Você já entrou em um blog e sentiu aquele clima de distância entre o blogueiro e seus leitores? Cuidado para isso não acontecer com você: a profissionalidade é ótima, até certo ponto. Depois disso, muitos problemas podem surgir com sua comunicação com os seus visitantes: eles podem se sentir mal ao fazer perguntas ou aquele comentário não será tão prazeroso de se fazer. Ou seja: toda a comunidade que gira em torno do seu blog sair perdendo. O jeito de mudar isso é criar um laço envolvendo você e seus visitantes, e isso podemos fazer de várias formas. Sempre há um jeitinho mais legal para responder comentários ou compartilhar ideias dentro dos blogs, que pode fazer com que sua comunicação com os leitores melhore muito.
Como responder comentários
1. Não seja tããão formal ao fazer este trabalho
Utilize gírias, dê risadas, brinque com os seus comentaristas. O jeito mais fácil de um visitante manter contato com você é pelos comentários. Faça este trabalho ser prazeroso, e toda a sua comunicação ficará melhor.
Obviamente, isso não significa que você precisa escrever como alguns leitores (com erros de ortografia): isso não é ser informal, ou ser legal com os visitantes. Por mais que seus leitores errem nos textos dos comentários, mantenha os seus impecáveis e procure revisá-los antes de realmente submetê-los.
2. Responda TODOS os comentários
Já vi relatos de blogueiros dizendo que, depois que pararam de responder ou simplesmente agradecer pelos comentários, o número de comentadores diminuiu. E isso realmente é algo que um blogueiro novo teme muito: poucos comentários.
Também já tive problemas parecidos. Ao parar de responder comentários (mesmo que seja para agradecer as visitas) me senti mal, como se não estivesse me importando com os meus leitores. Isso acaba criando um afastamento das conversações, mesmo que isto seja apenas mental.
Como responder os seus emails
1. Rapidez
No início da minha blogagem eu demorava vários dias para ver minha caixa de entrada do email principal do blog. Creio que, com isso, acabei frustrando alguns leitores que estavam buscando respostas para problemas específicos. Mas isso mudou e, agora, respondo meus contatos em no máximo 24 horas. Se você ainda não faz isso, é bom que comece a fazer agora.
Enviar email e não receber uma resposta rápida é horrível. Eu não tiro mais minhas dúvidas com blogueiros que levam muito tempo para responder (ou nem respondem, como é o caso da administração do Diga Cultura, para qual já enviei aproximadamente 4 emails em busca de respostas para meus problemas com a rede e não obtive nenhum retorno).
2. Mostre atenção
Eu levo o trabalho de responder emails um pouco mais a sério do que responder simples comentários. Um email é, geralmente, mais demorado ou mais trabalhoso. Por isso, se um leitor quis estabelecer contato com você por este método, responda-o ao mesmo nível, e com qualidade.
Não queira fazer um rápido trabalho: coloque links para artigos seus que sejam relevantes à pergunta e, principalmente:
3. Ajude com outras palavras
Se você usar a mesma forma de explicação que usa em seus artigos, de nada adiantará o email que você está mandando: se o leitor que enviou a dúvida leu seus textos e ainda não entendeu (e é por isso que, obviamente, está com dúvidas). Você precisa enviar complementos, que podem ser novos textos ou artigos já publicados e que, talvez, o internauta ainda não tenha lido.
Peça opiniões
Criei um post pedindo opiniões aos leitores do blog. Você pode ganhar muitos elogios e algumas boas críticas, que com certeza serão levadas em consideração. Vale a pena fazer o mesmo em seu blog para ouvir um pouco mais os leitores. Às vezes eles não têm chances de publicar uma crítica interessante (ou não querem fazer isso em qualquer post, para não fugir do assunto) e um artigo como este vem para sanar este problema e mantê-los (os leitores) em maior contato com você.
Retribua boas atuações
Você pode criar um artigo citando os melhores comentaristas todo dia primeiro de cada mês. Como ainda não tenho capacidades de investir em prêmios para estas pessoas, faço simples citações e forneço links para os respectivos blogs. Acho que é a melhor forma disponível para mim de retribuir meus bons comentaristas.
Com isso, eu também ganhei algo: mais comentários. O número de comentaristas só está crescendo , e fico muito feliz ao constatar isso. Um artigo dedicado às melhores opiniões sempre é muito bom: quem ganha um link aqui já se sente, pelo menos, agradecido, creio eu. Se você puder dar um prêmio ao melhor comentarista ou ao leitor que dá as melhores opiniões, melhor ainda.
Premie os melhores à medida que você puder e, com isso, seus leitores ficarão agradecidos e tentarão concorrer ao prêmio também, mesmo que seja uma simples citação.
Mostre sua vida
A melhor forma de manter um contato legal com seus leitores é mostrando à eles quem você realmente é, por meio de boas descrições na página “Sobre” em seu blog, ou com f otos suas em Redes Sociais, por exemplo.
Se vocês querem conhecer um pouco mais de mim, basta acessar meu perfil nas redes sociais, que contém as mais ricas informações sobre minha vida: você pode fuçar em minhas fotos e conhecer minhas amizades, ou ver o que converso com meus amigos fuçando em minha timeline.
Assim, creio que as amizades (quando surgem) são mais intensas, saindo um pouco da profissionalidade, mesmo sem perder a essência de um bom trabalho blogueiro!
Mensagens em tempo real
Fique aberto para receber contatos em seu Skype, bons ou ruins (se forem ruins e chatos, é só bloquear depois…).
Acho que, além de poder conversar mais abertamente, é uma forma rápida de solucionar possíveis dúvidas de meus leitores e também bater um papo mais informal, até mesmo longe da blogagem. Mensagens instantâneas realmente podem aproximar muito você de seus leitores.
E é isso aí pessoal, viva a comunicação blogueira!
Créditos da foto: Touched, de Danny Williams, no Flickr.
Artigo publicado originalmente em 24 de julho de 2009 no finado blog analise blogueira.Sobre o autor:
Alan Niemies é estudante de Medicina e trabalha como blogueiro e desenvolvedor de sites desde os 14 anos. Atualmente dá um foco especial para o mercado da saúde e está lançando com colegas uma startup de Medicina, o MedSimples, com informações sobre Medicina e Saúde para toda a população e um espaço onde qualquer estudante ou profissional da saúde pode publicar um artigo e divulgar o seu nome ou marca.
ótimas dicas,criar um blog é fácil,dificil é conseguir audiencia e manter!