Uma maneira de interagir com os seus leitores é através de um chat, mas com a agilidade da Web ninguém está a fim de parar num blog para criar uma conta e depois conversar com o autor dos textos que tanto gostou de ler, ou mesmo tirar uma dúvida.

Uma alternativa é colocar um widget do GTalk, afinal hoje “quase” todos possuem um conta de e-mail do Gmail. Para colocar o widget no seu blog clique aqui e otimize o código de maneira simples, ou utilize como está se nãoquiser ter esse trabalho agora. Você pode alterar o título em “Title”por exemplo Chat QCB e clicar em “Update Badge”. Agora copie o código que foi gerado e cole em seu blog.

Acesse o painel de controle de seu blog e escolha “Layout” – “Elementos da página” – clique em “Adicionar um Gadget” (seu template pode utilizar outro nome) e clique em “HTML/JavaScript” e cole o código do GTalk. Clique em “Salvar” e seu chat está pronto. Teste ele entrando na página e clicando para abrir o GTalk.

Observação

O chat estará disponível somente quando você estiver conectado no GTalk ou nos e-mails do Gmail. Por isso se algum leitor lhe questionar que não está funcionando explique isso pra ele.

Apesar da dica ter sido dada para um blog na plataforma Blogger / Blogspot ela pode ser utilizada em qualquer tipo de blog que aceite códigos, como por exemplo o WordPress.org.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

6 Comentários

Comentários Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.