Recentemente, o blogueiro Iago Melanias, do blog Blogando com Facilidade, publicou um artigo onde perguntava aos seus leitores, se a vida de blogueiro era fácil. A maioria dos comentários ou todos tiveram a resposta idêntica ao título deste artigo. Vida de blogueiro não é nada fácil. Com base no artigo do Iago e nas respostas dos seus leitores através dos comentários do blog, criei este artigo para falar e postar minha opinião sobre a dificuldade em ser um blogueiro.

Em minha opinião, assim como coloquei no comentário do artigo, ser blogueiro é bastante complicado, devido a nossa dedicação na produção de conteúdos de qualidades, análises de programas afiliados e estatísticas, pesquisas e estudo em assuntos relacionados ao nosso blog, dentre outras atividades de importância para o gerenciamento de nosso blog. Com isso, listei abaixo algumas coisas que considero importante e que nos leva a acreditar que vida de blogueiro não é nada fácil.

Produção de conteúdos de qualidades

Independente do nicho ou assunto do seu blog, devemos nos preocupar, sempre, em produzir conteúdos de qualidade para o mesmo. Se você trabalha com criação de vídeos, você tem de criar um roteiro legar, para que o mesmo faça sucesso. O mesmo vale para todos aqueles que fazem podcast, que além do roteiro, tem de procurar pessoas que possui conhecimentos no assunto para realizar um bate papo interessante. Para aqueles que trabalham com textos, assim como eu e muitos outros, temos que pesquisar e estudar sobre os assuntos de nosso blog, e isso não são nada fácil, principalmente para quem tem mais de um blog e/ou bloga nas horas vagas do dia.

Atualização das redes sociais e e-mails

Um blog precisa estar constantemente nas redes sociais para atrais visitantes. Precisa responder os inúmeros e-mails que recebem, para que possamos ser prestativo com os leitores. Fazer essas duas atividades e ainda produzir conteúdos de qualidade é uma coisa que exige tempo e dedicação, também. Portanto, ter um blog é algo que vai exigir de você (blogueiro), muita dedicação na produção de conteúdo, na frequência de atualizações das redes sociais, além das respostas de e-mail que você recebe.

Análises de estatísticas

Analisar as estatísticas e fazer um relatório do mesmo é de suma importância para acompanhar o crescimento do nosso blog e de nossos visitantes. Fazer este tipo de relatório/análise exige muito tempo e muita dedicação para que não possamos errar e fazer algo espetacular.

Backup do blog, responder comentários e divulgar/editar artigos

Três coisas que devem ser feitas diariamente em seu blog e que envolve um bom tempo, é o backup do mesmo, responder comentários de leitores – coisas que nem todos os blogueiros fazem – e divulgar/editar artigos antigos. Nem sempre é necessário editar os velhos conteúdos, mas recomendo que faça essa atividade mensalmente, pois é importante para o seu próprio blog e para seus leitores novos.

Com o backup você eliminará o risco de perder tudo caso haja algum erro com seu blog/servidor e todo o blog seja excluído. Por isso, faça backups diariamente.

Em relação aos comentários, acredito que é importante responder todos os leitores, mesmo que não seja alguma pergunta ou elogio. Nem todos os blogueiros respondem (não sei o porquê), mas tentem responder os comentários e criar uma discussão acerca.

E muito mais

São várias outras atividades que todos os blogueiros devem realizar durante um dia, semana e mês. Assim como eu disse no comentário do artigo, a vida de blogueiro é muito trabalhosa e complicada, mas é muito boa e gostosa (para quem gosta). Portanto, se você deseja se tornar um blogueiro ou ainda não tem todo esse trabalho (assim como eu), fique atento, pois um dia vocês vão passar por isso.

Comente e vamos discutir sobre o assunto

Você acha que a vida de blogueiro é fácil? Quais atividades você realiza diariamente em seu blog que exige tempo? Deixe seu comentário e vamos discutir sobre esse assunto.

Participe da conversa

10 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá!
    Estou com um problema!! Me ajude por favor!!!

    Mudei meu template pelo artisteer! Tudo está ótimo, entretanto não consigo responder os comentários que fazem, pois não está disponível, já tentei de tudo, e não conseguir!! Estou desesperadaaa!!

    Me ajuda por favor!!! Queria que ficasse estilo o seu, com os comentários certinho abaixo dos leitores, e não como se fosse um novo comentário com @Nomedequemcomentou ….

    Agradeço desde já a atenção.
    Abraços,
    Marinara Ferreira.

  2. Vida de blogueiro não é nada facil principalmente quando você que se tornar um pro blogger e fazer de seus blogs seu ganha pão mais é gostando de publicar e ao mesmo tempo compartilhar com os outros o que você cria que util se torna agradavel e você estará fazendo algo que você realmente gosta.Um abraço GFsoluçoes aprendo muito com vc e ao QCB.Tony Maia

  3. Confesso que não há facilidade mesmo em ser blogueiro. Mas para ser um blogueiro, você só precisa criar um blog, basicamente. Difícil mesmo é ser um bom blogueiro. Se todos os dias, são criados novos 120 mil blogs, creio que 50% deles são de blogueiros que nunca criaram um, ou seja, novos 60 mil blogueiros novos por dia. Provavelmente, grande parte desses blogueiros não vão passar 1 mês blogando. Então essa é minha opinião, vida de um bom blogueiro é que é difícil, MUITO DIFÍCIL. Sem dúvida. Obrigado por interagir com o nosso artigo Felipe! Parabéns! Gostei bastante do artigo!

    1. Iago Melanias, obrigado pelo seu comentário.

      Realmente a vida de um BOM blogueiro é complicado. Talvez seja o costume de falar blogueiro que me levou ao título. Blogueiro é aquele que tem um blog, seja pessoal ou profissional. Portanto, um bom blogueiro ficou adequado.

      Fico feliz por ter gostado. Abraços, Felipe Santos.

  4. A vida de blogueiro não é realmente nada fácil, sobre tudo os que são blogueiros part-time, como eu! Temos que nos dedicar as atividades normais e ainda produzir conteúdo de qualidade e responder emails e comentários!

    Abraços,

    1. Escola Sites, obrigado pelo seu comentário.

      Realmente as coisas para os blogueiros part-time são muito mais complicada. Também sou assim. Trabalho o dia todo, faço curso e quando sobre um tempo, tento criar vários conteúdos para os meus blogs. Além disso, gosto de ler outros blogs que tenho como favoritos, fazer algumas criações diferentes e estudar um pouco. É complicado, mas tenho o blog como uma paixão (amor), não largo nunca.

      Abraços, Felipe Santos.

  5. Olá Junior, de fato vida de blogueiro não é nada facil, principalmente a vida de estudante blogueiro. Isso se torna mais complicado quando as visitas aumentam e temos que manter o mesmo nivel de qualidade dos artigos e ainda assim temos que responder a dezenas de emails e interagir nas redes sociais.

    Abraços, Arlindo Armando

    1. Arlindo Armando, obrigado pelo cementário.

      Blogueiros part-time são os que mais sofrem, mas continua firme e forte para que um dia possa mudar. É complicado, mas é bom. Concorda?

      Abraços, Felipe Santos.