Blog: o melhor curso de redação
Quem ainda está na escola, ou já passou dessa fase, deve lembrar-se bem das aulas de redação. Onde alguns alunos achavam a matéria fácil, e a maioria da sala achava uma matéria difícil.
A redação é uma matéria difícil, pois é preciso coesão, coerência e ainda se preocupar com o português, sem contar que tem introdução, desenvolvimento e conclusão.
Quem tem blog e ainda está no ensino médio sabe que os textos não têm muita coisa a ver. No blog é algo mais leve, enquanto na redação é um texto mais formal, mais encorpado.
Mas a verdade é que o blog pode ser uma aula de redação, para quem vai fazer provas ou concursos, ou mesmo pra quem quer melhorar a escrita. Existem alguns aspectos no blog que fazem dele uma verdadeira aula.
A primeira é que o texto precisa ter sentido, de nada ainda escrever diversas palavras, se ao final do texto não se entendeu nada. Ou ainda entendeu, mas a verdadeira mensagem não foi passada.
Outro aspecto são os tais dos tempos da redação, a introdução, desenvolvimento e conclusão. É preciso também que no seu blog o texto tenha esse aspecto, e por mais louco que seja, começar do começo e finalizar pelo fim.
E a última coisa é a minha preferida. No blog não existe um professor para avaliar o seu texto, mas sim diversas pessoas, os leitores. Eles podem ser centenas, milhares ou até milhões. Mas a diferença de um leitor para um professor é o que leitor muitas vezes não é seu amigo e não vai relaxar o seu lado, e não é apenas um professor, são diversas pessoas, cada uma com seus gostos.
Sem contar que com o tempo o autor evolui. Por exemplo, quando olho o meu primeiro texto no meu blog, me pergunto como foi que pude escrever aquilo. O texto mal tinha vírgulas e acentos, e olha que só fazem 2 anos e 6 meses. E mesmo melhorando ainda temos muitas coisas a aprender.
7 Comentários