Uma das dúvidas mais comuns àqueles que estão iniciando no mundo dos blogs é sem dúvida como escolher os títulos para artigos de seu blog e essa é de fato uma dúvida bastante válida, uma vez que, o título pode ser fator primário na hora da indexação do conteúdo nos motores de busca.
O fato é que, para ter um blog com artigos previamente bem indexados no Google (e demais buscadores) não basta apenas escolher aleatoriamente um tema e passar a escrever sobre este, é importante antes de qualquer outra coisa, utilizar algumas ferramentas básicas de pesquisa a fim de mensurar a qualidade do tema para escolher as melhores palavras a utilizar quando da escolha dos títulos e temas para os artigos. Farei abaixo uma breve análise das principais ferramentas a levar em consideração durante esse processo.
– Google keyword tools – A ferramenta de busca de palavras-chave do google (Que também pode ser acessada pelo painel do Google Adwords) é uma das mais importantes ferramentas para mensurar a quantidade de buscas por determinada palavra-chave e é uma ferramenta simples de usar para essa finalidade, basta acessar o site do Google keyword tools digitar as palavras de verificação que aparecem no box, selecionar a região geográfica na qual deseja pesquisar, no caso Brasil, e na lateral esquerda onde diz “Tipos de correspondência” marque a opção “exata” desmarcando a opção “Ampla” . Feito isso basta digitar as palavras pretendidas e clicar em pesquisar, a busca retornará um relatório com a média de vezes que cada palavra é buscada no Google mensalmente e ainda exibirá uma lista de palavras similares e relacionadas ao assunto que também poderão ser usadas.
– Google Trends – Ao realizar a busca por uma palavra no Google Keyword tools, cada palavra apresentada no relatório apresentará em sua frente uma pequena setinha pra baixo, ao clicar nessa setinha escolha a opção “Percepções do Google para pesquisas” logo em seguida abrirá a página do Google Trends na qual será carregada maiores detalhes sobre a palavra buscada e apresentará também uma lista de termos relacionados a palavra em questão facilitando assim na escolha do título do novo artigo.
– Google – Sim, ele mesmo, por último e não menos importante o Google terá um papel fundamental na hora de definir o título de uma postagem, pois tendo em mãos os dados levantados nas duas ferramentas anteriores será hora de avaliar qual o nível de concorrência para os melhores termos no buscador do Google, ao digitar o termo no buscador do google ele mostrará qual a média de resultados já existem para aqueles termos, números abaixo de 500 Mil tende a ser excelentes apostas, entretanto vale ressaltar que nem sempre é possível encontrar palavras interessantes com essa média de modo que o melhor a se fazer é encontrar as menores possíveis.
E você, conhece outra forma de como escolher os títulos para os artigos do blog? Deixe seu comentário e interaja conosco!