Onde estão as visitas do Google? A minha teoria sobre a perda generalizada de visitas por blogs e sites.

Na semana passada estive no Search Masters Brasil.

O evento é focado em links patrocinados e Search como um todo (incluindo nesse tópico o SEO).

O evento foi fantástico, mas esse artigo não é para relatar o que foi o evento, e sim para responder uma dúvida geral de todos os blogueiros.

Onde estão as visitas do Google?

Antes de começar a falar sobre o assunto, quero esclarecer que não sou profissional de SEO (ou qualquer outra área relacionada a Search), mas trabalho profissionalmente com blogs desde 2008 e venho acompanhando as mudanças que acontecem nessa área.

Sempre que ocorre uma atualização do algoritmo do Google, reparo duas reações nas comunidades de blogueiros que participo.

Uma é de tristeza, pois muitos perdem colocação no ranking para palavras chave e caem na pesquisa, acarretando em menos visitas, menos dinheiro e ainda mais trabalho.

outra é de alegria. Enquanto uns caem, outros sobem e melhoram o ranking e ganham mais dinheiro.

Porém…

Nos últimos meses o que vemos é, quase na sua maioria, a primeira reação… tristeza geral.

Poucos são os que tem subido, mas como assim…? Onde estão as visitas do Google?

Uma resposta era que o Facebook estava “roubando” as visitas do Google, ou seja, as pessoa entravam pelo Facebook e por lá ficavam, resumindo o acesso a internet a acessar o Facebook.

Eu não aceitava essa teoria…

No Search Masters, em uma das palestras foi comentado como o Google tem usado a área de links patrocinados (essa em destaque abaixo) cada vez mais, deixando os resultados orgânicos cada vez mais abaixo na página. BINGO! Eis onde estão as visitas do Google.

onde estão as visitas do google

Para a pesquisa “hospedagem de sites”, por exemplo, na minha resolução de tela, aparecem apenas 2 resultados orgânicos antes da dobra da página.

Os resultados pagos, circulado pela linha vermelha, tomam todo o espaço e tornam a concorrência desleal… se você paga, aparece em destaque, do contrário, vai ter menos visitas, mesmo não tendo caído no ranking.

E agora, entendeu onde estão as visitas do Google?

As visitas estão nos links patrocinados, cada vez mais disfarçados de resultados orgânicos (não me surpreenderia se em breve não tivesse mais o fundo amarelo para diferenciar um do outro.

O que pode ser feito?

Na minha opinião não a nada a ser feito quanto a posição do Google de dar tanto destaque aos links patrocinados.

Agora quanto a questão de visitas o que se pode fazer é o que sempre é recomendado, não ser totalmente dependente do Google, buscar conseguir visitas de redes sociais e etc… Ou seja, mais do mesmo.

E não pensem que essa estratégia é somente do Google. Acesse o Bing e faça uma pesquisa e verá que todos os mecanismos investem nesse tipo de estratégia.

A grande saída pode ser investir em uma lista de e-mail. Fidelizar o visitante, transformando ele em leitor assíduo, assim independente do mecanismo de pesquisa, você terá uma audiência que recebe seus novos conteúdos.

Uma coisa é certa, para quem está ganhando dinheiro com blogs usando somente Google Adsense, o futuro não é dos melhores, já que sem muitas visitas dos mecanismos de pesquisa se torna muito difícil ganhar um valor interessante.

Uma saída é, junto com a lista de e-mail, trabalhar também a venda de infoprodutos, como os que encontramos no Hotmart.

Com o Hotmart não é necessário tantas visitas para se converter uma venda e ganhar mais que, talvez, o mês inteiro com blocos de anúncio do Google Adsense.

E você, o que acha disso? Acredita que essa explicação responde onde estão as visitas do Google? Tem outra teoria? Deixe-nos saber nos comentários.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

41 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Chi depender do google é viver numa montanha russa tem hora que você ta la no alto e depois desce com a mesma velocidade que subiu passo por isto. Vejo sites sem nada haver com produto e qualidade e com milhares de reclamações dos consumidores no topo. Que lixo de algorítimo é este do google que põe um corrente com milhares de reclamações na minha frente ??? Pessoal do google vocês mexem mexem e fica uma Porcaria……..

    http://www.decoresuacamiseta.com.br

    Vendo camisetas personalizadas quem quiser acessa e da uma indicada no G+ e facebook abraço

    ate+

  2. Olá Gustavo,
    Concordo com sua teoria, o Google está dando bem mais importância aos links patrocinados, isso era de se esperar, afinal é isso que paga as contas do maior buscador de conteúdo da Internet. E realmente, não podemos nos prender as visitas que vem do Google ou de outros buscadores, pois quando há essa forma de resultados patrocinados ao invés de resultados orgânicos, a tendência é perder visitas.

