As pessoas estão perdendo o medo de fazer inscrição em cursos online e também de comprar e-books. Isso é muito bom, pois aquece o mercado. Por conta disso, centenas de pessoas estão em busca de dicas para criar um curso online de sucesso. E nesse artigo vou te passar 3 dicas para te ajudar a criar um curso online ou um e-book de sucesso.

Esse artigo foi escrito em 2 de setembro de 2015 e atualizado em 12 de maio de 2016.

Criei meu primeiro e-book (para venda) em janeiro de 2013 e depois não parei mais de criar cursos online, principalmente em vídeo. Hoje tenho diversos cursos online, que você pode conferir no Profissional EAD.

Diante disso acredito ser minha obrigação passar algumas dicas para te ajudar nesse começo. Eu gostaria muito de ter recebido esse tipo de ajuda quando comecei, em vez de ficar quebrando a cabeça e aprendendo com meus erros. Dizem que aprender com os erros é bom, mas acredito que melhor ainda é aprender com os erros dos outros. 😉

E, se você acha que o mercado já tem muitos infoprodutos e não tem mais espaço, dá uma conferida no artigo que escrevi no Gustavo Freitas.Net.

Você vai se surpreender com o tanto de assunto que ainda não é explorado. E certamente vai ter uma ou outra ideia para começar a criar seu curso online agora mesmo. Então vai precisar muito das dicas abaixo.

3 dicas para criar um curso online de sucesso

Vamos então as 3 dicas para criar um curso online de sucesso. Partindo dessas dicas tenho certeza que você terá muito mais sucesso ao planejar e executar um curso online.

Dicas para criar um curso online de sucesso

1- Foque na solução de problemas e não na dor do seu futuro cliente

Se você foi ensinado a focar na dor do seu futuro cliente, eu te recomendo a repensar seus conceitos e também quem você segue. Quando você foca muito na dor do seu público alvo, pode não sobrar tempo para tentar ajudar ele a sair dessa dor.

Eu foco na solução de problemas, tanto nos meus cursos online quanto nos meus artigos em blogs e meus vídeos no Youtube. Isso me ajuda a ter uma mente mais aberta para novos públicos e novas oportunidades de negócio.

Na minha opinião focar na dor é ficar sempre carregado por coisas negativas à volta. Coisas negativas que te fazem ganhar autoridade ou dinheiro. Eu foco na solução de problemas, no compartilhamento do conhecimento como estrada para tirar as pessoas (meu público alvo) do lugar onde estão hoje e os levar para outro local, melhor!

Isso vai acabar com meu público alvo? Espero que sim…rs

Eu quero que meu público alvo, que os problemas deles, deixem de existir. E por isso meus cursos são bem avaliados pelos meus alunos (meu público alvo).

Fazendo isso posso focar em outra solução de problema, num novo público alvo. Em novas oportunidades de negócio com meu conhecimento, que precisa crescer também. Se você não pensa assim, corre o risco de criar cursos medíocres, que não resolvem realmente problemas, mas que criam outros, para que você possa vender novos paliativos (focando na dor) e continuar esse ciclo vicioso.

Vou dar um exemplo real para quem ainda não entendeu!

Quando comecei, em 2008, não era simples criar um blog no WordPress. Nada simples. Era um dor e tanto e sofri muito para superá-la. Ao conseguir superar e dominar essa “dor” me senti impelido a criar um blog para ajudar pessoas a sair desse problema. Assim nasceu o Quero Criar um Blog.

Hoje é muito simples criar um blog no WordPress, já que a maioria das hospedagens entrega um instalador automático. Nada de ter que aprender como baixar os arquivos, como subir via ftp, como criar um banco de dados no mysql… nada disso.

Se eu continuasse aqui no QCB falando apenas sobre isso, já teria saído do mapa. E se você criar cursos que não resolvem problemas de verdade, que apenas enrolam seu público alvo, quando algo assim acontecer com seu nicho, você não estará preparado. Estará ocupado demais se preocupando em “distrair seu público alvo” e não verá seu fim chegando.

