Manual completo para a ferramenta Planejador de palavras chave do Google Adwords.
O Google já havia anunciado que a ferramenta de palavras chave do Google Adwords seria desativada em breve e esse dia chegou.
Agora é o momento de aprender a utilizar o Planejador de palavras chave (não tinha um nome mais feio não seu Google ), que é a ferramenta disponível agora no Google Adwords.
Esse manual é para quem utilizava a ferramenta de palavras chave para encontrar nichos de mercado para criação de novos blogs ou então para criar novos artigos em seus blogs.
Se você procura dicas de como utilizar o Planejador de palavras chave para criar anúncios no Google Adwords, sugiro que acesse esse link da ajuda do Google Adwords.
Qual a diferença entre a ferramenta de palavras chave e o planejador de palavras chave
Segundo o Google o planejador de palavras chave (vou começar a chamar de PPC) integrou a ferramenta de palavras chave (vou começar a chamar de FPC) e o estimador de tráfego para facilitar o planejamento das campanhas de pesquisa.
Na minha opinião não facilita em nada, na verdade a tendência é que nesse primeiro momento até aconteça uma queda grande nas campanhas do Google Adwords, pois a mudança foi drástica e, tirando as agências de publicidade (que vivem disso e precisam se adequar rapidamente), para as pessoas comuns e profissionais liberais as coisas ficaram bem complicadas e por isso pode acontecer, no início, de muitas pessoas deixarem de anunciar por desconhecimento da plataforma.
Sem dados do tipo de correspondência para o volume de pesquisa
Na FPC era mostrada as estatísticas da correspondência ampla, por padrão, com a possibilidade de obter dados de outros tipos de correspondência, como a correspondência exata e de expressão. Com o PPC é mostrado apenas as estatísticas do histórico da correspondência exata.
Outras alterações nas colunas de dados
No PPC você vai notar várias colunas de dados diferentes das que estava habituado a visualizar na FPC.
Segue as diferenças:
- Pesquisas locais mensais e Pesquisas globais mensais: Substituídas pela coluna “Média de pesquisas mensais” para simplificar os dados de volume de pesquisa que pode obter. O volume médio de pesquisa mensal é específico das suas definições de segmentação e pode optar entre obter dados de um país inteiro ou de cidades e regiões individuais num país. Tenha em atenção que continua a poder obter dados de pesquisas globais mensais através da segmentação de todas as localizações.
- Rede de Pesquisa da Google: Substituída pela opção de rede nas definições de segmentação. Para obter dados de toda a Rede de Pesquisa, selecione a opção de segmentação “Google e parceiros de pesquisa”.
- CPC Aproximado (pesquisa): substituímos esta coluna pela coluna “CPC Médio”. Obterá dados mais exatos na coluna de custo por clique médio do que na coluna de custo por clique aproximado.
- Tendências de pesquisa locais: esta coluna não é apresentada na interface do PPC. No entanto, continua a poder obter tendências de volume de pesquisa ao colocar o cursor do mouse sobre o ícone na coluna “Média de pesquisas mensais”. Pode também ver estas tendências segmentadas por mês quando transferir as suas estatísticas do histórico do Planeador de Palavras-Chave.
- Extraído da página Web: removemos esta coluna da interface do PPC. No entanto, continua a poder obter a página Web de origem da ideia de palavra-chave ao transferir as suas estatísticas do histórico do PPC. Tenha em atenção que só obterá estes dados quando pesquisar ideias de palavras-chave e de grupos de anúncios com base num URL, como uma página Web, no seu site ou blog.
As diferenças mostradas acima foram escritas se baseando no documento de ajuda do Google Adwords.
Para que serve o Planejador de palavras chave?
O que é o planejador de palavras chave (PPC)?
