Provavelmente já ouviu falar de rendas passivas e de toda esta gente que vive da internet, sem um trabalho com um horário diário ou a obrigatoriedade de estar presente em determinado local.

Quem são estas pessoas? E que trabalho é esse? Onde encontrar um negócio assim? E que curso é preciso tirar?

As questões sucedem-se e amontoam-se quando começamos a procurar saber mais sobre este tema. Para responder a todas estas e mais algumas perguntas, criámos este artigo onde poderá descobrir mais sobre como viver de renda passiva.

renda passiva

O QUE É RENDA PASSIVA?

Não existe propriamente uma definição consensual do que é isto de renda passiva. Então, como entender o que é e, mais importante ainda, como criar uma?

Podemos dizer que uma renda passiva é o dinheiro que é feito e ganho sem se gastar uma parcela de tempo significativa para tal. Ou seja, ao contrário da premissa básica do capitalismo, em que o tempo investido é convertido em rendimento monetário – a máxima “tempo é dinheiro” -, este sistema permite capitalizar o seu tempo sem estar directamente a trabalhar. Isto não quer dizer que não tenha que trabalhar. Significa é que irá criar um fluxo contínuo que continuará a capitalizar para mais tarde.

Por exemplo, se criar um negócio que possa funcionar sozinho ou que tenha possibilidade de contratar alguém para o gerir e executar, ficando com lucro no final, isso é uma renda passiva. Mas como o fazer?

RENDA PASSIVA HOJE vs RENDA PASSIVA ANTES

Hoje é dia é muito mais fácil criar uma renda passiva do que era até há bem pouco tempo atrás. Tudo isso graças ao advento e à democratização da internet em todo o mundo, que veio colocar novas ferramentas sobre a mesa, facilitando o processo e eliminando intermediários.

No passado, este processo era bem mais complicado. Para começar, era preciso um investimento muito grande, como comprar uma casa, por exemplo, e depois coloca-la no mercado de arrendamento. Mas agora, com um investimento inicial de cerca de 500 dólares e uma ligação à internet, é possível criar mil e umas formas de criar rendimento on-line, sem ajuda extra e sem conhecimento técnicos aprofundados.

Obviamente que não basta investir na internet. O marketing digital tem desenvolvido e explorado ferramentas para optimizar esta área. Tendo em conta o aumento considerável da oferta, é fundamental saber e conseguir sobressair dos demais, por entre a espuma da rebentação. Só assim é possível ter sucesso. Obviamente que é um trabalho duro, mas quem disse que a vida não é dura?

ISTO SIGNIFICA QUE NUNCA MAIS VOU TER QUE TRABALHAR?

Esta é a questão que toda a gente quer ver respondida, quando começa a interessar-se por esta questão de criar uma renda passiva. E a resposta é: sim e não.

Em teoria, a resposta é não. Ou seja, terá sempre que trabalhar, obviamente. Não existem almoços grátis, como se costuma dizer popularmente. Mas quem já o fez e vive com sucesso de uma renda passiva garante que é um processo bem mais vantajoso e saudável do que ter um trabalho das 9 às 6.

Para isso, é preciso ter uma boa ideia, criar um bom negócio, implementa-lo de forma adequada, identificar bem o público-alvo e gerir da melhor forma as ferramentas on-line, para que os ganhos sejam consistentes. Só assim poderá viver de forma confortável, pagando as contas mensais e aproveitando a sua vida, sem estresse em demasia e outras preocupações associadas.

DIFERENTES IDEIAS PARA CRIAR FONTES DE RENDIMENTO

CRIAR UM BLOG

Os blogues são novamente uma das grandes tendências da internet e uma importante fonte de rendimento para quem trabalha na world wide web.

Obviamente que um blogue nunca é exclusivamente uma ferramenta passiva de renda passiva, porque vai necessitar de ser actualizado com alguma regularidade. Mas tendo em conta que é uma ferramenta activa durante 24 horas ao dia, 7 dias por semana, mesmo quando não está a trabalhar directamente nele, faz com que esta seja uma opção bastante eficaz para quem procura uma opção nesta área.

