Quando estamos criando um novo blog ou mesmo mudando de servidor, é necessário esperar a propagação do DNS. Mas o que é esse tal de DNS, para que serve e como posso aumentar a velocidade?
O que é, e para que serve?
Os sites têm um endereço amigável, chamado de URL e um endereço IP. As pessoas usam URLs para localizar sites, mas os computadores usam endereços IP para localizar sites. O DNS converte URLs em endereços IP (e vice-versa). Por exemplo, se você digitar https://querocriarumblog.com.br/ na barra de endereços no navegador da Web, o computador envia uma solicitação para um servidor DNS. O servidor DNS converte a URL em um endereço IP para que o computador possa localizar o servidor Web do QCB. (Fonte: Microsoft)
Como aumentar a velocidade?
A verdade é que não existe alguma forma realmente de acelerar a propagação DNS, mas existem truques que podem ajudar. De 30 min à 48 horas é tempo para ocorrer a propagação nacional, e de 30 min à 72 horas é o tempo para ocorrer a propagação internacional.
Mas ainda é preciso esperar para que o cache DNS do computador do usuário atualize e comece a direcionar o usuário para o novo local. E para resolver esse problema existe um truque, mas só serve para usuários que estejam mudando de hospedagem (do Blogger para o WordPress, ou de hospedagem). O truque é bloquear o antigo local, pois às vezes quando você acessa o site, o computador redireciona para o antigo host. Isso faz com que o computador não tente recarregar o DNS, ai sempre irá para o antigo host, e demorará mais para tudo voltar ao normal. Quando você bloqueia o antigo site para o acesso dos visitantes, o computador entende que algo está errado, e tenta rever as configurações do site, onde descobre que ele mudou de local, e agora é só buscar onde ele realmente está.
Outro problema é que durante a propagação de DNS, você (dono) não pode acessar o site. Nesse caso a solução é usar o DNS do Google. Funciona assim, quando você se conecta à internet, o seu computador procura um servidor DNS disponível, o que você irá fazer é somente informar ao computador que ele deve usar o DNS do Google, que é mais rápido que outros.
E para fazer a mudança você precisa acessar as configurações de internet no seu computador. Se você usa Windows 7 deve acessar Painel de Controle > Rede e Internet > Central de Rede e Compartilhamento. Quando você chegar lá deve procurar a internet ativa e clicar no tipo de conexões, como na imagem abaixo.
Depois em Propriedades.
Clique em Rede, e depois duas vezes em Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4).
Depois marque a opção Usar os seguintes endereços de servidor DNS, e digite os números 8.8.8.8 e 8.8.4.4 como na imagem abaixo.
Clique em Ok, Ok, Ok e Fechar. Basta agora desconectar e conectar novamente. Quando tentar acessar o seu site novamente perceberá que ele está ativo. Mas lembre-se que nem todo mundo usa o Google DNS, então as outras pessoas ainda não estão vendo seu site, mas essa é a oportunidade de você editar algo nele.
Outra dica é usar o What’s My DNS?, para ver se você configurou tudo certinho, é só digitar a url do site e escolher o tipo, no caso da mudança de servidor o que você deve olhar é o tipo NS. Obs.: Por algum motivo a checagem para o Rio de Janeiro não está funcionando, mas já entrei em contato com o site para informar o problema.
e eu aqui pensando que o site tava off… kkkk muito bom, parabéns pelo artigo.
Que bom que ajudou!
Eu ja prefiro usar o site pingdom tools,que mostra a print da tela em tempo real,ai você escolhe o servidor de algum lugar do mundo. ajuda a saber se as suas configuações foram bem sucedidas.
Abra o prompt de comando: tecla win + R , digita cmd + enter.
agora o comando : ipconfig /flushdns
vai limpar o cache de dns da sua maquina
Legal a dica do DNS do google funcionou para mim. Obrigado!
Que bom Edson.
Muito boa a dica da mudança do DNS para o google… isso me deixou bem tranquilo haha, obrigado
Legal…eu estou toda hora mudando de serviços de hospedagem e por isso sempre me estresso com essa porra de Dns….o que eu queria saber é porque na conexão VIVO do meu celular já esta o site novo… e na minha conexão LixoNet ainda vai para o antigo…ja limpei o cache do computador, já fiz o lance do CMD, reiniciei, desliguei o modem e nada….essa porra de NET sempre demora para atualizar
Eu não sei responder ao certo o porque, provavelmente cache DNS na própria NET, eu também sofro com isso, aqui pode demorar até 12 horas pra essa porcaria atualizar.
Mas, existe uma “gambiarra” que me ajuda muito.
Logo após criar a hospedagem basta pegar o IP e colocar no arquivo de hosts do Windows. Exemplo;
192.168.0.100 exemplo.com.br
192.168.0.100 http://www.exemplo.com.br
Pronto, com isso você vai forçar a resolução de DNS no seu computador e vai poder visualizar seu site instantaneamente.
Só não pode esquecer de remover quando terminar de configurar seu site.
gostei das dicas
Faz mais de 1 mes que abri uma loja online e ate agora não aparece no google, será que leva mais tempo para aparecer ou será que é uma falha no meu site.
Fábio, você tem que cadastrar seu site no Google Webmaster Tools, e enviar um sitemap nele. Procure na internet que você irá achar muitos tutoriais.
êta dica boa, valeu!!!
Poxa bem legal…funcionou valw..
já conhecia o intodns mas o whatsmydns ainda não…
e valeu pela dica do dns do google também….
Pow! Mandou bem! Me ajudou pra caramba!
Valeu pelo artigo, me ajudou muito. Continue assim Luciano.
Super interessante seu post!
Na verdade eu estou mudando meu dominio de host e estava super preocupada com a demora na atualização do dns, dai procurando outra coisa nos meus favoritos encontrei esse post 🙂 (super em boa hora hehe)
[ ]s
Muito interessante sua abordagem de como aumentar a velocidade de carregamento do site.
Utilizarei algumas de suas técnicas para atualizar o meu artigo http://cavas.com.br/index.php/web-design/aumente-a-velocidade-do-seu-site/
Muito obrigado.
Obrigado por compartilhar estas dicas, vou testar.
Atualmente uso o OpenDNS, ajuda um pouco.
Abraço!
Edigley Alexandre,
De nada, e o OpenDNS também é uma boa opção.