Segundo o Google,
O Planejador de Palavras Chave é como uma oficina para criar novas campanhas da Rede de Pesquisa ou expandir campanhas existentes. Pode pesquisar ideias de palavras chave e de grupos de anúncios, ver qual poderá ser o desempenho de uma determinada lista de palavras chave e até mesmo criar uma nova lista de palavras chave através da multiplicação de várias listas de palavras chave em conjunto. O Planejador de Palavras Chave é um ferramenta gratuita que lhe permite escolher lances e orçamentos competitivos para utilizar nas suas campanhas. (Ajuda do Google Adwords).
Mas não é só para isso.
Para nós, blogueiros, que utilizávamos a FPC para encontrar nichos rentáveis e também entender o que o mercado estava procurando para criar novos artigos, ela também será agora o nosso guia para encontrarmos novos nichos de mercado e criar conteúdos que tenham procura no Google.
Na minha humilde opinião, o Google pisou na bola e nós, blogueiros, vamos ter que nos esforçar ainda mais para entender o que nossa audiência quer. O processo ainda existe, só que ficou um pouco mais complicado a tarefa.
Manual completo para a ferramenta Planejador de palavras chave do Google Adwords
Para ajudar a descomplicar, um pouco, a nova ferramenta do Google Adwords, criei esse manual completo para a ferramenta Planejador de palavras chave do Google Adwords.
Como utilizar o PPC na pesquisa de palavras chave
Basta seguir os passos abaixo:
- Acesse http://adwords.google.com.br/
- Clique no menu pendente Ferramentas e Análise e selecione “Planejador de Palavras-Chave”.
- Clique em Pesquisar ideias de palavras-chave e de grupos de anúncios para expandir a secção de pesquisa.
- Na caixa apresentada coloque um dos termos abaixo, relacionados a seu nicho:
- Clique em Obter ideias.
- Reveja as suas palavras-chave no separador Ideias de grupos de anúncios (que verá por padrão) ou no separador Ideias de palavras-chave (Eu prefiro trabalhar com essa aba).
- Ao passar o mouse sobre essa imagem , aparecerá a estimativa da pesquisa para os últimos 12 meses.
Para nós blogueiros, acredito que essa parte já é suficiente para entendermos como localizar novos nichos de mercado rentáveis e também quais assuntos são mais procurados em nosso nicho.
Uma coisa é certa, a ferramenta ficou muito mais complexa e em testes que fiz antes da ferramenta de palavras chave ser desativada, a diferença no número de pesquisas era, em alguns casos específicos, de até 5 vezes menor no planejador de palavras chave.
Para contornar esse fator, em alguns casos, estou deixando a página de destino e a categoria de seu produto em branco, para não restringir as pesquisas a determinados nichos.
Para o termo “carros usados” utilizado no teste acima não houve qualquer alteração e nem para outras palavras que testei, então recomendo que não limite nem a uma url, nem tão pouco a uma categoria específica. Pode ser que num futuro próximo essa ferramenta mude os resultados, restringindo por categoria, mas no momento o que os testes mostraram é que ela não faz isso.
Conclusão
A mudança no Google Adwords certamente não trouxe benefícios para nós, blogueiros, já que a ferramenta planejador de palavras chave não é focada em encontrar as melhores palavras chave como era a ferramenta de palavras chave, mas sim focada em ajudar os anunciantes a encontrar conjuntos de palavras para anúncios e para montar um anúncio mais abrangente, mesmo que seja confusa nesse primeiro momento até mesmo para o anunciante.
E você, já testou o planejador de palavras chave? Se sim, o que achou? Deixe seu comentário e ajude a melhorar esse artigo e torna-lo um manual completo para a ferramenta Planejador de palavras chave do Google Adwords, claro que voltado para nós blogueiros e não para anunciantes.
