Para quem está pensando em criar um blog, o primeiro passo deve ser definir o foco do blog e logo na sequência é necessário escolher um bom nome para, mas, o que seria exatamente um bom nome?

Pois bem, um bom nome é aquele capaz de ser memorável, curto (sempre que possível), e que mesmo com poucas letras ou mesmo palavras traduza a essência de seu projeto. Em um primeiro momento parece ser de fato uma missão complicada, mas com informações adequadas e um pouco de tempo para raciocinar é possível chegar a nomes interessantes para o projeto.

Antes de decidir pelo nome vale a pena levar em consideração alguns pontos, são eles:

O Nicho do blog – Vale a pena nesse momento você se fazer algumas perguntas e anotar suas respectivas respostas, como por exemplo:

Qual meu objetivo com o blog? (Lucrar? Expor opiniões? Divulgar um produto ou serviço?)

Sobre o que o blog irá tratar? (Qual o nicho? Qual será o limite de assuntos abordados)

Qual o alcance pretendido com o blog? (Vai ser direcionado somente ao público Brasileiro?)

Qual vai ser a extensão do domínio utilizada (.com, .com.br, .net, .org, .blog.br, net.br, .info)

Com base nessas informações, é hora de começar a rascunhar alguns nomes que possam vir a ser interessantes, anote esses nomes e faça uma espécie de lista, nessa fase procure conversar com pessoas próximas e que sabidamente possam ter interesse no assunto que será abordado em seu novo blog, e peça que elas deem opinião sobre o melhor nome, faça-lhes uma breve explicação sobre qual será o tema central, você irá se surpreender com a quantidade de pessoas dispostas e felizes em poder colaborar com seu projeto. Ao concluir a fase de busca de opiniões, você pode organizar sua lista e levando em conta o peso das opiniões apresentadas, definir o nome ou mesmo quais as prioridades para o nome isso tornará bem mais simples e fácil, a missão de escolher o nome, além do que, pode aumentar as chances de sucesso de seu novo blog.

E você, conhece alguma outra forma de escolher um bom nome para blogs? Deixe seu comentário e interaja conosco!

 

Eduardo Silva

Sul Mato Grossense de coração! Futuro Web Design e Design Gráfico. Tenho 21 anos e adoro tecnologia e internet!

Deixe um comentário

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.