Aqui no Quero Criar um Blog e no Escola Sites, já foram disponibilizados diversos materiais para verificar e otimizar a velocidade de carregamento do WordPress e de um blog de uma forma mais ampla. Entendemos que é muito importante ter um blog que carregue de forma rápida, tanto pela experiência do usuário em si, como para o posicionamento nos mecanismos de busca. O Google e serviços deste tipo levam muito em consideração a velocidade do site na hora de indexar e informar aos usuários os melhores blogs ou sites para o termo pesquisa.

Para aprofundar-se ainda mais no conteúdo de velocidade de carregamento de blogs, recomendo vivamente que consulte os seguintes artigos:

Hoje venho apresentar-lhes um plugin WordPress que acredito que pode otimizar e muito sua instalação WordPress, fazendo com que seu site carregue mais rápido e ainda economizando muito espaço na sua hospedagem, o que pode ser bem importante para hospedagens com limites de armazenamento baixo.

O Wp-Optimize

Para que utilizar o Wp-Optimize

A cada vez que você inicia o processo de escrita de um artigo, o WordPress cria uma revisão, que será guardado no banco de dados. A cada edição deste artigo, seja para incluir uma palavra que faltou ou mesmo criar um link para um artigo novo, com o intuito de otimizar o SEO de seu blog, o WordPress cria revisões. A longo prazo estas revisões começam a pesar no banco de dados de seu WordPress, fazendo com que o MySQL fique sobrecarregado desnecessariamente. Por outro lado, os comentários que você possui que foram detectados com SPAM e também os comentários pendentes de aprovação também sobrecarregam o mesmo banco de dados.

O intuito do Wp-Optimize é a de limpar estes dados que não são mais úteis para o blog em questão, fazendo com que ele ganhe e muito e velocidade e espaço em disco. Toda essa otimização está a apenas um clique. Tudo isso é feito com apenas um clique depois de baixar  e ativar o plugin no painel administrativo do WordPress

Características do Wp-Optimize

  • Remove as revisões não usadas do WordPress
  • Remova todos os comentários na fila de spam
  • Remova todos os comentários não-aprovados
  • Aplica comandos para otimizar o MySQL em suas tabelas de banco de dados sem o uso do phpMyAdmin.
  • Mostra estatísticas das tabelas do banco de dados.
  • Mostra quanto espaço pode ser otimizado e quanto espaço foi liberado.
  • Visível apenas para os administradores.

E você, o que faz para que seu WordPress se torne mais rápido?

Jair Rebello

Editor-chefe do Escola Sites. Analista de Sistemas, empreendedor e blogueiro que dedica parte de seu tempo para a partilha de material de grande qualidade relacionados a Wordpress, SEO, Tableless, JQuery,...

Participe da conversa

8 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Muito bem Jair,

    Este é um plugin que eu instalo em todos os meus sites/blogs de forma a mantelos estáveis e otimizados, isto porque utilizo vários micro sites em uma única conta de alojamento/hospedagem e necessito que estes não sobrecarreguem a mesma, visto esta ser limitada a determinados recursos.

    Abraço

    1. Joni, obrigado por confirmar ainda mais o que estamos propondo no artigo. Creio realmente que o Wp-Optimize é um plugin simples mas que pode fazer uma diferença enorme.

      Abraços,