É normal termos a ideia de um bom artigo, e de repente começar a escrevê-lo e logo publicar o texto no nosso blog.
Porém a minha dica é que não faça isso, a menos que o texto seja uma notícia ou tenha a ver com alguma notícia. Caso o artigo for atemporal (O que transita no tempo sem necessariamente pertencer ao passado, futuro ou presente.) não é necessário escrever o artigo imediatamente assim que tiver a ideia.
Então sempre ande com algo para anotar as ideias. Por exemplo, meu celular tem uma função chamada bloco de notas, então quando não estou em casa escrevo a ideia nesse programa. Ao chegar em casa passo a ideia do texto para um arquivo do computador, nele existem todas as ideias de artigo que tive e ainda não foram escritas.
Nesse momento existem 16 ideias, algumas delas faz meses que estão lá e nunca foram escritas. Isso acontece porque ao ter a ideia achamos que ela é ótima, mas depois de um tempo percebemos que ela não é tão boa assim.
Em outros casos acontece de a ideia ser realmente muito boa, e esse tempo de amadurecimento faz com que você consiga pensar em mais coisas para colocar no texto.
É como deveríamos fazer ao comprar um carro. Sugiramos que esteja interessado no Captiva da Chevrolet. Primeiro vemos como é o carro, se é bonito, confortável, tem um bom motor. Depois vemos quanto ele custa e se cabe no nosso bolso. Somente após isso, após amadurecer a ideia, é que iremos ter a certeza se vale a pena comprar o carro ou não.
É a mesma coisa no mundo dos blogs. E não sou o único a fazer isso, muitos blogueiros famosos também tem essa atitude de ter a ideia, esperar que a ideia amadureça e somente depois escrever o texto e publicar.
Ao amadurecer a ideia você estará melhorando a qualidade dos textos que vão ao ar no seu blog. Por exemplo, a ideia desse artigo já faz um bom tempo que está na minha lista para ser escrita, e meu próximo texto aqui no QCB já está sendo amadurecida a ideia.
Lembrando que essa dica só vale para posts mais “filosóficos”, que mechem com a mente do leitor.
Mas quero saber de você, querido leitor, também gosta de amadurecer as ideias dos seus artigos, ou prefere escrever e publicar tudo imediatamente?
Sim, eu anoto algumas e outras aparecem e depois somem, logo vem com mais detalhe na mente. As vezes penso que tem coisas que é igual aquele ditado sobre perder a vigindade: “Antes da hora não é hora. Depois da hora já não é mais hora. Só é hora na hora”.
No entanto, em se tratando de notícias, deve serem postadas enquanto estão em pauta, pois se não, já não vai ser mais hora.