    No meu caso, um dos meus blogs tem um conteúdo regional e local, e até tinha bastante visitas e a grande maioria vindo do Google e Facebook, passou por um período desatualizado, e consequentemente as visitas caíram pela metade, o que antes era 1.500 a 2.000, ficou entre 500 e 1000, mas, ao voltar a atualiza-lo e com assuntos que estava em pauta, as visitas subiram muito, tendo dias em chegar a 4.000, percebi que estes resultados patrocinados não estão afetando tanto este meu Blog, talvez seja por causa do nome ou palavras chaves (Panelas PE) que não corresponde a muitas empresas ou serviços que anunciem no Google.

  3. Meu blog passou de 2700 visitas diárias para 700 visitas diárias, além de ter perdido posições no Google para outros sites onde não tratam de um assunto especifico e para postagens onde realmente não tem nenhum conteúdo que é anunciado no post, isso é realmente desmotivador.

    1. É Amigos aqui tb estou com o mesmo problema tinha 3k de média por dia dando pico de 5k no inicio desse mes caiu pra miseros 200 acessos por dia depois melhorou um pouco foi pra 1,5k essa semana ja caiu denovo ja nao sei mais o que fazer sinceramente.

  4. gustavo,

    Faz total sentido essa teoria, mas acredito que ela sozinha por si só nao explica totalmente o fenomeno.Recentemente falei sobre isso e convido-o a leitura, tenho uma ideia meio diferente sobre o problema =o)
    parabéns pelo artigo!

  5. Não gosto dos anúncios na busca, embora acho essencial para o Google. A empresa deve ter um custo de servidores altíssimo em vista do número de página que indexa. Não é a toa que o BING não consegue ser líder de mercado. Alguns nichos que não tem tanta propaganda na busca são mais fáceis de se obter tráfego.

    Abraço!

  6. O tema é interessante, é acho que a questão que você levantou responde o porquê das quedas em cliques nos blogs.

    Mas de fato, as redes sociais tem roubado pelo menos os comentadores. É um fenômeno que acontece comigo e que eu sei que vem acontecendo também com outros blogueiros: ao divulgarmos as postagens nas redes sociais, as pessoas preferem comentar nas próprias redes em vez de clicar e comentar nas postagens do blog. Eu já cheguei ao cúmulo de ter centenas de comentários na minha página do Facebook sobre uma postagem, e apenas três no próprio blog, apesar do link.

    Sobre fidelizar o leitor através do e-mail, eu achei uma ótima dica, e vou procurar o melhor método para fazer isso. Talvez seja melhor mesmo.

    Grande abraço.

  7. Eu gostei de sua explicação, realmente meus sites caiu drasticamente, e deu uma desanimada com meus artigos, porém não vou desistir. Não sei se isso procede mais quando começou a cair foi exatamente quando as imagens do google começou a mudar, ” as visualizações das imagens ” assim permitiu que a pessoa que esta interessada em algum tipo de imagem não entrasse mais no site e sim somente abrir salvar e pronto. como tenho vários artigos sobre decorações, cartões de casamento exemplos eu tive uma queda muito grande com essas visualizações, e depois foi o efeito PANDA, que todos achavam que era uma bobeira, mais é real e aconteceu, e sua explicações só é mais um ponto das mudanças do google que fez com que aquele que paga seja mais visto ou valorizado, e não é ruim para quem anuncia, mais para quem tem nicho de entretenimento, noticias e dicas como os meus sites, tenho que rebolar bastante pra tentar aumentar os rendimentos com o adsense, pois não esta dando conta, e ja estou partindo para outros afiliados também para tentar não ter tanto prejuízo. Alias não foi só com meus sites que aconteceram isso, grandes sites, que conheço, e vi o crescimento, de tamanha dimensão que fiquei até assustada, mais a queda foi grande depois das mudanças, a aconteceu exatamente depois ” mudanças da imagem do google” e essa mudança das cores dos anuncios patrocinados.

