Como criar um mídia kit (página de anúncio) para seu blog

Sabemos que nem todos os blogueiros estão apenas interessados em ganhar dinheiro com o seu blog, mas muitos desejam isso como segunda opção.

Mas para isso é preciso utilizar os programas de afiliados corretos, com os banners nos lugares corretos e com o anunciante que tem a ver com o seu conteúdo.

Porém é certo que para a maioria dos blogueiros os programas de afiliados não rendem muito dinheiro. E por isso muitos optam por ter anunciantes diretos em seu blog. E isso também é difícil, mas já ensinei uma forma de conseguir anunciantes diretos.

Porém depois disso é necessário criar um mídia kit. Que nada mais é que uma página ou PDF com detalhes do seu blog que devem interessar os seus anunciantes.

Marketing

E para isso trazemos algumas dicas para você mesmo fazer uma página ou PDF que possa interessar os anunciantes. Essas quatro dicas a seguir são essenciais.

1 – Fale do seu blog.

Comece falando um pouco do seu blog, como ele nasceu, quando nasceu e algumas curiosidades que possam mostrar aos anunciantes que ele fará uma boa escolha ao anunciar com você.

2 – Panorama sobre as redes sociais.

Existem diversos estudos sobre as redes sociais na internet. Leia alguns deles e coloque algumas informações no seu mídia kit, isso mostrará ao anunciante a importância de dar atenção as novas mídias como os blogs.

3 – Mostre as estatísticas do seu público.

Comece a mostrar o número de acessos que o seu blog tem. Isso caso ele tenha mais de 3.000 acessos por mês, caso tenha menos não monte um mídia kit, você terá apenas afastado anunciantes que nunca mais anunciarão no seu blog. Caso também tenha um bom número nas redes sociais, como muitos seguidores no Twitter, fãs no Facebook ou assinantes de Feed, mostre isso.

Mostre quem é o seu público, colete alguns dados do Google Analytics como as regiões onde o seu blog é mais visto. Também faça algumas enquetes para descobrir coisas como sexo, faixa etária, entre outras coisas.

4 – Deixe bem claro os locais de anúncio, os preços e a forma de pagamento.

Deixe bem claro onde o seu anunciante irá aparecer ao comprar aquele banner, tire um print da sua página e coloque algumas marcações onde ficará o banner do anunciante.

Deixe também bem claro o valor de cada anúncio. Pois certamente o seu anunciante não gostará de perder tempo tendo que enviar um e-mail, esperar você responder, para saber que não poderá anunciar no seu site porque o valor é alto. Ou mesmo nem enviará o e-mail achando que por causa dos seus números o valor do anúncio é alto, o que na verdade não é.

Dicas adicionais

Também temos outras dicas que você também pode colocar no seu mídia kit, são elas:

1 – Motive seus anunciantes a mandar brindes.

Coloque uma pequena parte mostrando que você aceita brindes e que a divulgação do anunciante será gratuita nesse caso.

2 – Mostre alguns dos seus links que saíram nos agregadores.

Se você é adepto dos agregadores aproveite para mostrar os seus melhores links nele. Isso demonstra que os seus artigos são interessantes e atraem o público.

3 – Faça ele não desistir.

Deixe uma mensagem dizendo que se ele não estiver satisfeito pode tentar negociar com você outras formas.

4 – Coloque um formulário de contato e facilite a vida dele.

No final do texto é super normal colocar seu e-mail para o cliente entrar em contato. Mas caso use uma página do seu blog como mídia kit, que tal colocar um formulário de contato e facilitar a vida do anunciante.

Essas foram algumas dicas para ajudar você a criar seu mídia kit. Mas lembre-se que de nada vale um bom mídia kit se o seu blog não condiz com o que é apresentado.

Cansado de procurar por nichos pra ganhar dinheiro?

Luciano Junior

Estudante, nerd e apaixonado pelas mídias sociais. Começou na blogosfera só como passa tempo, hoje dedica boa parte do seu tempo ao seu blog O Minuto do Saber.

Website: http://www.ominutodosaber.com/

2 Comentários

  1. Olá Luciano, sem dúvidas chega um determinado momento de nossa jornada em que temos que investir em publicidade paga, sendo assim temos que ter um midia kit descente, que ao menos instigue o anunciante a contratar. Parabéns pelo ótimo artigo.

    Abraços, Arlindo Armando

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