CRIAR UM TUTORIAL ONLINE

 Os tutoriais online, ou seja, pequenos cursos disponibilizados na internet, são outra excelente opção para quem procura uma renda passiva. Cada vez há mais usuários a procurarem estes vídeos para aprenderem a fazer algo. É certo que dá algum trabalho construir um vídeo destes, já que necessita de ser apelativo e igualmente completo e eficaz, mas depois de terminado e carregado na rede, já só precisará de o actualizar algumas vezes ao ano.

Poderá começar por pedir um valor relativamente baixo pelo tutorial (entre os 15 ou 30 dólares, por exemplo), e depois ir aumentando gradualmente consoante a procura. Estes cursos podem ter vários formatos – vídeo, áudio, pdf… -, mas quanto mais interactivo, mais os usuários o irão procurar. Depois de criado, quantas mais plataformas utilizar – o Udemy, o Fiverr, o Hotmart… -, mais chances terá de aumentar o seu rendimento.

CRIAR UM SITE DE NICHO

Esta é talvez uma ideia mais controversa, mas igualmente eficaz. A criação de um website sobre um nicho de mercado permite-lhe captar receita a partir de adsense e anúncios colocados. Para isso, terá que identificar algo de que goste e de que entenda bastante (como, por exemplo, animais de estimação, apenas para mencionar um tema que é super popular em toda a internet), comprar um domínio e um servidor para hospedar a sua página e criar um site sobre o assunto.

Depois é apenas associar anúncios adsenses relacionados na sua página. Obviamente que vai necessitar de actualizar a página de forma regular e terá que ter conhecimentos mínimos de SEO, mas tudo isso poderá fazer de acordo com o seu próprio horário e sem sair de casa, com recurso à internet.

Se você quiser mais informações sobre como obter renda passiva, visite o blog: independencia-financeira.com

VANTAGENS DE CRIAR UMA RENDA PASSIVA

Agora que já entendemos o que são as rendas passivas e como podemos criar uma, é altura de falarmos sobre as suas vantagens. As principais são fáceis de entender e de enumerar. Por exemplo, as vantagens para a saúde física e psicológica, já que permitem gerir o seu próprio horário e local de trabalho. Mas existem muitas outras.

A maior é, sem dúvida, a garantia fixa de manter uma renda mensal, que lhe permite pagar todas as suas despesas. Além disso, ficará com tempo livre para realizar outras actividades, sejam para complementar essa renda, seja para o satisfazer a nível pessoal. Além disso, estará a diminuir as dores de cabeça e as lesões físicas que advêm de uma actividade convencional.

Finalmente, não necessitará de gastar o mesmo tempo para efectuar a mesma renda, ganhando mais tempo para si, para os seus e para os que verdadeiramente ama. Só assim poderá aproveitar verdadeiramente a vida e tudo o que esta tem de bom para oferecer e que, muitas vezes, tendemos a esquecer, por não termos tempo livre para disfrutar ou aprecisar.

VIVER COM UMA RENDA PASSIVA

Depois de estabelecida e consolidada uma renda passiva, a sua vida irá certamente mudar. Com o tempo livre que ganhará poderá finalmente investir os rendimentos extra ganhos para finalmente fazer aquela viagem com que sempre sonhou, conhecer o mundo ou dedicar-se aquele hobby que realmente ama. Além disso, com a democratização da internet e o avanço da tecnologia, poderá dedicar-se a essa fonte de rendimento em qualquer ponto do globo. Para isso, basta ter um computador ou outro dispositivo móvel e uma ligação à internet.

Estes são tempos incríveis para se estar vivo e só depende de si tirar todo o partido de todas as possibilidades que estas rendas permitem. Viver de renda passiva na internet é algo cada vez mais procurado por pessoas em todo o mundo, cansadas do estilo de vida esgotante que a era moderna, a globalização e o sistema capitalista tem implementado, que encontram aqui uma alternativa refrescante, mais saudável e mais em contacto com a natureza.

Milhares de nómadas digitais e outros empreendedores on-line não podem estar enganados. Junte-se a este grupo em crescimento e melhore a sua vida com uma renda passiva, ao mesmo tempo que faz um upgrade à sua saúda, tanto física como espiritual. Em pouco tempo verá a diferença, sem que a sua carteira diminua.

Deixe um comentário

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.