Parabéns! Você criou seu blog, colocou um layout legal, já escreveu dezenas de artigos, e consegue ter um número considerável de visitas, partilhas no Facebook, tweets no Twitter, comentários, e ainda ganha algum dinheiro com seu blog. Mas será mesmo que você está preparado.

Já percebeu o número de blogs, não só blogs, mas também empresas, famosos e tantas outras coisas, que ficam bastante conhecidas, mas de repente acabam. Temos o exemplo da Kodak, que declarou moratória e está tentando se reestruturar.

Pegando o exemplo da Kodak, ela teve esse problema, pois foi prejudicada pela perda de relevância da fotografia tradicional frente ao formato digital. Isso aconteceu por falta de planejamento, pois é certo que o problema já vinha há anos. Temos exemplo disso em várias outras empresas. E infelizmente isso acontece também com os blogs.

Blog

Às vezes você pode não ter tempo para publicar muitos artigos, mesmo com o crescimento acelerado do seu blog. E a tendência é essa mesmo, quanto mais o blog cresce, mais é necessário se dedicar a ele, é por isso que diversos blogueiros, como o Gustavo Freitas, deixam seu emprego para se dedicar totalmente aos seus blogs.

E durante a sua caminhada com o seu blog, muitos outros problemas vão acontecer. Pode ser que você perca todas as imagens do seu blog, não consiga arrumar anunciantes diretos, mude o seu blog para WordPress e acabe tendo problemas, as ideias de novos artigos desapareçam, ou você tenha que aprender a investir em seu blog.

Todas essas dificuldades a maioria dos blogueiros já passou, e os que continuam na luta estão sempre tendo que aprender novas coisas para manter seus blogs no ar. Pois a tecnologia, e principalmente as pessoas, são coisas que mudam facilmente, um dia podem estar contentes com beber água, e no outro já queiram beber vinho.

E falando de pessoas, talvez você tenha que tentar encontrar colaboradores para o seu blog, e talvez esses colaboradores consigam escrever artigos maravilhosos. Mas se um dia eles desaparecerem, será que você conseguirá manter seu blog sozinho novamente.

Essas dúvidas são respondidas juntamente com outra pergunta: “Você quer mesmo manter um blog?”, se a resposta for sim, continue. Se não, acredito que você deva pensar novamente se está mesmo preparado para manter um blog.

Luciano Junior

Estudante, nerd e apaixonado pelas mídias sociais. Começou na blogosfera só como passa tempo, hoje dedica boa parte do seu tempo ao seu blog O Minuto do Saber.

Participe da conversa

3 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Infelizmente essa é a dura realidade dos blogueiros. Eu mesma estou enfrentando dificuldades em manter o meu atualizado por falta de tempo disponível, parece que um dia de 24 horas não é o suficente, mas sou apaixonada pela blogosfera e tenho o maior carinho pelo meu blog, portanto espero que minhas dificuldades sejam passageiras.

  2. Luciano,

    Como gosto de frisar, blogar é uma arte, e passar por todos esses desafios com a motivação em alta é um diferencial. Não é nada fácil superar todos os desafios, mas desistir nunca será uma boa opção.

    Abraços