Um dos grandes problemas na internet, e não somente na blogosfera, é a cópia de conteúdo sem permissão, ou plágio. O grande problema desse tipo de prática é que gera conteúdo duplicado na internet e os mecanismos de busca não assimilam isso com naturalidade, pelo contrário, até já escrevi aqui o que o Google faz com conteúdo duplicado em Adsense, Chupadores de textos e as punições do Google e aqui no QCB também já escrevi o artigo Falando sobre plágio, adsense, campanha e como se proteger. As pessoas mais próximas sabem minha opinião sobre o plágio, não concordo, mas também não me preocupo muito. Mas se você criou um conteúdo e ele está sendo copiado discaradamente e sem seu consentimento, você tem todo o direito de não gostar e até mesmo acionar a justiça através da Lei 9.610/98.

Imagem: OverMundo.com.br

Se você quer “atrapalhar” os plagiadores, que na grande maioria não querem ter o mínimo de trabalho, basta seguir os passos e colocar esse código que encontrei no deluxe templates em seu blog, que irá bloquear o botão direito do mouse, dificultando um pouco as coisas para o plagiador. Vamos lá:
1. Abra sua área administrativa do Blogger.
2. Vá em Designer – Elementos de página, escolha html/javascript
3. Copie o código abaixo e cole no elemento de página

4. Salve e tente utilizar o botão direito do mouse em seu blog.

Aparecerá a mensagem Não permitido, se quiser outra mensagem basta editar o valor dentro de Var message. Espero que tenham gostado, já estamos utilizando aqui no QCB.

Veja aqui como bloquear a tecla Control C

Outros artigos interessantes sobre plágio:

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

21 Comentários

Comentários Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Quero criar um blog mas gostaria de colocar uma foto em branco sobre a outra de forma que quando a pessoa pegar a foto na verdade estará pegando a foto em branco. Como fazer esse detalhe. Pode dar umas dicas? Obrigado.

  2. Caro Gustavo,

    Concordo em gênero, número e grau com seus argumentos contra o plágio. Quanto ao código para bloquear o botão direito do mouse eu tentei colá-lo no final do template HTML do meu blog/blogspot, pois não consegui identificar o que você chamou de "elemento da página", e não obtive sucesso. Não obstante, obrigado por disponibilizar esses dados para nós, blogueiros iniciantes.
    Grato e sucesso,
    Sérgio

  3. eu não consegui! continua a poder-se copiar! acho que fiz tudo direitinho: copiei o código colei em html/javascript mas não me dá a mensagem a dizer que não pode copiar!
    pode me ajudar?
    Obrigada

  4. Resolvi o problema;

    Fui direto no site Dynamic Drive e copiei o código de lá… aí funcionou… acho que o erro está nos espaços no código que neste blog não aparecem.

    No mais esse blog está de parabéns… é MUITO BOM!!!

  5. Caro Gustavo;

    Fui em Layout, elementos de páginas e adicionei um gadget de opção java/script com esse código fornecido. Salvei mas ainda não funciona. O que fiz de errado?

    Obrigado pelas informações

    CHAGAS

  6. Gustavo, depois eu te envio o código para desativar o ctrl+c ctrl+v…pra vc dispobnibilizar pro pessoal que pediu…ele funciona q é uma maravilha…=)

    P.S: senti falta do botão de retweet no novo layout..=/

  7. Obrigada, Gustavo!
    Recebo as atualizações do seu blog e estou sempre por aqui tentando aprender (é que não entendo quase nada de tecnologia! rs).

    Um abraço
    Alessandra

  8. Olá, Gustavo!
    Obrigada pela dica. Já consegui ativar este mecanismo.
    Gostaria de saber se tem como fazer o mesmo (desativar) o ctrl C/ ctrl V, já que este meio é o que as pessoas mais utilizam para fazer as cópias.
    Obrigada
    Alessandra