Como criar sua primeira lista de e-mail e conseguir muitos contatos no primeiro mês? Se você chegou a esse artigo, certamente está querendo melhorar ou criar sua primeira lista e assim ter um funil de vendas que realmente funcione. É isso que quero te ajudar a conseguir com esse artigo.

Quer ter um negócio online de sucesso e que gere uma renda mensal por muito tempo? Então você precisa ter uma lista de e-mail marketing (ou mais de uma) e comece a trabalhar com um funil de vendas eficaz. Com uma lista de e-mail marketing você consegue segmentar seu público e entregar a eles o que realmente vai fazer a diferença para eles e para seu negócio.

Webinar sobre funil de vendas [gravação]

Mas como fazer isso? Como criar uma lista de e-mail marketing que traga resultados para seu negócio online? Quais os passos que se deve seguir para criar uma lista de e-mail que realmente te ajude a viver exclusivamente de seus negócios online?

Antes de responder essas perguntas, preciso esclarecer que esse artigo não contem uma verdade absoluta. O que vou te mostrar aqui é o que tenho testado e tem gerado resultados para o “meu negócio”. De maneira alguma quero afirmar com esse artigo que somente essa maneira é a correta, mas é o que funciona para mim.

Como criar sua primeira lista de e-mail

Quando preciso começar uma nova lista de e-mail marketing utilizo um método que já apliquei algumas vezes com sucesso. Se você está criando sua primeira lista de e-mail ou não conseguiu ainda criar uma lista de e-mail com resultados, faça um teste com esse método que vou explicar a seguir.

Como criar sua primeira lista de e-mail

1- Evite o erro número 1 dos iniciantes em e-mail marketing

O primeiro passo é você evitar o erro número 1 dos iniciantes em e-mail marketing. Qual é esse erro? É contratar primeiro o serviço de e-mail marketing e depois pensar o que vai fazer com ele.

Já recebi muitos contatos assim. A pessoa entra em contato e diz que contratou um serviço de e-mail marketing e não sabe qual o próximo passo. É importante que você entenda que o serviço de e-mail marketing é apenas uma ferramenta. Quem vai operar essa ferramenta é você e se não souber o que fazer com ela, estará perdendo dinheiro e tempo.

Então cada etapa no seu tempo, primeiro você tem que aprender a trabalhar corretamente com e-mail marketing e funil de vendas e depois você vai para a contratação da ferramenta.

2- Qual o objetivo da lista

Então antes de definir qual serviço de e-mail marketing vai utilizar, o correto é você fazer um planejamento que começa por definir o objetivo da sua lista. Alguns objetivos são:

  • Promover infoprodutos, produtos ou serviços
  • Divulgar os artigos de um blog
  • Preparar o lançamento de um infoproduto

Claro que existem vários outros objetivos, mas eu geralmente trabalho com esses três e muitas vezes eles estão interligados. Depois que definir o objetivo da sua lista, você pode passar para o próximo passo.

3- Qual o nicho

O próximo passo é definir qual será o nicho em que vai atuar. O que sempre recomendo é que trabalhe com um nicho que você gosta e entende. Não adianta querer ganhar dinheiro num nicho que não tem conhecimento algum ou que não suporta. Eu sei, pois já tentei fazer isso e mesmo ganhando dinheiro, não consegui seguir em frente.

Eu crio uma lista em um nicho de três maneiras:

  • Tendo um blog naquele nicho
  • Tendo um blog genérico (sem nicho definido)
  • Se ter um blog

Então independente do nicho que você escolher, você pode conseguir seguir em frente, mesmo sem ter um blog nesse nicho.

4- Qual será a recompensa digital

Depois que defino o nicho em que vou atuar, começo a pensar na recompensa (isca) digital. O que vou usar para que as pessoas deixem seus e-mails e assinem minha lista. Uma lista sem pessoas não tem valor algum.

Algumas recompensas digitais que gosto de utilizar são:

  • E-book
  • Curso gratuito por e-mail
  • Curso gratuito em vídeo
  • Palestra
  • Webinar

5- Como divulgar a página de captura

Agora chegamos ao passo final desse planejamento. Como será divulgada sua página de captura? A página de captura (ou squeeze page) tem uma única finalidade, levar seu visitante a deixar o e-mail para receber a isca digital.

Então é importante que seu público alvo chegue a essa página. E isso pode acontecer de várias maneiras:

  • Tráfego pago (Facebook Ads, Google Adwords, Bing Ads, Artigo patrocinado e outros)
  • Tráfego de seu blog de mesmo nicho (Artigos, banners)
  • Tráfego orgânico (Google Search, Bing, Redes sociais)
  • Tráfego de blogs do mesmo nicho (Guest posts, Press release, Banners)

Com esse planejamento, você já tem condições de contratar o serviço de e-mail marketing e começar a trabalhar seu negócio online baseado em e-mail marketing. O serviço de e-mail marketing que utilizo e recomendo é o E-goi, pois possui um serviço gratuito para até 5001 contatos, o que é muito mais que o suficiente para você aprender a trabalhar com e-mail marketing antes de começar a trabalhar profissionalmente e pagar a ferramenta.

