Esse artigo é um Guest Post escrito pelo Alejandro Salinas do blog Projeto Empreendedor. Alejandro é Peruano, mas mora no Brasil.

Como escrever artigos é um tema que preocupa a muitos blogueiros.

Desde que comecei com Projeto Empreendedor há 19 meses, já publiquei mais de 170 artigos só nesse blog. O que faz uma media de quase 9 artigos por mês, ou um artigo cada 3 dias.

E mesmo o português não sendo meu idioma nativo, consegui melhorar muito minha forma de escrever e de organizar meus textos nos meus artigos (isso posso comparar quando vejo meus primeiros artigos e os últimos).

Muita gente me escreve agora pedindo dicas para saber como escrever artigos ou para saber como melhorar a escrita de seus artigos. Por isso, hoje quero compartilhar algumas dicas que me ajudam a escrever artigos para meu blog principal e incluso para blogs de outros nichos.

Mas, antes, quero deixar esclarecido que eu não sou um grande escritor mas que estou num processo de aprendizado constante. Por isso, acho que o que vou te contar agora poderia ser de muita utilidade se, assim como eu, passou por dificuldades para saber e entender como escrever artigos.

1. Escreva todos os dias

Quando comecei a escrever meus primeiros artigos, eu terminava frustrado. Ficava em frente do computador, abria um documento de Word, escrevia umas frases, as revisava uma e outra vez e as apagava porque não estava convencido delas. Repetia esse mesmo processo uma vez atrás da outra e 2 ou 3 horas depois só tinha feito 2 parágrafos e ainda não eram bons.

Cansado dessa situação, decidi buscar ajuda e encontrei uma resposta clara:

“O problema é que quando começa a escrever pretende fazer uma obra mestra e isso é impossível. Você precisa se permitir escrever o maior lixo do mundo porque só assim é que logo poderá escrever grandes artigos”.

Foi ai que decidi escrever o máximo de textos possíveis em um mês, tentando conferir e apagar o menos possível. Não importava o tema (podia escrever sobre o que tinha feito ontem) ou a qualidade (ninguém ia ver o artigo, só eu), mas, tinham que ser 1000 palavras e tinha que faze-lo de preferencia todo dia.

Esse exercício resultou muito importante na minha formação como blogueiro. Olha alguns dos benefícios que isso me trouxe:

  • Incorporei no meu dia o hábito de escrever.
  • Aprendi a ser mais solto e a ignorar o sensor interno que pretendia que fizesse de meus artigos um best seller.
  • Gerei material de reserva para meu blog. Ainda que muitos dos textos que escrevi eram horríveis, outros terminavam virando posts.

Por fim, acabei que agora não consigo fazer posts de menos de 700 palavras (muitos falam que o minimo é 300, mas acho que não consegue passar a ideia completa com tão pouco).

Dica: Antes de começar seu blog (ou incluso se já começou), se proponha uma tarefa: escrever um mês sem parar. Quando complete, não só terá material para seu blog e ideias para próximos artigos, também será um melhor blogueiro.

Como escrever artigos fantásticos para seu blog

2. Elimine as distrações

Escrever num computador tem muitas vantagens: é rápido, os artigos podem ser editados com facilidade e as faltas ortográficas são corrigidas de forma automática. Mesmo assim, também tem um grande problema: A internet.

Escrever um artigo com o correio e o Facebook abertos é como fazer dieta com a geladeira cheia de sorvete, cerveja e salaminho.

O comportamento mais comum é entrar na internet quando seu artigo fica parado. Se não sai alguma frase, olha o correio, o Facebook e lê o jornal “buscando inspiração”. Tanto faz o fato de ter feito isso há 5 minutos, o que quer é “respirar” ou encontrar algo novo que resolva seu problema. Eu aceito que as vezes reviso o Email ou o Facebook 20 vezes em uma hora só!!! Sim! as vezes (muitas) sou um desastre na hora de criar conteúdos!

Mas, aprendi que a forma mais simples de evitar isso é não fazendo isso. Ou seja, o ideal é que quando tenha algum vazio, fique focado em seu documento de Word ou WordPress e enfrente o problema com valentia. Infelizmente, é mais fácil dizer que fazer. Por isso eu utilizo a seguinte ferramenta:

  • Freedom (PC y Mac). Um programa muito simples que permite bloquear o acesso a internet durante um período determinado previamente. Assim que ele comece a funcionar a unica forma de recuperar a conexão é reiniciando o computador.
  • WriteMonkey (PC).Um editor de texto rápido que tem um modo de tela completa onde não aparecem menus, nem botões, nem barras, só as palavras que está escrevendo. Perfeito para ter o foco naquilo que é o mais importante, o conteúdo.

Outra forma mais simples é desligar o modem e utilizar o modo de “escrita livre de distração” de WordPress.

Essa combinação é suficiente para que deixe de perder tempo e possa terminar meus conteúdos. Mesmo assim, quando nem isso funciona. Deixo o computador e gravo minha voz no celular com as ideias que quero escrever depois.

Dica: Evite todo tipo de distrações quando escreva. Tem dias que deito 9 horas da noite para acordar 4 da manha. Assim tenho maior e melhor foco e nada desvia minha atenção.

