Não dá. Decidi parar. Não sei se contribui com algum de vocês leitores, mas vou desistir. Está muito difícil. Estou sem ideias para novos posts, aliás, meus posts são horríveis. Eu mal entendo o português. Também estou sem tempo. Tenho que estudar, trabalhar, fazer curso e outras dezenas de coisas. Estou muito ocupado. O que adianta eu me esforçar tanto sem ter nenhum resultado. E dinheiro. Não recebi nada. Todos os afiliados que usei não estão dando resultado nenhum. Não vou me sacrificar sem pelo menos ganhar algum centavo. Nem leitores fidelizados eu tenho direito. Tudo que eu fiz nesse blog foi em vão. Nada fez sucesso. Acho que se eu sair ninguém vai dar importância. Eu vou desistir. Não dá mais. Adeus
   São essas as palavras de alguém que desisti do seu blog gostaria de dizer. Os motivos normalmente são esses. Não só esses, mas muitos outros. Mas esses motivos só existem por falta de um ato. Falta de planejamento. Esse ato é essencial na criação de um blog. Mas tantas pessoas falam em planejamento, mas o que realmente planejar? Centenas de coisas. São muitas coisas a planejar. Por isso que vou colocar aqui só as principais coisas que você deve planejar, para que não desista do seu blog e alcance o sucesso.

1 – Nicho e plataforma.

   Na criação de um blog essa é a principal coisa a planejar. Quais os assuntos que você mais gosta? Pensou em alguns? Pode ser qualquer um. Agora escolha os seus três preferidos. Visite blogs desses assuntos por um tempo. Veja como os artigos são feitos. Agora escreva um artigo sobre cada assunto. Qual você mais gostou de fazer? Então escolha o assunto que você mais gostou de fazer, o que você teve mais facilidade, que mais domina. Esse vai ser o assunto que você vai escrever.
   Agora você também deve escolher a plataforma. Recomendo o Blogger para quem está começando. É uma plataforma muito fácil de ser usada. Depois de aprender um pouco mais pode escolher mudar para o WordPress ou qualquer outra.

2 – Template e logo

   Dificilmente um blog sem um template no mínimo clean e sem uma logo fará sucesso. O logotipo e o template são muito importantes na criação de um blog. Tente pelo menos fazer uma logo simples. Se não consegue pague um Web Designer para fazer isso. O investimento vale a pena. Um template também é de suma importância. Existem muitos templates gratuitos de qualidade. Se mesmo assim não conseguir achar um template adequado, compre um Premium ou pague um Web Designer para fazer um template para você. Pode parecer insignificante, mas essas duas coisas podem decidir se seu blog fará sucesso.

3 – Divulgação

   Essa é uma coisa que poucos planejam na criação de um blog. Acho que desde o começo deve se importar com a divulgação. Quais os meios que usará para divulgar seu blog? Agregadores, redes sociais, grupos do Facebook, fóruns, e-books, etc. São muitos os meios de divulgação. Eu acho que em 30 dias você deve usar todos os meios de divulgação que existem. Pode parecer difícil, mas vai mostrar que seu blog existe. Depois de 30 dias só use aqueles que te trouxeram tráfego de qualidade ou o que achar essencial.

4 – Inovar

   O quanto seu nicho está saturado? É difícil se destacar? Pode ser até por isso que você pensa em desistir. Então inove. É só dessa forma que vai conseguir fazer sucesso. Todos estão cheios de ver a mesma coisa. O que você pode oferecer ao seu leitor? Vídeos, podcast, e-books, uma promoção ou sorteio etc. O que? Pense em algo totalmente diferente, que encante seu leitor. Se diferencie. Crie algo diferente e não tenha medo de inovar.

5 – Conteúdo

   Não tenha preguiça. Dedique-se para criar artigos de máxima qualidade. Não imite outro blogueiro. Escreva do seu jeito. Se não sabe português aprenda. Leia muito. Só assim você conseguirá criar conteúdo de qualidade. Até um blog de humor precisa de um bom português, apesar de a maioria não usá-lo corretamente. Enfim, se esforce ao máximo para criar conteúdo de qualidade, que um dia seu blog pode se tornar o melhor do nicho.

Conclusão

Não desista do seu blog. Insistência é tudo. Você não conseguirá resultados de uma hora pra outra. Espere pelo menos 90 dias para ver os resultados. Pense, idealize, faça, faça de novo, e de novo, e enfim alcance o sucesso. Pode demorar dias, meses ou anos, mas o esforço vale a pena. Porque o esforço te levará ao sucesso.

Eduardo Silva

Sul Mato Grossense de coração! Futuro Web Design e Design Gráfico. Tenho 21 anos e adoro tecnologia e internet!

Participe da conversa

14 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá Isac.

    Excelente artigo, acredito que grande parte dos blogueiros principalmente iniciantes desistem de seus blogs de forma rápida, por pensarem que o sucesso e principalmente ganhar dinheiro é algo fácil, onde ao passar do tempo a desmotivação acaba tomando conta deste blogueiro.

    Abraços!

  2. Olá Isac, gosto de artigos que são baseados em informações e fatos. O artigo acima contém estes dois ingredientes, a informação de que você precisa inovar e a inovação vista no artigo, neste caso, a forma como você escreveu o título e o primeiro paragrafo do artigo.

    Todas as informações são importantíssimas para qualquer blogueiro, iniciante ou não.

    Muito sucesso Isac, até mais.

  3. Achei estranho a desistência assim do blog, mas ao clicar (ta vendo, funcionou o artigo) entendi o motivo da desistência.
    Acho que todas as dicas para alguém que vai ou pensa em desistir de um blog são importantes. Gostei muito do tópico INOVAR pois sem ele nenhum blog consegue aquele tão sonhado destaque.
    Espero que este artigo possa servir de inspiração para outros blogueiros que estão no meio fio.
    Parabéns

    1. Obrigado pelo comentário Rafael. Realmente sem inovação não dá. A maioria dos nichos estão saturados, então é preciso inovar para se destacar. Até rimou :D. Abraços.

  4. Muito bom post! Adoro esse estilo de postagem! Mostra uma ideia, que no caso é a desistência, e então mostra motivos para não seguirmos esse caminho! Muito bom mesmo! Parabéns!

    Abraços Kelly!