Quem ainda está na escola, ou já passou dessa fase, deve lembrar-se bem das aulas de redação. Onde alguns alunos achavam a matéria fácil, e a maioria da sala achava uma matéria difícil.

A redação é uma matéria difícil, pois é preciso coesão, coerência e ainda se preocupar com o português, sem contar que tem introdução, desenvolvimento e conclusão.

Quem tem blog e ainda está no ensino médio sabe que os textos não têm muita coisa a ver. No blog é algo mais leve, enquanto na redação é um texto mais formal, mais encorpado.

Era uma vez

Mas a verdade é que o blog pode ser uma aula de redação, para quem vai fazer provas ou concursos, ou mesmo pra quem quer melhorar a escrita. Existem alguns aspectos no blog que fazem dele uma verdadeira aula.

A primeira é que o texto precisa ter sentido, de nada ainda escrever diversas palavras, se ao final do texto não se entendeu nada. Ou ainda entendeu, mas a verdadeira mensagem não foi passada.

Outro aspecto são os tais dos tempos da redação, a introdução, desenvolvimento e conclusão. É preciso também que no seu blog o texto tenha esse aspecto, e por mais louco que seja, começar do começo e finalizar pelo fim.

E a última coisa é a minha preferida. No blog não existe um professor para avaliar o seu texto, mas sim diversas pessoas, os leitores. Eles podem ser centenas, milhares ou até milhões. Mas a diferença de um leitor para um professor é o que leitor muitas vezes não é seu amigo e não vai relaxar o seu lado, e não é apenas um professor, são diversas pessoas, cada uma com seus gostos.

Sem contar que com o tempo o autor evolui. Por exemplo, quando olho o meu primeiro texto no meu blog, me pergunto como foi que pude escrever aquilo. O texto mal tinha vírgulas e acentos, e olha que só fazem 2 anos e 6 meses. E mesmo melhorando ainda temos muitas coisas a aprender.

Luciano Junior

Estudante, nerd e apaixonado pelas mídias sociais. Começou na blogosfera só como passa tempo, hoje dedica boa parte do seu tempo ao seu blog O Minuto do Saber.

Participe da conversa

7 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. São poucas as regras de redação que usamos num texto de um blog, porque como você mesmo disse, o texto de um blog é mais informal. O que mais usamos é em relação à ortografia; introdução, desenvolvimento e conclusão (dependendo do tema da postagem); pontuação e acentuação. Mas existem muitas regras de redação e português (gramaticais) que devem ser empregados numa redação e que não usamos num blog, por isso não acho que ele seja o melhor curso de redação.

  2. Luciano,

    Gostaria de chamar a atenção para o trecho “No blog não existe um professor para avaliar o seu texto, mas sim diversas pessoas, os leitores. Eles podem ser centenas, milhares ou até milhões.”
    É verdade, Luciano, temos de multiplicar nossa atenção para não errarmos e tamanha é a nossa responsabilidade sobre o que escrevemos. Agora, uma sugestão que gostaria de deixar aqui, se me permite, é de nós, blogueiros quando observarmos algum erro de escrita e gramatical, alertarmos uns aos outros,não precisa ser nos comentários, poderíamos enviar uma “msg em off”, que acham?

  3. Olá Luciano, tudo bem?

    Muito legal seu artigo. Parabéns!!!

    Concordo com você, uma redação bem feita é fundamental nos blogs. Se não prestarmos atenção aos detalhes de uma boa escrita o blog irá passar uma sensação de baixa qualidade. Até um descaso. Afinal o objetivo é que o leitor volte ao blog mais vezes. Mas se tiver uma redação ruim sem coerência ou coesão, com certeza não terá visitas.

    É nessas horas que lembramos das aulinhas de português. Felizmente temos a internet para pesquisar e descobrir como fazer uma boa redação.

    Forte abraço,

    Sucesso Sempre.

    1. Robeilton Simões,

      Com certeza, um erro de português ou mesmo de coerência pode fazer o leitor não querer mais voltar a ler o nosso blog. E podemos usar a internet tanto para ver algumas dicas de redação como também corrigir o nosso post gramaticalmente falando.

  4. Gostei muito da sua reflexão sobre o tema. Realmente no ensino fundamental pode não ter nada a ver, mas no colégio que estudo isso já é cobrado, e quem tem um blog, tem vários professores para avaliar seu texto depois, e esses professores são os seus leitores.
    Abraços