Continuando a série de artigos que estou publicando sobre os três pilares do meu negócio online, hoje vou falar sobre e-mail marketing.

Se você não leu os primeiros artigo da série, sugiro que leia primeiro.

Eu cometi um erro que a grande maioria dos blogueiros comete ao desenvolver seu negócio online baseado em blogs. Olhar somente para o blog.

Eu levei muitos anos para acordar para o e-mail marketing, mas quando acordei, foi com força total. Como já tinha experiência em criar blogs de nicho não foi difícil chegar a conclusão que criar uma lista de e-mail marketing genérica não daria os resultados esperados.

Hoje eu tenho mais listas de e-mail marketing de nicho do que blogs e os resultados são sensacionais. Mas não pense que o e-mail marketing pode substituir um bom blog de nicho. Eles são complementares, na minha concepção.

O mais importante é ter um planejamento muito bem elaborado antes de começar a sua lista de e-mail. Alguns pontos são muito importantes.

Como criar uma estratégia de e-mail marketing

Recentemente fiz um vídeo onde explico em detalhes e na prática como criar uma estratégia de e-mail marketing e criar uma página de captura de e-mail sem saber nada de programação.

Outro erro fácil de ser cometido é contratar um serviço de e-mail marketing e depois pensar o que vai fazer com ele. O serviço de e-mail marketing como aWeber, Benchmark, e-Goi e outros é apenas uma ferramenta, assim como o wordpress para os blogs de nicho.

Para resolver esse problema desenvolvi uma estratégia simples e eficiente que, inclusive, ensino no curso “E-mail marketing para iniciantes”.

Curso Email Marketing para Iniciantes [BOX3D   CDS] - Baixa Resolução

Analisando os pontos importantes

O que eu penso ser importante e que precisa ser analisado para começar o planejamento de uma nova lista de e-mail marketing de nicho é o seguinte:

  • O objetivo da lista
  • O nicho da lista
  • A isca digital
  • A divulgação da página de captura

Qual o objetivo da lista

O primeiro ponto a ser definido na sua estratégia de e-mail marketing é “qual o objetivo da lista?”. Depois que definir esse ponto, tudo fica mais claro.

Você pode ter uma lista de e-mail para vários objetivos. Vou listar alguns:

  • Vender infoprodutos, produtos, serviços;
  • Divulgar os artigos de seu blog e depender menos do Google;
  • Preparar o lançamento de um infoproduto, produto ou serviço.

No curso de e-mail marketing para iniciante eu ensino a executar os 3 objetivos relacionados acima. Pode acontecer de uma lista ter mais de um objetivo, como por exemplo, enviar os artigos de um blog e também vender algum infoproduto relacionado.

Qual o nicho da lista

O segundo ponto a se pensar na hora de planejar uma estratégia de e-mail marketing é em qual nicho você vai atuar.

No curso eu ensino três técnicas que utilizo para criar uma lista e definir o nicho de atuação:

  • Criando uma lista para um blog de nicho
  • Criando uma lista para um blog genérico
  • Criando uma lista sem ter um blog

Qual a isca digital

O que é uma isca digital? Para responder essa pergunta acho melhor fazer uma analogia. Pense numa pescaria. Seu objetivo é pescar um peixe. Numa estratégia de e-mail marketing precisamos de e-mails para criar uma lista de e-mail.

Na pescaria usamos uma isca colocada no anzol para prender o peixe. Na estratégia de e-mail marketing usamos também uma isca. Uma isca digital.

É ela que vai chamar a atenção das pessoas e levá-las a colocar o e-mail na página de captura (simbolizado pelo anzol). A grande diferença é que ao ser fisgado o peixe “está morto” e no nosso caso, ao ser “fisgado”, vamos tratar essa pessoa com muito respeito e atenção, pois queremos que ela se torne um cliente, comprando e consumindo nosso conteúdo.

A isca digital pode ser um e-book, um curso por e-mail, um vídeo, um cadastro em webinar e muitos outros. No curso falo sobre todas as iscas que utilizo e sobre as que não utilizo mais.

Como fazer a divulgação da página de captura

Uma página de captura é uma página diferenciada das demais num blog ou site. A única finalidade dessa página é “capturar” o e-mail do seu visitante. Quanto mais eficiente essa página, mais e-mails você conseguirá para sua lista de e-mail.

Veja um exemplo de página de captura. Você vai aprender a fazer igual no curso, sem utilizar uma linha de código.

Existem n maneiras de se divulgar uma página de captura. Você pode usar:

  • Artigo no seu blog do mesmo nicho
  • Guest post
  • Press Release
  • Artigo patrocinado
  • Banners
  • Redes sociais
  • Envio para outras listas

Definindo a estratégia

Para que você entenda perfeitamente eu vou dar um exemplo abaixo de uma estratégia definida.

  • Qual o objetivo da lista? – Vender infoprodutos. Para isso vou utilizar infoprodutos do Hotmart.
  • Qual o nicho? – Vou criar uma lista sem ter um blog no nicho. O nicho de atuação será a área de saúde e bem estar (focado na temática emagrecimento).
  • Qual será a isca digital? – A isca digital será uma sequência de dicas por e-mail para ajudar as pessoas a emagrecer.
  • Como será divulgada sua página de captura? – Vou utilizar todas as maneiras que citei sobre o assunto.

Depois que tiver a estratégia definida você já pode contratar o serviço de e-mail marketing e construir sua página de captura. No link lá em cima “como criar uma estratégia de e-mail marketing” mostro como é simples fazer com o plugin WP Leads Plus Squeeze Page Creator que de complicado só tem o nome.

Agora é com você, comece a traçar sua estratégia de e-mail marketing, ou se preferir pode fazer sua matrícula no curso e-mail marketing para iniciantes.

Não esqueça de deixar seu comentário ou dúvida sobre o assunto.

Próximo artigo da série – Como ganhar dinheiro com infoprodutos

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

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7 Comentários

Comentários

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  1. Parabéns pelo artigo Gustavo, pra quem está começando agora esse artigo pode ser visto como um mini curso, gostei muito mesmo, vou aplicar esta estrategia.
    obrigado
    sucesso

  2. Parabéns pelo artigo Gustavo, pra quem está começando agora esse artigo pode ser visto como um mini curso, gostei muito mesmo, vou aplicar esta estrategia.
    obrigado
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