  8. Olá Gustavo, tudo bem? 🙂

    Meu blog, apesar de estar desatualizado a alguns meses passou por algumas situações esquisitas com relação a visitação nas últimas semanas. No final de Agosto as visitas caíram pela metade, eu não fiquei alarmada porque com o blog sem atualizações, já esperava esta queda, mas mesmo assim pedi ao Adelson para dar uma olhada e ver se por acaso era devido a alguma punição etc se eu tinha feito alguma “lenha”, etc. E aí, do nada, lá pelo dia 9 de Setembro, as visitas praticamente triplicaram! Não faço idéia do que aconteceu e até pedi ao Adelson novamente (coitado, não dou paz rsrsrs) para verificar meu analytics e ver o que aconteceu. Embora eu esteja feliz com este aumento nas visitas, não estou confiando de que seja algo estável… Vamos ver, depois que ele analisar direitinho as estatísticas do meu blog (eu sou uma negação pra isso rsrsrs) se tivermos algum esclarecimento, eu volto aqui para compartilhar 🙂
    Gostei muito da sua teoria e acredito que seja um dos pontos para esta mudança que afetou a muitos de nós 🙂

    Grande abraço!

    1. Samanta,
      obrigado por compartilhar essa experiência.
      É normal os blogs ganharem ou perderem posições, o que não é normal é continuar na mesma posição e as visitas para aquela palavra chave caírem para menos da metade e isso tem acontecido…
      Geralmente nas palavras onde acontece isso, existe muita concorrência de anunciantes e, por isso, muitos links patrocinados.
      Abraço.

  9. Olá Gustavo,

    Realmente essa teoria tem muita procedência. O que demonstra algo que todos estamos martelando há tempos: não ficar refém do Google. Sinceramente, vejo que em um futuro não muito distante outras empresas podem fazer frente a ele, talvez o Facebook, na criação de uma página responsiva de buscas.

    Sucesso juntos!

  10. Acredito que em partes sua teoria faz sentido Gustavo. Mais deve haver bem mais por trás desse alvoroço.
    Sei de uma coisa, com todas essas variações e manipulações do Google, está mais do que na hora de investir em todas outras estratégias possíveis de atrair e fidelizar visitas.
    Um Grande Abraço!!!

  11. É, eu ainda me pergunto, será que o adsense ainda está valendo apena tanto para os blogueiros como para o Google, já que ele cada vez dá menos chances a nos, pobres mortais, de ter os blocos de anúncios no nosso blog clicados, já que nesse caso ele tem que dividir com o afiliado o valor pago, e claro que é melhor para eles não terem que dividir com ninguém, então abusar dos links patrocinados.

  12. Todos os comentários são muito interessantes,principalmente para quem esta em inicio de conhecimentos sobre blogs,ainda não tenho experiencia necessária para criticas ou elogios,obrigado pelas informações todas foram uteis.

  13. Gustavo isto é realmente uma grande injustiça por parte do Google, nós trabalhamos dia e noite para melhorar nossos conteúdos para que eles também possam divulgar seus anúncios e é isto que recebemos em troca, o Google cada vez pior seria bem interessante se todos os blogueiros que utilizam o adsense parassem de publicar suas publicidades, pena que isto não vai acontecer!

  14. Olá Gustavo. Não devemos ter medo das coisas.. O Mundo dar voltas, e o que perdemos agora, temos chances de recuperar se continuarmos a publicar nossos artigos. Acho que é manter o foco nos mecanismos de pesquisas mesmo, como fonte de tráfego principal. Para mim não interessa de onde vem o visitante. O importante é sair satisfeito.

  15. Sou neófito no negocio de blog, tanto que criei o meu recentemente e estou ainda em busca de informações e ferramentas. Pelos comentários gerais a impressão que dá é que o Google manipula tudo isso justamente para aumentar seu faturamento, já que está perdendo terreno para as redes sociais.
    O Google é um monstro que não consegue engolir o Facebook que cresce cada vez mais em termos de divulgação para empresas.Quem sofre são os pequenos que buscam sobreviver na selva do maioral.
    Na minha opinião de mero espectador, é que os blogueiros deveriam unir as forças criando uma rede social própria para empunhar as armas na defesa dessa classe.

  16. Olá Gustavo,
    muito bom acompanhar o seu post e os comentários,
    nos informamos de novas opiniões através dos comentários.
    Suas postagens sempre enriquece um pouco mais.
    Pelo que eu entendi, devo ficar apenas com um ôlho no
    google e o outro ôlho no futuro certo?
    Um abraço.