Gustavo, tentei acessar hoje (01/09/2016), pela primeira vez, o planejador de palavras do Adwords e verifiquei que, para ter tal acesso, preciso me cadastrar no site deles, preciso ter um site (que ainda não tenho), preciso definir uma primeira campanha no Adwords (como? justamente pretendo utilizar o PPC para pesquisar nichos onde poderei, futuramente, ter um blog…), etc… É isto mesmo ou estou fazendo algo errado? No seu passo-a-passo para utilizar o adwords, depois de acessar o site você orienta a , porém aparentemente só conseguirei ter acesso ao sistema se tiver me cadastrado no mesmo, o que envolve um custo (pede para definir primeira campanha, pede cartão de crédito, etc). Estou errando em algo, ou a ferramenta adwords foi alterada desde que você criou o artigo sobre o tema, e a forma de acesso agora é diferente e não é mais gratuita?
Foi alterada algumas vezes já. Agora você precisa mesmo criar a campanha, mas pode criar com pagamento via boleto e não pagar.
É um belo artigo Gustavo, mas como você disse na conclusão, eu também acho que essa mudança não trouxe benefício algum para os blogueiros, mas já para os anunciantes a coisa ficou mas simples.
Muito bom artigo Gustavo!
É a primeira vez que vejo alguém analisando o planejador de palavras chave do Google desse ponto de vista.
Um abraço!
Márcio, obrigado pelo comentário.
Sucesso.
Muito obrigada! Nossa… você foi um das almas mais claras e generosas nesse meu novo mundo de blogueira. A maioria faz uma trabalho pobre e ainda se dá ao direito de atuar, unicamente, com a mentalidade de “Ganhe Fortunas na Internet” e logo depois de dizer que a informação é uma “ajuda”, já vem com o boleto para pagamento. Isso não é planejamento para se rentabilizar… é truque pra cima de quem está iniciando.
Sou Coach de Carreira e desenvolvi um projeto pessoal e despretensioso de criar SOZINHA um blog CUSTO ZERO para ser meu campo de ensaio para uma carreira online. Depois, dependendo da experiencia, vou fazer algo maior e mais profissional.
No blog estou botando o passo a passo da minha jornada. Vou colocar seu link como referencia de VERDADEIRA ajuda online. Ok? Não estou te rentabilizando… mas vou pagar com gratidão. Serve?
Muito obrigada pelo sua ajuda!
Virgínia,
fico muito feliz que tenha lhe ajudado nesse começo. Esse é o objetivo de artigos como esse.
Fico grato se me indicar como referência.
Abraço e sucesso em seu projeto.
Gustavo,gostei muito dessa dica do planejador de palavras chaves,acabei de testar e´mesmo muito util, obrigado.
Gostei Gustavo, Muito Bom suas dias ajudo muito !!!
Ótimo artigo Gustavo, estava mesmo precisando destas dicas.
Abraços
Gerson,
obrigado pelo comentário.
abraço.
Bacana o seu tutorial. Mas confesso que não gostei desta atualização do Google, por estás e por outras eu utilizo somente o básico e estou focando o trafego do meu blog no facebook e no youtube.
Grande abraço.
Olá Gustavo,
Você poderia indicar “ferramentas de palavras-chave” pagas (se possível parecida com a FPC?
Grato,
Jeverson
Jeverson,
não trabalho com ferramentas pagas, mas se procurar no Google vai encontrar várias.
abraço.
Olá Gustavo.
Entrei no AdWords e fui endereçado a filar-me ao serviço pré-pago antes de acessar as ferramentas e continuar suas instruções.
Fabio,
respondi no e-mail.
abraço.
Olá Gustavo, confesso que estava meio enrolado com as mudanças do Adwords, mas seu artigo me ajudou bastante.
Abraço!
Claudio,
o objetivo do artigo foi justamente esse, ajudar quem não estava se entendendo bem com a nova ferramenta.
abraço.
Muito bom o tutorial, realmente ficou um pouco complicado utilizar o novo planejador do Google, e este tutorial veio para resolver de vez o problema!
Abraço
Rafael Melo,
obrigado pelo comentário.
abraço.
Ótimo post! O google adwords muda tanto nessa finalidade de agregar funcionalidades que parece que nunca vou dominar 100%.