3. Publique frequentemente

Existem milhões de blogs na internet, porém, são poucos os que aguentam ficar ativos mais de 6 meses. Normalmente o autor começa com todas as forças, publicando varios artigos por semana, mas, depois de um tempo, surgem outras prioridades e vai deixando o fato de escrever até que desiste.

É por isso que desde o inicio eu tinha certeza que o principal fator para que Projeto Empreendedor tivesse sucesso era a perseverança.

Tinha que ser capaz de escrever conteúdo novo e de qualidade frequentemente, porque se alguém chegava até meu blog e olhava para data do último artigo e ele era de há 3 meses, provavelmente eu iria perder esse leitor.

Minha forma de conseguir isso foi o compromisso que fiz com meus leitores de publicar dois artigos por semana (pelo menos), aconteça o que aconteça.

Isso significa que se chegava o sábado e não tinha feito meus artigos, eu não dormia até terminar eles.

É logico que isso não garantia posts excelentes, mas dos 104 artigos que podia fazer em um ano, algum dele seria fantástico e ai eu aprenderia como escrever artigos melhores a cada dia.

O legal disso é que não só evitará que seu blog termine no cemitério dos blogs abandonados, também fara de você um melhor blogueiro porque:

  • Você estará obrigado a escrever frequentemente.
  • Faz com que sua mente, inconscientemente, esteja continuamente buscando ideias para o próximo artigo, especialmente quando a data limite está perto.
  • A reação de seus leitores em cada artigo te ensina o que funciona e que não funciona.

Dica: Seja comprometido com seu projeto e com seus leitores. Seja no blog ou na newsletter, incluso em suas redes sociais.

4. Leia Muito sobre o assunto de seu blog

Escrever, ao igual que cozinhar ou as matemáticas, é uma habilidade que qualquer um pode desenvolver com prática.

Quando alguém quer aprender a cozinhar, pede ajuda para aprender, compra um livro de cozinha ou faz algum curso. Mas, por alguma razão, não é muito óbvio perceber que para aprender a escrever faz falta ler.

É óbvio que, mesmo lendo muito, seus posts não vão se escrever sozinhos, por isso o mais importante segue sendo, escrever. Mas, se você lê assuntos relacionados a temática de seu blog, pode ter ideias frescas para escrever, logo, você vai escrever e assim crescerá como redator.

Dica: Leia um artigo de algum blog que você curta e tente escrever algo parecido mas com outras palavras. Da mesma forma que o ponto 1, tente chegar as 1000 palavras.

5. Aprende a escrever para Internet

Escrever para um blog e escrever um livro são temas totalmente diferentes.

Quando você lê uma novela, sua intenção é ler essa novela só. Quando lê online, normalmente está buscando algo mais curto e não importa pular de uma pagina para outra.

Internet, como já vimos, está cheio de distrações. Por isso, seguem algumas dicas para melhorar sua redação na internet e ficar com a atenção do leitor:

  • Utilize títulos que chamem atenção. O único objetivo do titulo de um artigo é conseguir que o leitor leia o primeiro paragrafo. Se seu titulo não é atrativo, tanto faz que seu texto seja o melhor do mundo. Pode dar uma conferida nas 10 dicas para escrever títulos matadores.
  • Divida seus artigos. Evite escrever posts “Tijolos” de um bloco só. São difíceis de ler. Faça seu texto respirar. Utilize pontos, listas, subtítulos, negritas, imagens, etc.
  • Utilize palavras curtas, frases curtas, parágrafos curtos. O que faz quando chega a um blog e encontra um artigo onde o primeiro paragrafo ocupa toda a tela? Eu vou embora!

Dica: Comece a escrever seus artigos utilizando um estilo mais adequado para internet. O artigo: 6 passos para escrever um artigo de sucesso pode te ajudar ainda mais.

Bom, o post já ficou com mais de 1450 palavras, assim que espero possa pegar a ideia! 🙂

Se tem mais técnicas para saber como escrever artigos fantásticos para seu blog, comente abaixo!

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

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4 Comentários

Comentários

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  1. Realmente é muito difícil manter a concentração, principalmente quando se quer escrever um artigo de muita qualidade. Infelizmente não existe outra caminho para um bom texto, concentração e dedicação.

  2. Olá, Gustavo
    Muito bom o texto, bem explicativo.
    Penso que se uma pessoa que não entende nada do assunto se disponibilizar a ler seu texto, e na medida em que forem surgindo as dúvidas, as respostas para essas dúvidas irão se transformar em conteúdo no qual as ideias poderão ficar mais definidas.

  3. Cometi muitos erros nos meus primeiros blogs e um deles era a escrita e posso dizer que isso prejudicou bastante.

    Quando eu entendi o era necessário fazer e dedicar dei uma alavancagem em todos os blogs.

    Aproveitar e desejar um excelente final de ano e um prospéro 2015.

  4. Legal, Alejandro, seu artigo.

    Tem tudo o que as pessoas precisam saber para escrever textos.

    Uma das dicas que acrescento nele é recomendar que a pessoa pare com suas autocríticas. Pois muitas vezes aquilo que ela acha ruim ou feia será visto por outra pessoa como belo, bonito, etc.

    Gostar de escrever é o primeiro passo para quem quer galgar degraus na produção de textos.

    Paz e Sucesso!