O Google, em agosto deste ano, causou arrepios em muitos blogueiros e webmasters com sua atualização do algorítimo nas buscas, o Panda, que visa melhorar a qualidade de conteúdo publicado na web. Muitos gostaram, outros viram suas visitas caírem.

Mais recentemente, foi a vez de dar meio que uma priorizada em conteúdos mais atuais. Agora, a mira do Google serão sites e blogs que abusam de anúncios e não priorizam seus conteúdos principais.

O Google sempre deixou bem claro que o importante de uma página é seu conteúdo principal. Quem usa AdSense, por exemplo, sabe muito bem disso. Agora com um algorítimo capaz de perceber que o conteúdo principal não é priorizado, a empresa aperta o cerco à essa prática.

Quem declarou isso, segundo o WebProNews,  foi Matt Cutts, o chefe do departamento do Google que combate spams.  Segundo ele, “se você faz uso de muitos anúncios, sejam do AdSense ou não, e eles desviam a atenção do conteúdo principal, então terá problemas”. Além disso, ele afirmou que o Panda foi uma mudança positiva, e que atualizações desse tipo sempre serão abertamente pré-anunciadas, “sem frescuras”.

De olho nesse novo “pente fino” do Google, é melhor evitar esse típico de prática para não sofrer penalizações na busca. Para isso, aqui vão algumas dicas:

  • Se você usa AdSense, faça uso de, no máximo, três blocos de anúncios
  • Nunca peça pra clicarem nos anúncios do seu blog
  • Se você usa anúncios no cabeçalho do seu blog, evite que ele exija que o leitor precise rolar a página para ver seu conteúdo.
  • Priorize sempre seu conteúdo ao invés dos anúncios

Seguindo essas dicas básicas, você não corre risco de ver seu trabalho perdido, e em consequência, ver suas visitas caírem.

Veja também:

Junior Silva

Um blogueiro apaixonado por música, internet e tecnologia. Graduando em Tecnologia em Sistemas para Internet, é criador e editor do blog Caixa do Junior. Presente...

Participe da conversa

11 Comentários

Comentários Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. É trabalhar com google adsense não é tão simples assim, existem critérios muitos sites foram punidos, porque o dono do site, contou para parentes e amigos que se clicassem em anúncios o google lhe pagaria comissões, isto é um grande erro, pois hoje através do número de IP qualquer computador pode ser rastreado no planeta, e é claro enganar o google é uma tarefa que não vale a pena seu site pode ser punido e não aparecer mais em pesquisas.
    Parabéns pelo artigo
    Um Abraço