Pessoal precisando de Serviços em TI: http://www.informaticaprime.com.br
Ótimo post. Estava estudando sozinho e não tinha entendido, depois desta explicação ficou mais fácil entender. Obg
e agora como vamos encontrar um nicho de mercado sem a ferramenta keyword tool
Alberto,
acredito que essa pergunta já foi respondida no artigo.
abraço.
Quando em acostumo a usar a outra ferramenta ai vem esta nova, mas que bom que tem você para explicar como usar esta que está ai. Mas fazer o que né? A vida é assim mesma, um eterno aprendizado, logo estaremos acostumados a ela, no inicio teremos sim muitas dúvidas, mas depois tudo fluirá.
Abraço e valeu pelo artigo.
Marilúcia,
que bom que foi útil.
Agora é se acostumar a nova plataforma.
abraço.
As alterações de sistemas sempre afetam diretamente aqueles que utilizam o mesmo. Por outro lado, sempre haverá alguém ou algo pra oferecer suporte a respeito das novas adequações, o problema principal é a questão da readaptação no início!
Abraço!
Allan,
obrigado pelo comentário.
Se readaptar é uma palavra que nós, que trabalhamos com internet, temos que usar muito.
abraço.
Fala mestre Gustavo,
Se para os mais experientes a “coisa” piorou .. imagina para nós, marinheiros de primeira viagem! Quando já tinha aprendido a dominar a anterior, vem essa “bomba”, não é mesmo? Mas, a vida é assim, um eterno aprendizado, sempre testando nossa capacidade de adaptação. Ainda bem que temos profissionais do seu nível que sempre estão atentos as mudanças e nos dando um norte a ser seguido. Grato, sempre. Abração.
Osmir,
obrigado pelo comentário.
Realmente não está fácil para ninguém… mas não desistimos não é mesmo?
abraço e sucesso.
Cara na boa, achei um pé no saco essa ferramenta, o Keyword tool era muito melhor.
Tipo, no kwt você tinha o lance de pesquisar termos relacionados e ai podia ter várias idéias de posts, alterando entre “frase” e [exata], essa é só exata e ainda os resultados são meio bugados, você pesquisa “como pintar a casa” e ele retorna idéias de “como fazer pastel”…
Acredito que vamos ter que se acostumar a usar e também focar mais em ferramentas como o marketsamurai.com e keywordresearcher.org.
att, Alex Vargas.
Alex Vargas,
pois é, é isso que temos no momento e quando a vida nos dá limões devemos fazer uma limonada e tomar…rsrs…
Obrigado por apresentar aos leitores as ferramentas marketsamurai.com e keywordresearcher.org.
abraço.
Olá, Gustavo,
Obrigada por explicar, agora entendi e fiz uma pesquisa para experimentar. Obrigada,
Abraço
Maria Lúcia,
que bom que a explicação lhe ajudou a entender a ferramenta.
abraço.
Olá Gustavo,
Acordei muito cedo hj para estudar essa ferramenta e confesso apanhei bastante, a antiga era muito melhor pra nos. Na procura de mais informações encontrei seu artigo que por sinal excelente e tona bem mais fácil o entendimento da dita cuja! Mas como a anterior já não existe mais o jeito é nos viramos com essa mesma!
Abs.
Nunca tentei anunciar nada no Adwords, mas me parece que esta Ferramenta melhorada só ajude eles. Do nosso lado é tentar ir aos poucos aprendendo.. Deixo a batata quente os próximos comentários, rs, 😛
Rafael,
na verdade o artigo não fala sobre anúncios e sim como descobrir novos nichos para criação de blogs.
abraço e obrigado pelo comentário.
Olá, Gustavo! Apesar de já ter aprendido a usar a ferramenta sozinho, venho lhe parabenizar pelo conteúdo deste artigo.
Abraço!
Matheus,
obrigado pelo comentário.
Abraço.