Como lidar com seus leitores?
Gosto de pensar num site como uma pessoa. Ela primeiramente é concebida – numa noite com álcool ou café, depende do seu ponto de vista e gosto. Depois, essa ideia é gerida por algum tempo dentro de nós; até que amadurece e “é colocada para fora”. Este é o nascimento do site, quando ele é lançado e sai do papel.
Aí vem a parte que se assemelha com a vida de uma criança. O site começa a ganhar sua própria personalidade e vai crescendo de acordo com seu ritmo e o quanto ele é alimentado – sendo a comida, os artigos. O crescimento ósseo seria o número de pageviews nessa analogia.
Depois que a criança aprendeu a falar o básico, começa a se aprofundar. Tomemos por exemplo um site cujo nicho é o poker online, por exemplo. No início ele tratará sobre as regras do poker e assuntos bastante básicos. Depois, passará a se aprofundar em assuntos mais profundos e complexos. Por exemplo, explicar como é cada um dos jogos de poker, como o Omaha ou o mais famoso deles, o Texas Hold’em. Não importa o nicho, a analogia sempre será nesse sentido.
Chega o ponto que seu site torna-se pagerank 3 no Google e cada vez mais aparecem novas visitas. Nas redes sociais, você já marca presença. Começa a fase de amadurecimento e de conquista de nicho. Seria a adolescência do site, momento no qual ele já é grande – mas caminha para atingir seu ápice. É justamente nesse ponto que começam a surgir os problemas.
Muitas vezes a figura do blogueiro se confunde com a imagem do próprio site. E como é impossível de se agradar a todos, caso você não agrade um determinado leitor com sua opinião, é bem possível que ele associe a sua imagem à do site. Por conseguinte, isso acaba sendo bastante prejudicial para seu site como empresa. Sim, empresa; seu site é uma empresa, e é assim que você deve tratá-lo. Com efeito, a profissionalização de seu site é a puberdade em nossa analogia.
Haverá haters (pessoas que odeiam sem motivo) a todo momento. Mas, como meu pai um dia me disse quando falei que estava com um site e estava chateado com algumas críticas, “se você não pode lidar com as críticas, está no negócio errado”. E é fato: as pessoas sempre vão odiar, não importa o que você faça. Quanto maior você for, mais pessoas odiarão. Tudo o que você tem de fazer é ter sangue de barata e lidar com elas da forma mais profissional e polida o possível.
O trato com os leitores, portanto, tem de ser profissional. Antes de responder a um leitor mais exaltado – quiçá mal educado – pergunte-se: como a Folha de São Paulo ou o Estadão responderiam essa pessoa no Twitter? Será que responderiam? Eis, pois, o melhor caminho.
A profissionalização do seu site no trato para com os leitores é o caminho que faz seu site passar pela puberdade. Depois disso ele se estabiliza e entrará na melhor fase, pode ter certeza. Lembre-se: seu site tem vida própria, ele não pode se confundir com você mesmo. Assim, preze por sua imagem.
Muito bom o artigo.O autor com análogia simples e conceitos básicos falou tudo que precisava ouvir.Realmente temos que tratar de forma profissional e ao mesmo tempo sabendo que ele está em fase de crescimento.
Autor convidado!
Artigo muito bem focado na arte de criar e manter um site em atividade.
Muitos blogueiros ficam realmente irritadíssimos com comentários sem nexo em relação ao assunto que publicam. Porém, muitos dos que comentam fazem isso exatamente para irritar o blogueiro.
Gostei do blog na adolescência. Então, meu site joseguimaraes.com já está na adolescência. Torço muito para que ele chegue bem à idade adulta.
Sucesso em seus negócios online.
Ola.
Interessante artigo. é bom quando vc encontrar artigos que lhe da alguns insights. Essa analogia de crescimento é muito bom para entender como ir se aprofundando nos assuntos no site.
Obrigado e ate mais
Excelente artigo. Não encontrei os dados do autor convidado, gostaria de entrar em contato com ele.
Gabriel,
ele não quer ser identificado.
abraço.