse – uma vez que o tempo é em linguagem, não será exibido.

O formato da data pode ser analisado pela função PHP’s strtotime function. Alguns exemplos:

  • [expires on=”2010-10-01″]Texto para expirar em 1 de Outubro de 2010[/expires]
  • [expires on=”Jan 3, 2011″]Texto para expirar em 3 de Janeiro de 2011[/expires]
  • [expires on=”12/3/2012 23:16:00″]Texto para expirar em 2 de Dezembro de 2012 as 23h16min[/expires]
  • [expires on=”2015-01-01 + 15 days”]Texto para expirar em 16 de Janeiro de 2015[/expires]

O que achou dos plugins? Comente 🙂

Leonardo Rodrigues

Apaixonado por internet e curioso por SEO sempre está envolvido em algum projeto web. Você me encontra também no blog Negocio Seo e vê meus Projetos e Redes Sociais...

Deixe um comentário

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.