No dia 24 de maio publiquei o post “como evitar a cópia de seus artigos sem permissão” onde ensinei a bloquear o botão direito do mouse, tornando assim difícil clicar em copiar e colar utilizando o mouse. A Alessandra nos comentários fez a seguinte pergunta:

Olá, Gustavo!
Obrigada pela dica. Já consegui ativar este mecanismo.
Gostaria de saber se tem como fazer o mesmo (desativar) o ctrl C/ ctrl V, já que este meio é o que as pessoas mais utilizam para fazer as cópias.
Obrigada

Imagem: OverMundo.com.br

Prometi a ela que iria atrás de uma solução, e juntando alguns códigos encontrados em fóruns pela internet pude chegar a uma solução eficiente. Vamos então ao passos.

  1. Abra a área administrativa de seu blog
  2. Vá em Design (Layout) – Editar html e clique em Expandir modelos de widgets
  3. Procure pela tag </head> e antes dela coloque o código abaixo
  4. Agora procure pela tag <body>, apague-a e coloque no lugar dela o código abaixo
  5. Antes de salvar o modelo clique em visualizar, se tudo estiver correto clique em salvar modelo e teste, tentando copiar utilizando Control C.

Não implementamos esse código no QCB, pois disponibilizamos muitos códigos que necessitam ser copiados, por isso iríamos atrapalhar nossos visitantes, mas veja o resultado em nosso blog de testes.

    Gustavo Freitas

    Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

    Participe da conversa

    9 Comentários

    Comentários

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    1. Querido Gustavo obrigada pela excelente dica.
      Vou fazer tentar fazer isso no meu blog, gostaria de saber se essa dica pode ser em blogs do wordpress também?
      Fui vítima de plágio na internet e quero desabilitar isso.
      Obrigada pelo post.

    2. Ola Gustavo, refiz novamente e n deu certo, meu amigo falou pra me expandir modelo tb n deu certo, passei pra meu amigo testar no template dele tb n deu… ai ai o q poderia ser meu erro? Grato

      obs: kkk um dos poucos sites que usa qse tudo azul, mto top essa cor. Parabens.

    3. @house,
      antes da tag de fechamendo head, pode ser na mesma linha ou na linha acima, mas precisa ficar antes do head.
      tem que apagar o body e substituir pelo que coloquei no post, se não permitir salvar experimente apagar todas as aspas simples e duplas do código e escreva-as novamente. As vezes a formatação causa esse tipo de erro,
      abraço.

    4. Ola, fiz tal procedimento no meu blogspot e n deu certo, vc diz anted do head, vou colar na mema linha ou linha acima do head? e de apagar body, apaguei e nem permitiu salvar, pois deu erro e aquela msg de sempre! o q poderia ser? Grato.

    5. Olá, tentei seguir suas intruções mas no meio do caminho surgiu uma dúvida: no template que estou usando (é do blogger mesmo, não é personalizado), não tem "body" sozinho, só tem "body com alguns comandos juntos na mesma linha", logo abaixo de "head". Posso apagar essa linha para substituir pelo comando? Como não entendo muito disso fiquei receosa de fazê-lo.
      E agradeço a dica do botão direito do mouse, deu certo.

    6. Como você disse, este código não é muito útil para blogueiros quem disponibilizam códigos ou tutoriais que precisam ser copiados, à menos é claro, que a pessoa ao invés de colocar o código diretamente no post, coloque um link para um arquivo de texto externo.

      Mas, obrigado por compartilhar!