  17. A tua teoria tem um fundo de razão. mas acho que não é só isso que vem derrubando as visitas nos sites.
    Há palavras-chave com poucos links patrocinados e ainda assim perderam visitas!

  18. Gustavo

    Será a morte da monetização de blog?

    Eu tenho dois e já percebi que o site mais antigo perdeu muitas visitas, mas o blog mais novo ganha visitas a todos dias.

    Uma questão é: Até quando?

    Com programa de afiliados já consegui resultados que utilizando somente Adsense eu iria gastar alguns anos para conseguir.

    1. Pedro Delfino,
      a morte da monetização por Google Adsense e programas CPC, talvez… mas os blogs podem continuar sendo monetizados com outros tipos de programas, como por CPA.
      abraço.

  19. Olá Gustavo tudo bem.
    Um ótimo artigo.
    Você disse tudo neste artigo o jeito é montar uma boa lista de e-mail e pra isso vale a pena investir em links patrocinados do Facebook para capturar contatos e aumentar a nossa lista de emails e depois então fazer o acompanhamento.
    Um grande abraço e sucesso.

  20. Será que todos esses posts nos encaminham a fazer um desses cursos de SEO?
    Se quisermos alcançar uma boa posição nos buscadores, sejam eles google ou outros como o bing?

  21. Bom diia senhores,

    Percebi nos últimos dias que meu blog não só saiu da 1º posição , como também dos resultados do google. Chequei as configurações de pesquisa, mas está tudo no padrão blogger. Tenho mais de 3 mil artigos, e sou “líder” desde 2009. Testei outros buscadores como o bing, e lá ainda sou a primeira referência. Só para constar passei de 8 a 10 mil visualizações diárias para 400 de sábado pra cá. Alguém tem alguma sugestão ?

  22. Ola Gustavo Tudo Bem.

    Acho que isso mais dia ou menos dia vai acontecer de o google passar a perna em quem esta se baseando em rankeamento.

    Jã estou utilizando mais em meus projetos a fidelização (seja e-mail marketing, video marketing e redes socias tornando visitantes em leads) , do que me concentrar tanto em rankear meus artigos.

    Acho que esta na hora de considerar(antes que seja tarde) que o google é tão importante que pode ACABAR com o seu negocio da noite para o dia .

    então ficar dependendo só dele não acho prudente.

    Otimo artigo e nos vemos

  23. Nos últimos meses perdi posição em algumas palavras chaves, porém passei a ranquear melhor em outras. No fim o numero de visitas vindas do google não mudaram muito. Querer forçar os links patrocinados parece coisa de buscadores de segunda e isso só prejudicaria a confiança que o usuário comum tem no google. Será que alguém que chegou nessa posição respeitando a experiencia do usuário se prestaria a isso?

  24. Eu concordo tanto com a teoria do artigo quanto a do André Santos sobre o engajamento nas redes sociais. Tudo muda o tempo todo, e devemos ser capazes de nos adaptar a essas mudanças.
    Eu mesmo tenho observado que melhorar o compartilhamento de alguns artigos meus tem elevado eles a cada dia nas SERP’s

  25. Olá Gustavo

    Pra mim essa informação está coerente com o que venho observando nos blogs.

    As visitas oscilam sem que façamos nada.
    Muitos pensam que estão errando, mas com certeza é alteração nos mecanismos de pesquisa.

    Creio que as saídas viáveis são criar backlinks em blogs de nicho, lista de leitores e também amigos das redes sociais.

    Escrevo isso porque os demais buscadores seguem a métrica do Google. Ou seja para onde um for os outros irão também.

    Quem duvida que no futuro só os que pagam terão links nas primeiras páginas? Acredito que poucos, porque o objetivo mesmo é ganhar dinheiro.

    Boa semana!

    1. Concordo.
      Se o Google algum dia chegar a fazer isso, pode até mesmo acontecer uma revolta generalizada contra o Google e daí então outro site pode aparecer. É como dizem “Todo império um dia cai.”

  26. Olá Gustavo,

    concordo com você sobre o posicionamento dos links do Adwords, isso era algo que já havia percebido, mas também concordo com o Celso, com certeza não foi só isso, ao meu ver, houve alguma mudança no algoritmo do Google que ainda não foi anunciada, provavelmente devem estar fazendo alguns testes e com isso ferrando a gente, em um dos meus projetos, 90% eram visitas orgânicas, com isso as visitas despencaram, agora tenho que traçar um nova estratégia voltada para mídias sociais, para mesmo que quando eu voltar a um bom posicionamento no Google, não fique dependente do mesmo.

