As formas mais comuns de ganhar dinheiro com blogs são através dos programas de afiliados e venda de espaços publicitários para anunciantes. Sobre os programas de afiliados já dispomos aqui no QCB de vários artigos interessantes.

Minha proposta hoje é apresentar algumas estratégias que utilizei no Blog TINOtec Solutions (Clique no banner ao lado para participar da nossa promoção) para receber anunciantes. Pois quando recebemos um contato de alguém querendo anunciar em nosso blog, passamos a ter certeza que estamos no caminho certo. Não é mesmo?

Os exemplos são práticos e para ter sucesso com eles você não deve ficar apenas na leitura, deve agir!

USE UM TEMPLATE COM LAYOUT EXCLUSIVO

Quando alguma empresa deseja anunciar em um blog, a primeira impressão será o layout do template. Pensando nisso, contratei os serviços do Gustavo Freitas para dar outra cara ao blog. O sucesso do resultado foi imediato, não somente pelos elogios dos amigos e leitores, mas também pelo fato do interesse das empresas em contratar serviços de publicidade.

Outro fator menos importante aumentou consideravelmente, foi o pedido de parcerias infundadas. Profissionais contratados por empresas pedindo para escrever artigos com o intuito de ganhar links. Um fato que o Gustavo Freitas já abordou por aqui.

Caso você não trabalhe com desenvolvimento web, sugiro que contrate serviços especializados para a personalização do seu blog, pois a aparência dele influencia diretamente nos objetivos pretendidos. Como o Gustavo já não trabalha mais com a parte de desenvolvimento, somente com consultoria, recomendo dois dos nossos colegas autores aqui do QCB:

DIMINUA OS ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS

Menos muitas vezes pode ser mais. Um número excessivo de  espaços publicitários, principalmente, sem estarem ocupados pode deixar seu blog com uma poluição visual. Portanto, é importante identificar os lugares mais clicáveis, formatos e dimensões da publicidade.

Também pode-se reduzir o número de espaços publicitários com banners rotativos. Assim, é possível inserir mais de um anuncio no mesmo espaço.

FOQUE NO CONTEÚDO

Escrever um conteúdo de qualidade é imprescindível para conseguir leitores. Por sua vez, quanto mais leitores conseguir, mais poderá cobrar pelo anúncio. O conteúdo deve atingir um público alvo. Isso deve ficar claro para que seja identificado rapidamente pelo anunciante. Pois ele somente irá anunciar se o conteúdo publicado for compatível com seu objetivo.

Para melhorar nesse aspecto, otimizar as práticas na produção de conteúdo deve ser uma atividade contínua. Somente assim, poderemos atrair um público cada vez melhor.

CRIE UM MÍDIA KIT

Com um template exclusivo e personalizado, visual enxuto e um conteúdo de qualidade, os anunciantes precisarão ter acesso aos números do seu blog. Desenvolva um mídia kit com formatos e valores dos espaços publicitários. Será fundamental para poupar o seu tempo de todos.

CONCLUSÃO

Este artigo foi baseado na experiência que tive com o meu blog. São fatores que apesar de óbvios, não são seguidos em boa parte da blogosfera. Você já se imaginou anunciar num blog que tenha um visual de baixíssima qualidade, poluído com banners de programas de afiliados e conteúdo de má qualidade? Pois bem, faça uma reflexão e veja se você precisar desenvolver ou aprimorar seus conceitos nas estratégias citadas. Aproveite para expor nos comentários sua opinião a respeito do assunto.

Até a próxima!

Imagem: Escreva Lola Escreva.

Laurentino Mello

Instrutor de cursos profissionalizantes na área de Informática, Blogueiro Part-time e Cursa Gestão da Tecnologia da Informação. Adora compartilhar o seu conhecimento na Web. Você encontra ele também...

Participe da conversa

12 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Ótimas dicas e obrigado pela indicação dos serviços personalizados.

    Concordo com o citado acima nos comentários; “Para quem esta começando e não tem capital para investir não aconselho investir de começo em um template pago”.

    Blogs são ferramentas em que não precisar ter dinheiro para criar um, mas, para ganhar dinheiro é preciso investir. E no começo é pouco provavel que ganhará dinheiro com blogs.

    Seguindo boas dicas como estas do amigo Laurentino e outras espalhadas por ai na blogosfera, é capaz de começar a ganhar mais que o suficiente para manter um blog profissional.

    1. Guilherme, pois é. Os tópicos citados no artigo são completamente interligados. Somente através de um com template com layout enxuto e um conteúdo de qualidade conseguimos fidelizar leitores.

      Abraços!

  2. Para quem esta começando e não tem capital para investir não aconselho investir de começo em um template pago tem muitos free de excelente qualidade e traduzidos mas o restante das dicas são show de bola e aconselho.

    1. Sim, é uma opção. Mas assim que puder, o blogueiro deve investir obrigatoriamente num template exclusivo e de acordo com a identidade visual de sua marca.

      Obrigado, pelo comentário.

      Abraços!

  3. Olá, Laurentino!

    Gostei do artigo! São dicas simples e eficientes, diferente de algumas “dicas mágicas para ganhar dinheiro” que alguns insistem em divulgar.

    Também concordo com o complemento feito pelo Gustavo referente ao valor justo. Não é fácil determiná-lo, mas isso é chave para conseguir anunciantes.

    Um abraço e parabéns pelo texto!

    1. Adelson, o objetivo foi justamente passar algo prático. Que realmente funcionou.

      Nornalmente, os que cobram caro demais acabam passando pela frustração de não receber anunciantes mais que uma vez, simplesmente por não atingir os resultados esperados.

      Obrigado, pelo comentário.

      Abraços!

  4. Laurentino,
    excelente abordagem do assunto, principalmente por ser em cima de fatos reais, vividos e comprovados por você.
    Gostaria de acrescentar um tópico “Cobre um valor justo”. Muitas vezes o blogueiro faz tudo corretamente, mas na hora de colocar os valores, ele extrapola pedindo muito, ou em outras situações, cobra barato demais. Ele precisa encontrar o equilíbrio e cobrar o que é justo.
    Abraço.

    1. Gustavo, Realmente. Você está certíssimo!

      Nesse caso o blogueiro deve analisar o nicho onde está inserido, para evitar esse tipo de situação.

      Obrigado, pelo comentário.

      Abraços!