Uma dúvida bastante comum entre aqueles que pretendem iniciar no universo dos blogs é sobre a melhor plataforma para utilizar no projeto, e pudera, não é uma dúvida tão fácil de ser resolvida ao menos para os iniciantes na blogosfera.

Blospot x WordPress

Eu arrisco dizer que essa dúvida pode ser esclarecida ao levar em consideração quais são as aspirações com o novo blog, nos últimos posts tenho procurado deixar clara a importância do objetivo para um novo projeto e sabendo exatamentequais são os objetivos fica muito mais simples definir qual plataforma usar, uma vez que conseguirá mensurar quais as ferramentas melhor se adequa a seu projeto de uma forma mais clara e ampla.

Vamos falar um pouco agora sobre as características gerais do blogger (Blogspot) e do WordPress, o objetivo é facilitar a tomada de decisão do novo blogueiro no que diz respeito à plataforma.

ACOMPANHE:

Blogger – Plataforma gratuita para criação de blogs, uma empresa do Google, logo, usa hospedagem em nuvem e utiliza uma das mais completas tecnologias do mercado o que somado torna a navegação muito mais rápida e por isso mesmo atrativa. Além disso, recentemente o blogger tem passado por inúmeras atualizações e melhorias, podendo hoje concorrer quase que em pé de igualdade com WordPress.org (Importante citar aqui que existe o WordPress.org que é uma plataforma premium que deve ser instalada no servidor do usuário e o WordPress.com que é a plataforma online grátis do WordPress, e  que na minha humilde opinião fica bem atrás da plataforma blogger) A desvantagem do blogger fica por conta de não ser possível ter total autonomia sobre o mesmo uma vez que não tem acesso ao código fonte do blog.

WordPress.org – Plataforma completa para blog e tem o benefício que o blogger não oferece que é o de ter autonomia sobre o código, podendo hospedá-lo onde desejar, ainda permite algumas funcionalidades e aplicativos que o blogger não pode oferecer por ser uma plataforma “engessada”. Por outro lado se o seu blog pretende alcançar patamares elevados com grande número de visitantes online em simultâneo (Mais de quinhentos visitantes simultâneos) será necessário uma excelente hospedagem dedicada a fim de não causar lentidão para carregar as paginas do blog e isso gerará um alto custo mensal.

De forma resumida essas são as diferenças fundamentais entre uma e outra plataforma, portanto, esperamos ter facilitado o processo de decisão da plataforma a utilizar.

Gostou do nosso artigo de hoje? fiquem à vontade para debater e/ou acrescentar seus conhecimentos nos comentários.

Eduardo Silva

Sul Mato Grossense de coração! Futuro Web Design e Design Gráfico. Tenho 21 anos e adoro tecnologia e internet!

Participe da conversa

2 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá Eduardo!

    Parabéns por sua publicação!

    E como já havia comentado lá no Facebook, eu já utilizei o Blogger, porém hoje não troco o WordPress por nada.

    Praticidade, flexibilidade e otimização perfeitos.

    Foco, Força e Fé!

    Abraços!

    1. Olá John!
      Obrigado pelo comentário!
      Rsrs, realmente WordPress é melhor hoje! Já utilizei blogger tbm, mas quem conhece o wordpress não volta mais atrás!

      Abraços