Existem diversas ferramentas para calcular diversos aspectos em um blog, e a ferramenta que vou apresentar a seguir vai calcular o marketing do seu blog.

Primeiro vamos à definição do que é marketing:

Em Gestão, Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. (Wikipédia)

Em um blog a definição ficaria:

Marketing é o processo usado para determinar que assuntos poderão interessar os internautas, assim como a estratégia que se irá utilizar na divulgação do blog (redes sociais, publicidade impressa). A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no leitor, gerindo relacionamentos para ambas as partes.

A ferramenta que apresento é o Marketing Grader. Ela é uma ferramenta para sites/blogs, e seu objetivo é determinar diversos aspectos da divulgação desse site/blog, como utilização de redes sociais e SEO.

O funcionamento é bem simples, basta colocar a url do seu blog e depois esperar o cálculo. Após isso seu site/blog terá uma nota, que fica entre 0 e 100. No cálculo existem três grupos principais: Top of the Funnel (ToFu), Middle of the Funnel (MoFu) e Analytics.

Cada grupo avalia coisas diferentes e também tem coisas diferentes para se fazer. E ao navegar pela página você pode ver esses aspectos e o que falta fazer.

No Top of the Funnel (Topo do funil) temos avaliado a criação, otimização e promoção do conteúdo.

O Middle of the Funnel (Meio do funil) é tudo sobre a conversão do seu tráfego em visitantes fiéis.

Analytics (Analítica) é a parte sobre os visitantes do seu site.

Alguns dados são analisados pelo site Compete, e todos os resultados analisados com dados desse site não funcionam para a maioria dos sites/blogs brasileiros, mas isso não impossibilita o uso da ferramenta.

Essa é uma boa ferramenta para analisar diversos aspectos do seu blog, e que pode te ajudar a melhorar muitas coisas, e entender quais passos faltam para o sucesso.

Caso você tenha twitter, eles também têm uma ferramenta simples para ver a qualidade do seu Twitter, chamada Twitter Grader.

Luciano Junior

Estudante, nerd e apaixonado pelas mídias sociais. Começou na blogosfera só como passa tempo, hoje dedica boa parte do seu tempo ao seu blog O Minuto do Saber.

Participe da conversa

11 Comentários

Comentários Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Eu realmente não conhecia nenhuma das 2 ferramentas.. já vou separar em meus favoritos e efetuar a pesquisa para meu blog…
    Não deve dar muita coisa eheheh mas obrigada por compartilhar

    1. Caramba só para acrescentar que é bem completo o site.. e também dá dicas e informações de várias outras coisas para o blog o que vai me ajudar bastante… pois as vezes não sei bem por onde começar para melhorar algo 😉