Esse artigo é um Guest Post escrito por Luis Ribeiro. Se você também quer escrever um guest post no Quero Criar um Blog entre em contato através do formulário de contato.

Criar um blog é fácil, rápido e gratuito, tornar um blog relevante é outra história. Muitas vezes as pessoas investem tempo e até dedicação em projetos que não decolam e isto pode ser frustrante. Então para aqueles que desejam iniciar a construção de um blog, separei 5 dicas que considero fundamental para obter o sucesso no empreendimento.

1. Escolha um nome atrativo e simples

O nome do blog é importante pois ele é marca que você irá trabalhar. Observe as empresas como elas investem em suas marcas e como isso é levado a sério nas organizações. Um blog não é diferente, ele precisa ter um nome sugestivo e fácil de lembrar, isto ajuda muito em longo prazo. Se o seu blog é pessoal, nada mais sugestivo que ele tenha o seu nome e aqui quero dar uma dica valiosa sobre isso. Quando criei meu blog eu queria colocar meu nome que é Luis, mas obviamente os domínios com as extensões .com e .com.br já estavam registrados, então, apelei para um domínio alternativo: www.luis.blog.br, se esse for o seu caso, faça o mesmo.

2. Escolha um tema em que tenha conhecimento

Escrever sobre futebol é para quem ama futebol, acompanha os campeonatos, conhece o nome dos principais jogadores, etc. Se você, como eu não aprecia muito futebol não é uma boa ideia arriscar nesta área. Muitos focam em nichos mais lucrativos, eu penso que deve ser focado em nichos onde você domina mais e consequentemente terá condições de produzir conteúdos mais relevantes.

A regionalização também é uma boa estratégia, ou seja, escrever sobre a sua cidade, seu bairro, estado ou a região que você mora. Veja nesta seção assuntos focados em serviços públicos do Estado de São Paulo, este é um bom exemplo pois fica na região de atuação do autor.

3. Invista no layout

Se você não é designer de interfaces não tem problemas, mas procure comprar ou usar algum layout de qualidade, ainda que gratuito. A qualidade de um blog também está associada ao projeto gráfico dele.

4. Crie uma pauta semanal ou mensal

Não adianta começar um blog com muita euforia e dentro de alguns meses ele ficar estacionado porque você não tem mais o que escrever. A culpa disso chama-se falta de pauta, em outras palavras, planejamento. Use uma planilha do Excel para relacionar assuntos que você gostaria de tratar, observe se esses assuntos são únicos ou se é possível desdobrá-los em vários assuntos e assim por diante.

5. Invista em relacionamento

Construir um blog sozinho não é fácil, por isso é importante criar relacionamento com leitores e outros blogueiros. Isto pode ser feito com a ajuda do Twitter, Facebook, entre outras ferramentas. A internet funciona melhor quando o círculo de relacionamento aumenta e a contribuição faz parte do espírito quem trabalha conectado.

Autor convidado

Esse artigo foi escrito por um autor convidado. Confira no primeiro parágrafo do artigo o nome do autor, o blog e seu Twitter.

Participe da conversa

2 Comentários

Comentários Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.