Gerenciar um blog é muito complicado. Por isso, estude!

Criar e gerenciar um blog pode parecer de início, uma coisa bastante simples e fácil. Mas, a partir do momento que você vai recebendo um bom número de visitas, os compartilhamentos nas redes sociais vão obtendo um resultado positivo e os feedbacks dos leitores vão lhe dando motivação para continuar mantendo a qualidade em seu blog, você começa a perceber que para manter o seu blog é bastante trabalhoso e complicado.

Para você continuar gerenciando o seu blog e mantendo uma qualidade impecável, é necessário não só dedicação, mas também força de vontade, tempo e muito estudo. Os estudos são importantes para qualquer coisa na vida e, mesmo se tratando de blogs, seja para blogueiros profissionais ou aqueles que blogam por hobby, estudar é importante para manter a qualidade em suas escritas e conteúdos, além de melhor do próprio blog, em diversos aspectos.

Para dar uma ajudinha sobre o que estudar para manter um blog de qualidade, sempre, separei uma lista de assuntos que são de suma importância para o desenvolvimento e gerenciamento de um blog bem sucedido. Leia abaixo e procure mais sobre esses assuntos. Se você conseguir tirar um tempo para estudar sobre cada um deles, terá resultados positivos no final.

Plataforma utilizada

Independente da plataforma que você utiliza para gerenciar seu blog, seja Blogger ou WordPress, entre outras, é necessário que você tenha um conhecimento sobre ela para que possa aproveitar o máxico o que a mesma possa oferecer. Às vezes nos mantemos somente naquilo que é básico e deixamos de conhecer coisas mais avançadas e que podem ser de grande importância para o seu blog.

Se você utiliza o WordPress, poderá conhecer o blog Escola WordPress, de Paulo Faustino, que possui o conteúdo voltado para a plataforma e quem utiliza a mesma.

Se você utiliza o Blogger, poderá conhecer o blog Dicas Blogger, de Juliana, que possui conteúdos voltados para utilitários do Blogger.

Nicho de atuação/assunto do blog

Este é um dos principais tópicos que você deve valorizar. Estudar mais sobre o nicho de atuação ou assunto que você trata em seu blog. É importante você se manter atualizado e sempre buscar aprender a fundo sobre o seu nicho/assunto que você trata em seu blog. Procure por sites, blogs, fóruns, revistas e outros meios para você procurar por novidades e ou temas a respeito do seu nicho.

Otimização de Sites (SEO)

Um tema que acho de suma importância e que eu venho tentando estudar mais é o SEO. Acredito que se todos os blogueiros estudassem mais sobre esse tema, os resultados seriam positivos e conseguiriam adquirir ainda mais visitantes. Você poderá encontrar vários artigos com dicas e informações sobre SEO e/ou se preferir, poderá fazer um curso nesse tema, seja presencial ou online.

Se você deseja aprender mais sobre SEO, recomendo a leitura do blog Mestre SEO, um dos (se não o melhor) melhores blogs sobre SEO, o qual oferece artigos, cursos, ferramentas, podcast e muitos mais.

Mídias sociais e publicidades

Pode parecer uma coisa sem noção, mas estudar melhor sobre como atuar nas redes sociais e como fazer divulgações dos seus artigos e blogs no mesmo é importante para você não errar e fazer SPAM, assim perdendo vários seguidores. Ler alguns artigos sobre mídias sociais e como se comportar nas mesmas, é uma oportunidade boa para você conhecer melhor cada uma delas e tirar o maior proveito possível para o seu blog.

Português e escrita

Este é um ponto importante. Estudar mais sobre a linguagem e a melhor forma  de escrita da mesma é importante na produção de conteúdos de qualidade. Erros graves de português  podem ser prejudiciais para o seu blog. Procure por blogs e textos que explicam melhor sobre a nova ortografia, redações, textos, etc.

HTML e CSS

Talvez não estejam ligadas diretamente com o gerenciamento de um blog, mas conhecer essas duas linguagens é de suma importância para futuras alterações e problemas no design do seu blog ou scripts. São duas linguagens simples e fácil de aprender, o que vai te levar a conhecer mais a fundo todas elas.

Formas diversas de monetizar um blog

Procure estudar sobre os melhores programas afiliados, formas de monetização diferentes, os melhores locais para colocar anúncios em seu blog, onde os mesmos sejam rentáveis. Procure por informações e dicas para criar artigos patrocinados de qualidade, formas de monetizar seu blog com outros recursos, entre outros.

Deixe seu comentário.

Você acha que são temas importantes e que devem ser valorizados em qualquer blog? Acha que tem outro tema importante e que deve ser estudado por todos os blogueiros? Deixe seu comentário e vamos discutir mais sobre.

