Com o plugin WP-Polls, também conhecido como Democracy, é muito simples colocar enquetes em seu blog/site em WordPress. O plugin wp-polls utiliza a tecnologia Ajax, assim quando o leitor votar na enquete não será atualizada toda a página (o que pode demorar muito), será atualizada apenas a enquete e o resultado será apresentado.

enquete, blog, plugin, wordpress
Como instalar e configurar o plugin WP-Polls. (Crédito: Resumo do dia)

Para instalar o plugin WP-Polls siga os passos:

  • Faça o download do plugin WP-Polls
  • Siga os procedimentos normais para instalação de um plugin. Veja aqui como instalar um plugin no WordPress.
  • Após a instalação do plugin acesse posts (artigos) – Democracy Poll. Você verá a tela de criação e edição de enquetes. Abaixo de “Criar enquete”, digite em Tema a pergunta de sua enquete, em opções digite as respostas disponíveis. Se for necessário acrescentar uma pergunta clique em adicionar, ou remover para excluir uma pergunta.
  • Quando terminar clique em criar enquete.

Após ser criada sua enquete ganhará um id e ficará disponível no início dessa página. Você pode, a qualquer momento, desativar, ativar, editar e deletar qualquer enquete criada. Com o número de id também é possível inserir a enquete desejada em um artigo, bastando acessar o editor de html do wordpress e colocar democracy:*id*, onde *id* deve ser substituído pelo id da enquete.

Para que a enquete apareça em um espaço de seu template reservado para isso, geralmente na sidebar, você precisa inserir um código php nele para “chamar” a enquete.

Abra o arquivo sidebar.php de seu template através do cliente ftp de sua preferência e inclua o código <?php jal_democracy() ?> no local em que deseja que sua enquete seja mostrada. Pronto, agora salve a versão modificada de sua sidebar e abra o blog/site para testar a enquete.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Deixe um comentário

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.