    Eu tinha mais de 15 artigos com palavras chaves que estavam na primeira página do Google, com essa mudança repentina, alguns foram para a quarta página, trágico.

    Parabéns pelo artigo, qualquer novidade publica ai pra gente ok!

    Abraço e sucesso a todos!

  27. Olá Gustavo.

    Eu tenho uma teoria diferente do que está acontecendo.
    Com certeza os resultados dos links patrocinados tem ocupado maior espaço na tela, mas acho que só isso não justifica as tremendas mudanças que temos observado.

    Muito se fala em Autoridade, e popularidade na redes sociais, e esses contextos tem contado muito no rankeamento. O Google considera o engajamento nas redes sociais, e penso que esse seja o maior motivo de tanta queda de tráfego orgânico do Google.

    Muitos blogueiros ainda não sabem usar o facebook, acham que é só sair postando conteúdo, principalmente nas nos grupos do Facebook e está tudo resolvido, mas não é só isso.

    Eu estou fazendo o curso 8ps do Conrado Adolpho, e tive acesso a um outro curso de Facebook para Empresas, e realmente existe muito mais estratégias para se aprender sobre Facebook, e a principal delas é como gerar engajamento de forma correta.

    Resumindo, hoje em dia está cada vez mais complexo manter uma boa estratégia para um negócio online, e pensar somente em tráfego orgânico do Google é um tremendo erro, dificilmente um negócio digital irá se sustentar somente com essa estratégia.

    Estamos vivendo uma nova era digital, e é tempo de mudanças, quem não se adaptar irá ficando comendo poeira, ou pior triste como você disse, e sem saber como fazer para sustentar seus negócios que muitas vezes tem meses ou até anos de dedicação e trabalho.

    Espero ter contribuído com o debate.

    Um abraço.

    1. André Santos,
      Obrigado pelo comentário, foi muito proveitoso. Concordo que muitos mesmo não sabem ainda utilizar as redes sociais e trabalhar a autoridade, mas ainda penso que a grande parcela dessa queda de visitas é mesmo o que disse acima, pois não é as visitas saindo de um local e indo para outro… ou seja, eu perdi posições e outros ganharam… em muitos casos ninguém perdeu posição, mas os links patrocinados estão tomando o espaço e ele não aparece mais na primeira dobra.
      abraço.

  28. Gustavo, que o Google está querendo forçar todo mundo a fazer anúncios patrocinados no Adwords, não é de hoje que tenho percebido isso, porém não acho que seja só isso, existe algo mais na composição dos algoritmos, que está fazendo a grande maioria perder visitas e bastante.
    Eu tive uma redução aproximada de 50% das visitas vindas do Google de abril até agora, mas o que é de ficar chateado, principalmente no caso dos blogueiros que procuram na sua maioria fazer tudo conforme as diretrizes do Google, era que a orientação até então era investir em conteúdo (não sei como fazem essa análise, até hoje não consegui entender, por que um bom conteúdo pra mim, pode não ser bom para você, mas tudo bem…), aí os blogueiros investiam em conteúdo.

    O que aconteceu? Quem perdeu mais visitas ultimamente? Aqueles que investiram em conteúdo, ou seja, o Google faz o que quer, do jeito que quiser, e se gostar tudo bem, se não gostar, tudo bem também, porque se é ruim com eles, pior sem eles.
    Até que surja um concorrente do Google à altura um dia, teremos que conviver com essa realidade de perda de visitas… ou, investir em Adwords…
    Abraço

    1. Celso,
      concordo com você que não é só isso… mas é um fator importante.
      Mas o que acontece nos últimos meses é que “todos” estão perdendo visitas. Eu perdi visitas significativas em um projeto onde tenho a 3ª colocação, em média, para a principal palavra chave.
      Eu não sai da 3ª posição, mas a 3ª posição saiu da área principal, indo para baixo…

      1. Comigo aconteceu o mesmo. Estou há cinco anos criando conteúdo de qualidade, meu site recebe centenas de comentários, tem forte presença nas redes sociais. Mas com essas atualizações do Google, na minha frente apareceram sites sem nenhuma presença social e pior usando blackhat com compra descarada de links. Fiz as denúncias, mas nenhuma ação foi tomada. É extremamente desmotivador continuar criando conteúdo na internet, quando seu trabalho perde para outros sites recém chegados, com pouco conteúdo, com links comprados e sem nenhum esforço!