Olá Pessoal, se você é antenado em tecnologia deve saber que ontem (15/05) começou um dos maiores eventos de tecnologia para desenvolvedores de todo o mundo e que se estende até o dia 17, estou falando do Google I/O. E como era de se esperar, a Google preparou grandes novidades para serem apresentadas nesse evento, mas nesse artigo estarei apresentando para vocês as principais mudanças da rede social Google Plus, onde nós blogueiros utilizamos e muito dessa excelente ferramenta. Ao meu ver as mudanças foram muito significativas, desde o visual até aquelas que prometem uma grande melhoria na interação entre os usuários da rede e outros serviços da Google.

G+

Nova Interface

A Google anunciou o novo visual para a rede social Google Plus, agora os usuários do Google Plus irão visualizar todo o conteúdo do site em um único fluxo, o novo formato é feito em multi-colunas e se ajusta a qualquer tamanho de tela. A tela inicial agora é composta por 3 colunas que são preenchidas com as publicações, imagens e mensagens.

O conteúdo de mídia (fotos e vídeos) agora serão expandidos de acordo com o tamanho da tela do dispositivo, isso irá proporcionar uma melhor experiência para os usuários da rede social. As hashtags não ficaram de lado, agora elas são anexadas automaticamente baseada nas informações encontradas em atualizações de status ou imagens.

Algo que eu gostei bastante foi a parte de publicação na rede social, ao clicar para escrever algo ela simplesmente se separa das demais colunas, dando ainda mais ênfase para o que será publicado.

G+2

Hangouts

Existiam rumores de que a empresa estaria trabalhando numa plataforma unificada chamada Babel, esse novidade foi confirmada. Houve um reformulação no serviço fazendo o possível para que os usuários possam conversar através de múltiplas plataformas. As conversações pelo Hangout podem ser regulares ou em grupos, dando a possibilidade que usuário entre e saia a qualquer momento. Também ficou mais fácil compartilhar fotos, conversar via texto e realizar chamadas ao mesmo tempo.

Fotos do Google Plus

Essa foi uma das últimas mudanças feita na rede social, mas nem por isso ela deixa de ser importante. Depois da aquisição do Snapseed há mais ou menos oito meses, a expectativa é que os recursos de fotos do Google tenham o mesmo padrão do app. A empresa investiu em quatro pontos principais para que essas melhorias se tornassem possiveis, veja logo abaixo.

  • Backup

O Backup nada mais é do que um local de fácil acesso onde todas as suas imagens possam ser armazenadas, assim todo o conteúdo de imagens postado na rede social estará armazenado em um local seguro onde os usuários terão fácil acesso.

  • Highlight

Esse recurso analisa as imagens postadas na rede social e faz uma seleção das melhores fotos para se destacarem no álbum dos usuários da rede. Os critérios usados para a seleção são baseados em diversos fatores como foco, pessoas, estética, exposição, afinidade e muitos outros.

  • Enhance

Esse recurso é basicamente um ajuste automático das fotos, ele faz pequena correções em suas imagens de forma automática, melhorando assim a cor, redução de ruído, contraste, entre outros. Ainda estão presentes outro modos bem interessantes, sendo eles, colagem, HDR, sorriso e panorama.

  • Aewsome

Essa funcionalidade é simplesmente incrível, ela ajuda a transforma sua imagens em GIFs animados. As fotos tiredas em modo burst podem ser carregadas e depois transformadas em GIFs animados de forma prática e rápida, tudo isso sem sair da rede social.

Conclusão

Essas foram as principais mudanças da rede social Google Plus, ao meu ver, elas foram bem significativas e tenho certeza de que muitas outras ainda estão por vir, com isso estaremos sempre ganhando novos recurso, que com certeza poderão ser usados a favor dos nossos projetos.

O que achou dessas mudanças do Google Plus?
Comente e deixe sua opinião.

Claudio Oliveira

Claudio Oliveira é Empreendedor Digital e atualmente vive dos seus ganhos na Internet. Está na blogosfera desde 2009 e dessa data em diante não parou mais de blogar. Você pode conferir suas dicas sobre...

Participe da conversa

6 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá Claudio Luiz tudo bem.
    É realmente eu ainda não sabia de todas estas mudanças do Google Plus, mais pelo o que você explicou aqui no seu artigo, parece que eles estão melhorando e muito, mais é claro desde que o facebook, tomou o lugar do Google, eles estão fazendo de tudo para voltar a ser top de novo, e isto é bom, para nós pois assim tanto o google como o facebook, não irão ficar parados mais irão sempre buscar melhorias que irão ajudar aos blogueiros a divulgar o conteúdo de uma forma cada vez melhor.

    Belo artigo, e ótima a sua explicação, bastante esclarecedora mesmo.
    Um grande abraço.

    1. Olá Daniel,

      realmente esse grande investimento e as constantes mudanças do Google Plus são devido a disputa com o Facebook pelo primeiro lugar, e como você mesmo disse, isso será muito bom para nós, pois teremos novos recursos para divulgação e interação com o nosso público.

      Grande abraço e obrigado pelo comentário.

    1. Olá Italo,

      no topo existe um menu horizontal onde estão os circulos e também algumas funções como perfil, fotos, páginas e outras funções, ok.

      Abraço!