Muito já se falou sobre a importância de divulgar o conteúdo do blog  nas redes sociais. O crescimento de  quase 250% de usuários de Facebook no Brasil no último ano,  é um ótimo empurrão para quem ainda tem certa resistência a nova menina dos olhos da Mídia Social Brasileira.

 

O Facebook é uma ótima ferramenta para divulgar o conteúdo do seu blog / site, mas o que considero o ponto forte desta rede social  é o poder de interação que você pode ter com seus leitores / fãs. Estima-se que se 30 fãs compartilharem / curtirem o conteúdo da sua Fan Page, o mesmo poderá chegar a até 3000 pessoas dentro da Rede Social.

 

Conteúdo exclusivo para fãs do seu Blog

Oferecer conteúdo exclusivo para os fãs do seu Blog no Facebook é um diferencial que deve ser visto com carinho pelo blogueiro, pois o poder de disseminação deste conteúdo pode conquistar novos leitores para seu blog.

 

Como participar do grupo de Blogueiros no Facebook

 

Um recurso bastante interessante e versátil é a aba de Discussões. A utilização deste recurso na página de fãs do seu blog abre possibilidade do seu leitor a participar da produção do conteúdo que ele lê e assim motivá-lo a propagar seus artigos. E por que fazer isso na Fan Page e não no Blog? Porque na Fan Page a interação pode ser feita em tempo real e você ainda tem a oportunidade de visitar o perfil do seu fã e publicar no seu mural, compartilhando assim o seu conteúdo com os amigos dele.

O recurso Discussões do Facebook pode te ajudar a:

  • Perguntar para seus leitores sobre o tipo de artigo que mais gostam e pedir sugestões de temas;
  • Fazer sondagens e incentivar debates sobre temas e acontecimentos que podem te inspirar na criação de novos  artigos;
  • Conhecer um pouco melhor a pessoa que investe um pouco do seu tempo lendo o seu blog.

 

Torne-se Fã do Quero Criar um Blog no Facebook

 

Outro recurso que você tem a disposição é a Aba de Notas que é um blog bem simples que o Facebook oferece aos seus usuários e também às Fan Pages. Usar o recurso notas do Facebook é bastante simples e pode ajudar a aumentar bastante o tráfego do seu blog, já que o conteúdo pode ser compartilhado pelos fãs da página em seus perfis do Facebook.

O recurso Notas pode ser utilizado para:

  • Blogar conteúdo exclusivo para os fãs do blog
  • Oferecer resumos de artigos do seu blog
  • Criar uma newsletter com os artigos mais populares, com os artigos da semana ou que você considera mais relevantes.

Como vimos, há inúmeras possibilidades para as aplicações dos recursos que o Facebook oferece em prol do seu blog. Finalizo com  a indicação de leitura do excelente artigo do Mestre Seo sobre o uso do Recurso Notas do Facebook: http://www.mestreseo.com.br/facebook/espalhe-conteudo-notas-facebook

Agora cabe a você usar a criatividade e começar a interagir com seus fãs o quanto antes.

Viviane Pereira

Mãe, Curiosa, fuçadora de códigos do blogspot e viciada em Redes Sociais. Blogo no CoolBoX, Twitto no @vivianevivis...

Participe da conversa

5 Comentários

Comentários Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Viviane,
    o Facebook possui inúmeras possibilidades para o crescimento de um blog não é mesmo? Essas ferramentas disponíveis, como as fã pages, podem ser uma das explicações para o crescimento tão acelerado dessa rede social em todo o mundo.
    abraço.