WordPress 3.5 lançado, confira no Quero Criar um Blog as novidades.

Ontem (11/12/2012) foi liberado a atualização do WordPress 3.5. Aqui no Quero Criar um Blog  já estamos utilizando a nova versão do WordPress, a atualização foi feita normalmente, sem nenhum problema.

Se é a primeira vez que irá fazer uma atualização do wordpress, sugiro que primeiro leia o artigo abaixo, é de 2009, mas ainda está atual.

  • Como atualizar o wordpress, alguns cuidados a seguir – GF Soluções

O que há de novo no wordpress 3.5

O wordpress 3.5 trouxe algumas novidades interessantes como um novo gerenciador de mídia e um novo tema padrão. Vamos a elas então.

Novo gerenciador de mídia

Agora existe um novo gerenciador de mídia, eu estranhei um pouco pra inserir imagem nesse artigo, mas é só uma questão de prática mesmo, depois tudo volta ao normal.

novidades wordpress 3.5

Interface bonita

Adicionar mídia ficou mais simples com uma experiência completamente nova, que facilita o upload de arquivos e a inserção nos posts.

Galerias de imagens

Criar galerias de imagens ficou mais rápido com o arrastar e soltar para reorganizar, a edição em linha da legenda e os controles simplificados do layout.

Novo tema padrão

Agora o Twenty Twelve é o novo tema padrão de novas instalações do WordPress.

Introdução ao Twenty Twelve

O tema padrão mais recente do WordPress é simples, flexível e elegante. O que realmente o faz se destacar são os detalhes do design, como a belíssima fonte Open Sans e um design completamente responsivo, que fica bonito em qualquer dispositivo.

Obviamente, o Twenty Twelve suporta todos os recursos de temas que você já conhece e curte, e também foi desenhado para ser tão bom para sites quanto para blogs.

Pronto para tela retina

Tão nítido que você pode ver os pixels

Agora o painel do WordPress fica bonito em telas de alta resolução como aquelas encontradas no iPad, Kindle Fire Hd, Nexus 10 e MackBook Pro com tela retina. Os ícones e outros elementos visuais são super definidos e cheios de detalhes.

Experiência mais agradável

Melhor acessibilidade

O WordPress suporta ainda mais formas de uso do que antes. Leitores de tela, dispositivos de toque e fluxos sem mouse, todos possuem usabilidade e acessibilidade melhorados.

Mais melhorias

Várias telas e controles foram refinados. Por exemplo, um novo seletor de cor facilita a escolha daquele tom perfeito de azul.

Melhorias no código do WordPress

Aconteceram também várias melhorias no código, na parte oculta, mas que pode acelerar muito as instalações do WordPress, vamos a elas então.

Adições às Meta Queries

Agora as classes WP_Comment_Query e WP_User_Query suportam meta queries da mesma forma que a WP_Query. Agora as meta queries suportam requisições de objetos sem uma meta key particular.

Post Objects

Os post objects agora são instâncias da classeWP_Post, o que aumenta a performance ao carregar as propriedades selecionadas sob demanda.

API de Edição de Imagem

A classe WP_Image_Editor resume funcionalidades de edição de imagem, como cortar e redimensionar, e utiliza o ImageMagick quando disponível.

Melhorias no multisite

switch_to_blog() está significativamente mais rápido e mais confiável.

API de XML-RPC

Agora a API do WordPress está sempre ativada e suporta coleta de usuários, edição de perfis, gerenciamento de revisões de post e busca por posts.

Bibliotecas Externas

Agora o WordPress inclui as bibliotecas de JavaScript Underscore e Backbone. TinyMCE, jQuery, jQuery UI, e SimplePie foram todos atualizados para suas útimas versões.

Fonte: Tela Bem-vindo ao WordPress 3.5 após instalação.

E você, já atualizou sua versão do WordPress? Notou alguma diferença? Deixe seu comentário.

Atualização em 14 de dezembro de 2012

Se após a atualização para o WordPress 3.5 você estiver vendo a mensagem “PHP Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare()” você pode ter algum plugin instalado que está deixando uma porta aberta para uma invasão em seu blog. Acesse o artigo abaixo e veja como resolver o problema, que não é do WordPress e sim de algum plugin utilizando a função prepare() de maneira insegura.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

23 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Gustavo,
    Desde que atualizei o WordPress tenho notado um aparente bug no sistema de criação de postagens.
    Veja a situação: Enquanto escrevo um post, crio os links internos/externos normalmente. Olho o Preview e está tudo ok. Mas quando mando atualizar o rascunho ou mesmo agendar a postagem, os links são desfeitos, somem.
    Alguma ideia do motivo disso? Alguém mais teve esse problema?
    Abraço!

  2. Muito bom o post, parabéns!

    Também estou tendo problemas com o upload de imagens direto do painel admin do post. Quando clico sobre o botão Inserir Midia nada acontece. Clico sobre o botão HTML e também não acontece nada, enfim, o que parece é que o painel de edição de posts parou de funcionar. os botões que funcionam são: Salvar Rascunho e Publicar Artigo. O painel também não deixa que eu edite as tags. Será que aconteceu este erro com mais alguém?

    Achei alguns usuários relatando algo parecido por aqui: http://br.forums.wordpress.org/topic/problemas-com-novo-gerenciador-de-midia

    Abraços.

  3. Parabéns pelo blog e pelo artigo Gustavo Freitas como sempre você traz ótimas informações. Aproveitando, gostaria de perguntar se isso ocorre apenas no meu blog, quando faço o Upload de imagem pela galeria eu coloco o título e a descrição, pois, sei que são importantes, porém, quando vou ajustar a imagem ou alguma outra edição noto que o título não está mais e preciso colocá-lo novamente. Isso seria um bug, ou ocorre apenas no meu blog?
    Obrigado, e até logo.

  4. Opa tudo bem Gustavo?

    Depois que eu fiz a atualização estou tendo problema com o upload de imagens. Vou no upload, faço o up normal, mas dá “Erro ao enviar. Tente novamente mais tarde”. mas quando vou na biblioteca de mídia a imagem está lá… Realmente não estou entendo o que pode está acontecendo.

    E depois que instalei apareceu ainda essa mensagem:

    Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /home/rockgame/public_html/wp-content/themes/gonzo/includes/widget_areas.php on line 154 and defined in /home/rockgame/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 990

    Será que tem algo haver?

    1. Tive o mesmo problema, porém o conflito foi com o meu Tema, mas o erro foi o mesmo na linha 990 do arquivo wp-includes/wp-db.php.

      A solução que encontrei foi a seguinte:

      na linha 990 substitui:

      function prepare( $query, $args )

      por

      function prepare( $query = null ) { // ( $query, *$args )

      Isso resolveu o meu problema.

      1. Tentei fazer isto aí e não funcionou aqui.
        A única coisa que eu percebi é que acontece com imagens muito grandes, não em KB, mas em pixels de altura. Se eu reduzo a imagem para menos de 900px de altura, consigo fazer o upload normalmente.
        Espero que eles resolvam isto logo…

  5. Gustavo,
    Muito bom saber dessas novidades. Em breve irei atualizar o meu WP.
    Por falar nisso, na versão que estou usando atualmente, quando vou adicionar imagens, vez por outra aparece a mensagem “”Tá trapaceando é?”. Sabe dizer o motivo disso?
    Abraço!

    1. Anderson,
      você por acaso está fazendo mesmo o upload ou apenas adicionando uma imagem através da url? Se for isso, o “dono” da imagem pode ter colocado essa mensagem em suas imagens pra evitar o que chamamos de hot link.

      abraço.