Google Zeitgeist, você sabe o que é?
O Google Zeitgeist é um projeto do Google (já está na 12ª edição) que, próximo ao final do ano, revela os assuntos mais procurados no ano. O Google Zeitgeist 2012 já está no ar e é considerado pelo próprio Google como o mais completo de todos que já foram liberados.
Como 2012 está chegando ao fim, é hora de apresentar nosso 12º Zeitgeist anual – um olhar aprofundado no “espírito dos tempos” através das bilhões de buscas feitas no Google no último ano.
o nosso site do Zeitgeist 2012, você pode explorar os termos mais populares e quentes buscados ao redor do mundo. O site deste ano é o mais completo até agora, com um total de 838 listas vindas de 55 países. Nós também adicionamos novos temas e funcionalidades, incluindo um mapa interativo que mostra onde e quando os termos mais quentes apareceram ao redor do mundo, além de um aplicativo dedicado aos aparelhos móveis Android (uma versão para iOS chegará em breve). (Blog Google Brasil).
Como o Google Zeitgeist pode me ajudar em 2013?
Todos nós, blogueiros, queremos saber o que as pessoas estão procurando em nosso nicho não é mesmo? Até já escrevi relatando que “APENAS conteúdo de qualidade não é o suficiente”.
Utilizamos pra isso já algumas ferramentas muito conhecidas como o Google Suggest, o Google Trends, O Google Adwords (ferramentas de palavras-chave) e muitas outras maneiras de entendermos a nossa audiência.
O Google Zeitgeist 2012 lhe ajudará a entender o que foi mais pesquisado durante o ano de 2012 e se você conhece muito bem seu nicho poderá se planejar melhor para o ano de 2013, tendo uma leve ideia de como seu público se comportou em 2012.
Como utilizar o Google Zeitgeist
Vamos então aos passos:
- Acesse http://www.google.com/zeitgeist/2012/#the-world
- Ao acessar você terá uma noção geral das consultas feitas pelo mundo
- Clique em Selecionar um país, vou escolher o Brasil
- Como pode ver na imagem abaixo já tenho uma noção de várias pesquisas, basta escolher a que quer se aprofundar
Você ainda pode utilizar o menu lateral pra filtrar por categorias como esporte, programas de TV, Eventos e muito mais.
Quer fazer download das listas e trabalhar em cima dos dados com calma? No menu lateral vá até o final e terá “Fazer download das listas” clique sobre ele e abrirá um arquivo em pdf.
Conclusão
O Google Zeitgeist é mais uma ferramenta que o Google nos fornece gratuitamente para entendermos as buscas e investir em conteúdos que venham de encontro ao que realmente é interessante para nosso público, em nosso nicho. Cabe a nós agora analisar os dados fornecidos e produzir conteúdo de qualidade para que as visitas possam ser conquistadas.
E você, já conhecia o Google Zeitgeist? Vai analisar os dados referentes a seu nicho de atuação? Deixe seu comentário.
Caro Gustavo,
Desconhecia este bônus do Google e digo que fiquei super feliz por compartilhar conosco tal informação.
O que vou fazer agorinha mesmo é vasculhar tudo o que posso lá dentro e projetar melhores artigos em 2013 no intuito de levar meu blog para o próximo nível.
Grato mais uma vez por mais um excelente artigo.
Paz, Saúde e Sucesso.
Até breve.
Que legal Gustavo,
Como é bom assinar os feeds por email.
Tenho estudado bastante como melhorar as visitas dos meus blogs e esta dica será muito útil.
Não conhecia o Google Zeitgeist.
Obrigada,
Grande abraço e tenha um ótimo fim de semana.
Aurea,
que bom que o artigo foi útil e que bom saber que acompanha o QCB pelos feeds.
abraço e um ótimo fim de semana pra você também.
Sempre fiz uso e posso dizer que ajuda bastantes.
Obrigado pelo comentário.
abraço.