Quero o e-goi com 5001 contatos gratuitamente

Como conseguir muitos contatos no primeiro mês

Se você está começando agora e quer ter muitos contatos logo no primeiro mês, vou te sugerir uma estratégia que dá muitos resultados para mim.

Foque na sua recompensa digital, é atrás dela que seu público alvo está, ele não está interessado se a sua página de captura é bonita, ou é intuitiva… Isso é secundário. Ele está interessado na sua recompensa digital. Então dedique um bom tempo para definir qual será e tenha a certeza que ela é diferenciada. Não adianta pegar um e-book que todos estão usando e colocar numa página e ficar esperando algo mágico acontecer.

Depois que tiver “a recompensa digital”, é o momento de usar a minha estratégia. Eu trabalho a divulgação da minha página de captura da seguinte maneira.

  • Artigo no blog – Como geralmente crio listas em nichos que já tenho um blog, o primeiro passo é escrever um artigo divulgando minha recompensa digital. Eu não divulgo minha página de captura. Eu divulgo o benefício, o que minha recompensa digital vai proporcionar a quem baixar ou assistir.
  • Press release – Eu escrevo um press release e faço chegar até blogueiros do nicho que estou trabalhando.
  • Guest post – Eu procuro por blogs do nicho que aceitam guest post e escrevo para eles artigos dando destaque ao benefício de minha recompensa digital.
  • Redes sociais – Preparo um texto e trabalho a sua divulgação nas redes sociais. Novamente eu dou destaque ao benefício e não a minha página de captura.

Se você nunca usou essa estratégia, comece a usar. Ela é muito poderosa.

E agora, é só começar a ganhar dinheiro?

Claro que não, esse é apenas o primeiro passo. É uma visão geral do que faço para trabalhar profissionalmente com e-mail marketing e ganhar dinheiro com meu negócio online. Você precisa aprender a criar sua página de captura, a escrever chamadas persuasivas na sua página de captura, a criar uma sequência de e-mail para relacionamento com sua lista e a escrever e-mails que geram vendas e dinheiro para você.

E isso não se aprende lendo apenas um artigo ou assistindo um vídeo. Você precisa de muito mais. Pensando nisso fui atrás de um curso GRATUITO que pudesse te ajudar nesses passos e encontrei tudo que você precisa no curso gratuito da Graciela Barbieri. Nesse curso você vai aprender a:

  • Aula 1 – Como criar uma conta no e-goi e ativar o plano gratuito 5001
    Aula 2 – Criando listas e formulários de captura
    Aula 3 – Integrando a E-goi com a página de captura
    Aula 4 – Autobot e BroadCast (o que são e como usar cada um)
    Aula 5 – Como divulgar a página de captura
    Aula 6 – Como eu posso te ajudar a extrair ainda mais resultados para o seu email marketing

Para participar das aulas gratuitas é muito simples, basta clicar aqui e fazer sua inscrição agora mesmo e começar imediatamente a estudar.

A didática da Graciela é fantástica e ela é uma das maiores especialistas no Brasil sobre o serviço de e-mail marketing e-goi. O curso é gratuito, mas é excelente e, no final, você já estará apto a ir em frente com sua estratégia de e-mail marketing, usando os 5001 contatos gratuitos.

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Qualquer dúvida, basta deixar um comentário abaixo.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

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10 Comentários

Comentários

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  1. Eu fiz algumas listas e estou tentando trabalhar com elas, mas não consegui tantos resultados, não sei se estou fazendo alguma coisa errada, ou alguma configuração errada, mas vou continuar testando para ver, Gustavo eu sou um admirador e fãn do seu trabalho, meus parabéns meu querido por dividir o seu conhecimento com a gente.

    1. Camilo, sempre um prazer ter seus comentários por aqui.
      Para ter resultados com a lista, é necessário usar algo que poucos usam, que se chama funil de vendas. Crie seus funis e verá a diferença.

  2. Olá Gustavo.
    Tenho seu curso WordPress para blogueiros,mas, eu começando a jornada digital.
    Gostaria de saber, se há algum artigo, Como Colocar Um Artigo Como Isca Digital(Clicar na página de captura, para chegar no artigo)?.
    Obrigado.
    Adeildo Moises.

    1. Adeildo, essa não é uma boa estratégia. Sugiro que entre no Clube do Marketing Digital e lá dentro faça um curso de e-mail marketing para entender como fazer isso da maneira correta e usando uma recompensa digital que dá resultados.