É possível que você não saiba o nome correto disso, mas existem muitas maneiras diferentes de se fazer uma citação na língua portuguesa. E ainda que o assunto seja o blog nosso de cada dia, é importante sabermos a importância das citações até para nos orientarmos em relação à maneira pela qual iremos tratar de certos assuntos.
Crédito: google {{licença liberada}}
Há quem faça uma citação para ilustrar um fato. Há quem o faça para pontuar fatos históricos. Enfim, há toda uma gama de motivos para que se façam citações {{“E você vai falar de todas elas, seu Caipira?!” Claro que não, criança}}. Falarei hoje apenas da que considero mais pertinente para nossos blogs. A citação para ganhar credibilidade.
Não importa se você tem um metablog {{blogs que falam de blogs}}, um blog de opinião ou um blog de humor. Uma citação aqui e acolá não fará mal nenhum, muito pelo contrário {{não confundir com “muito pêlo ao contrário”}}.
Argumentos: “provas” que demonstram o que se quer defender (ideia, tese ou posição).Argumentos por citação: fundamentam um encaminhamento analítico daquilo que se quer provar por meio de opiniões de outros autores, que conferem autoridade ao ponto de vista defendido no texto.{{Grifos são meus – não acredite em mim – Análise de Textos}}
Como disse o professor Bauru, uma citação pode responder exatamente à pergunta que fiz no título. E pode ser a diferença entre o leitor terminar o texto gostando do blog e um leitor que simplesmente fechará o blog porque nele não acredita. No caso dos blogs, uma citação significa linkar outro blog, coisa que não apenas traz respeito ao argumento usado, mas traz também a convicção do leitor de que você está atento no tema e, portanto, o conhece mais profundamente.
Seja no blogger ou no wordpress, seja iniciante ou não, uma citação é sempre bem-vinda. Diga não ao bloqueio de blogs!