Se preocupando com a solução de problemas, você saberá quando chegar ao fim do assunto, quando resolver todos os problemas do seu público e quando é o momento de seguir em frente. E seu público ficará muito feliz em poder seguir em frente com você como orientador e guia. Isso é ser autoridade! E não TER autoridade.

2- Se for seu primeiro infoproduto, cobre um preço muito abaixo do valor real do curso

Está começando agora? As pessoas não te conhecem ou nunca fizeram um curso com você? Pense em ter uma política de preços baixos para seu primeiro infoproduto, seja ele um e-book ou um curso em vídeo.

Quando falo em cobrar um preço baixo, não é para entregar um produto inferior também. Faça exatamente o contrário, entregue muito por pouco. Entregue muito conhecimento, focado na solução de problemas, por um preço muito abaixo do valor que ele vai proporcionar.

Não vou te dizer para criar um curso no valor de R$7,00 ou R$ 17,00. Não se deixe rotular pelo mercado. Não se deixe levar pelo que os outros estão fazendo e estão afirmando que é o certo a fazer.

Defina o seu preço, o que seria justo pelo curso e depois baixe muito esse preço. Por exemplo, se acredita que o curso que está lançando vale, tranquilamente, R$ 100,00, cobre um décimo disso para os primeiros alunos que acreditarem no seu potencial. Depois você poderá subir o preço e usar o testemunho desses primeiros alunos para confirmar o que você já sabia. Que seu curso vale muito mais do que você cobrou.

Agora lembre-se, essa estratégia só vai funcionar se realmente seu curso tiver muito a acrescentar, então planeje ele com calma e procure entregar o melhor do seu conhecimento nele.

3- Converse com outros infoprodutores que tem mais experiência que você

Quando lancei meu primeiro infoproduto, o e-book “Como criar um blog de nicho e ganhar dinheiro na internet” não existiam tantos amigos que já eram infoprodutores. Na verdade eu conhecia pouquíssimos e tentei entrar em contato com vários, mas era um mercado novo surgindo e havia muita desconfiança. Hoje já vejo o mercado mais tranquilo, com a maioria dos infoprodutores sabendo que o mercado está aberto para todos.

Então minha dica final é que procure outros infoprodutores e converse com eles. Você pode até mandar um e-mail explicando o motivo do contato e pedir para responder algumas perguntas, como:

  • Se estivesse começando hoje, o que faria de diferente?
  • E-book ou curso em vídeo? Por que?
  • Como faz para dar suporte a seus alunos?
  • Como conseguiu seus primeiro afiliados?
  • Que tipo de página de vendas converte mais?

Claro que são apenas exemplos.

Algo que não faria era procurar entrar em contato com o produtor através do chat do Facebook ou WhatsApp ou Telegram (que acho muito mais recomendado para tratar de assuntos profissionais). Poucos vão gostar dessa abordagem, a não ser que tenha muita intimidade com a pessoa. Consiga um contato de e-mail e mande um e-mail detalhado e bem explicativo.

Dica extra – Como diminuir sua curva de aprendizagem

Você já ouviu falar em curva de aprendizagem?

Segundo a Wikipédia,

Curva de aprendizagem é uma representação do nível médio cognitivo de aprendizagem para uma determinada atividade ou ferramenta. Normalmente, o aumento na retenção de informações é mais aguda após as tentativas iniciais, e então gradualmente se equilibra, o que significa que cada vez menos informação nova é retida após cada repetição.

A curva de aprendizado também pode representar a dificuldade inicial de aprender algo e, em certa medida, o quanto há para aprender depois de familiaridade inicial, sendo assim, a curva de valor representa o aumento da facilidade de execução de certa atividade em função das informações retidas e adquiridas em meio as realizações.

O conceito foi descrito pela primeira vez por Hermann Ebbinghaus em 1885.

Crédito: Wikipedia
Crédito: Wikipedia

Se você pensa em ter um negócio de sucesso baseado em algo, e esse algo está no seu melhor momento, quanto menor for o tempo gasto com sua curva de aprendizagem, melhor. E esse é o grande momento dos infoprodutos no Brasil.