Rate this post

Quer aprender a ganhar dinheiro com Google Adsense em blogs?

11 Comentários

  1. Felipe, seu artigo é bem completo para os mais novatos! Muito bom mesmo! No Escola Sites fazemos artigos como este também para alertar os mais novatos que ter um blog, não é tão fácil quanto possa parecer!

    Abraços

    • Escola Sites,

      Obrigado pelo seu comentário e acredito que seja útil para muitos blogueiros, não somente os iniciantes. São muitos àqueles que não levam a sério os seus blogs e sabem que tem um público grande, mas não é o que desejam levar por muito tempo, deixando de lado esse tipo de ‘investimento’.

      Abraços, Felipe Santos.

  2. Muito bom o post, particularmente, acho o WordPress mais profissional para um blog, mas acho bom começarmos pelo Blogger, e antes de começar, experimentar e conhecer tudo que tem em comum com o blog, seja sua plataforma até o seu nicho.

    • Anderson Santos, obrigado pelo seu comentário.

      Acredito que não existe essa de começar em uma plataforma, devido suas vantagens e desvantagens. Às vezes o projeto que desejamos criar exige algo mais complexo, outros não. Então, tudo vai de acordo com o seu projeto, suas ideias para o blog, entre outros.

      Que bom que você gostou do post.

      Abraços, Felipe Santos.

      • Também acho desta forma, mas é bom pelo Blogger, quando você ainda não tem um bom capital para investir e quando não tem boa experiência no caso.

  3. Olá Felipe, parabéns pelo ótimo artigo. É um fato que manter um blog sempre atualizado e com um nível de qualidade constante ou em crescimento é algo trabalhoso, ainda mais quando começamos a receber um número expressivo de visitas e com isso uma maior pressão por parte dos mesmos.

    Abraços, Arlindo Armando

    • Arlindo Armando, obrigado pelo seu comentário.

      Fico feliz por ter gostado do artigo. Realmente é complicado, mas prazeroso, pelo menos para mim, ter todo esse trabalho. Como citei em um comentário acima, fazer tudo isso para o nosso blog é maravilhoso e é uma atividade que eu amo. Portanto, faço por paixão, apesar de ser algo complicado.

      Abraços, Felipe Santos.

  4. É isso mesmo ,é preciso muita dedicação , paciência e estudar muito ,a gente nunca sabe tudo !
    No começo parece muito fácil(tem gente que pensa que é) ,mais conforme o seu blog vai crescendo
    vai crescendo mais as exigências as vezes com você mesmo ,independente de plataforma Blogger mais para Iniciante, WordPress mais profissional ,mais todos com o mesmo objetivo ! Então dedicação
    paciência porque vira tempos bons e ruins ,alguns comentários construtivos e estimulantes ,e outros
    que vem para te desanimar desmerecer o seu trabalho ,mais animo e muito estudo é importante !

    • Flavio, obrigado seu comentário.

      Concordo com o que você disse. Dedicação, força de vontade e paciência nos dará, num futuro próximo, resultados positivos.

      Abraços, Felipe Santos.

  5. Na maioria dos blogs que eu leio, 50% são sobre blogs e da plataforma que eu uso, pois este é meu nicho, e sempre gosto de aprender mais, e também, é desses blogs que vem uma inspiração de postagem. Normalmente, a divulgação do meu blog é por meio de redes sociais e alguns agregadores, nas redes sociais é tudo automático e moderado.

    Já até publiquei no meu blog sobre Português e escrita, é bom estar ciente disso. Algumas pessoas precisam de algum motivo para estudar alguma coisa, como HTML e CSS, eu comecei lendo o básico pois eu queria fazer um novo layout para meu blog, e eu digo: Li apenas 15 lições básicas(ou mais) desses dois tipos de códigos, juntei com o que eu já sabia, e consegui fazer o layout inteirinho do meu blog, sim, isso mesmo. E agora? Alguém precisa de mais testemunhas para provar o poder do estudo do HTML e CSS?

    Ótimo artigo, abraço!

    • Dymassc, obrigado pelo seu comentário.

      Que bom você gostou do artigo. HTML e CSS são essenciais e venho me dedicando para aprender mais sobre essas duas linguagens, que são bastantes simples. Além disso, estudo sobre SEO, assunto bom e de suma importância para qualquer blogueiro. Eu também acompanho muito blogs sobre a plataforma que eu utilizo e ajuda muito. Blog é algo que quero levar para o resto da minha vida, por isso não me importo em perder tempo ou dinheiro estudando e aprimorando meus conhecimentos e blogs, pois é algo que eu amo muito fazer.

      Abraços, Felipe Santos

Deixe uma resposta