Para te ajudar a aprender da maneira mais rápida possível a criar, lançar e tornar seu infoproduto um sucesso, tenho um curso chamado Infoproduto de Sucesso.

No curso Infoproduto de Sucesso você vai aprender:

Unidade I – Introdução ao assunto

  • Aula 1 – Introdução ao assunto
  • Aula 2 – Por que criar um infoproduto
    • Bônus – Como legalizar seu negócio online
  • Aula 3 – Planejamento do seu infoproduto
  • Aula 4 – E-book ou vídeo aulas com área de membros?
  • Aula 5 – Como criar um escopo

Unidade II – Planejamento

  • Aula 6 – Como encontrar um assunto
  • Aula 7 – Ebook ou área de membros?
  • Aula 8 – Como criar o escopo do curso
  • Aula 9 – Ferramentas para criação de um e-book
  • Aula 10 – Ferramentas para criação de um curso em vídeo

Unidade III – Criando seu infoproduto

  • Aula 11 – Como criar um e-book
  • Aula 12 – Como gravar os vídeos
    • Como criar uma conta no Dropbox
    • Como criar uma conta no Vimeo
    • Como criar banners
    • Como criar capas 3D utilizando o Photoshop
    • Como criar capas 3D sem utilizar o Photoshop
  • Aula 13 – Como instalar e configurar o plugin Área de Membros WP
  • Aula 14 – Como configurar o plugin Área de Membros WP – Parte I
  • Aula 15 – Como configurar o plugin Área de Membros WP – Parte II
  • Aula 16 – Como configurar o plugin Área de Membros WP – Parte III
  • Aula 17 – Como configurar o plugin Área de Membros WP – Parte IV
  • Aula 18 – Como configurar o plugin Área de Membros WP – Parte V
    • Bônus – Como instalar e configurar o Buddypress
    • Bônus – Como encontrar templates para o BuddypressAula 19 – Como criar autoridade no seu nicho de atuação

Unidade IV – Estratégias de vendas

  • Aula 19 – Como criar autoridade no seu nicho de atuação
  • Aula 20 – Tipos de lançamento de infoprodutos
  • Aula 21 – Preço do produto
  • Aula 22 – Como criar uma página de captura e fazer testes A/B
  • Aula 23 – Criando uma página de vendas
  • Aula 24 – Cadastrando o produto para vendas
    • Bônus – Curso express de Funil de Vendas
    • Bônus – Como ganhei +70 mil como produtor (Duanne Rodrigues)
    • Bônus – Como criar um hangout de vendas com o Google Hangouts
    • Bônus – Dicas para criação de um infoproduto digital (Byong Kang)

Unidade V – Criando um suporte de valor

  • Aula 25 – Como criar um suporte de qualidade

infoproduto de sucesso

 

Conclusão

O mercado de infoprodutos no Brasil está apenas começando e você ainda pode criar um negócio online de sucesso baseado nesse tipo de produto do conhecimento. Basta saber como começar e como fazer a diferença para milhares de pessoas que estão em busca desse conhecimento que você tem.

Qualquer dúvida sobre o assunto, basta deixar um comentário.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

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11 Comentários

Comentários

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  1. Oi Gustavo, tudo bem?
    Acesse a página de divulgação do seu curso e vi que um dos bônus oferecidos é o Plugin Área de Membros WP.
    Depois dos 90 primeiros dias, qual o valor para manter o funcionamento do plugin? Como adquirir de forma vitalícia?
    Abraço!

  2. Muito bom!

    Gustavo, eu acredito que para ter sucesso como produtor primeiro temos que criar muita autoridade e confiança na mente dos futuros consumidores, mas o problema é que leva um certo tempo para conseguir isso, e por isso muitos pula essa etapa e no dia para outro já lança um curso sem autoridade e sem confiança e fracassam.

    Mas com certeza seu curso vai ajudar muita gente que quer lançar um curso no mercado.

    Grande Abraço e Sucesso!