Para alcançar o sucesso, em qualquer area da vida, é preciso saber o que você define como sucesso. Pois o que é sucesso para você pode não ser para mim. Cada pessoa acaba definindo seu grau de sucesso, de acordo com suas preferências e expectativas.

Com um blog, não é nada diferente. Para alcançar o sucesso com o seu blog, primeiro é preciso identificar qual sua visão de um blog de sucesso. Ter vários visitantes por dia? Ter várias curtidas nas redes sociais? Ter vários comentários nos artigos? A definição de sucesso de um blog acaba sendo muito pessoal.

Mas idependentemente de sua definição de sucesso, você precisa de um item fundamental para alcançá-lo: planejamento.

Mas por que Rodrigo? Porque apenas com planejamento, você identificará o “como” chegar “onde” você almeja. Vamos para um exemplo prático:

Estabeleceremos como objetivo ter mais comentários em seus artigos. Para isso, você precisa envolver o leitor com seu texto, explorando o texto de uma maneira que ele se sinta motivado a compartilhar seu ponto de vista.

Muitas vezes, frases simples ajudam e muito: “O que você acha disso? Concorda ou discorda? Deixe seu ponto de vista nos comentários!”. O Gustavo costuma usar essa tecnica em seus artigos e o resultado normalmente é positivo. Mas existem outras maneirass de motivar seu leitor. Leia o artigo  15 estratégias para conseguir mais comentários nos seus artigos do Paulo Faustino do Escola Dinheiro.

Este é um exemplo, mas você pode (e deve) procurar mais objetivos que ajudem você a alcançar seu nível de sucesso pretendido. Estabeleça metas para curto, médio e longo prazo e empenhe-se em cumpri-las.

O que você espera do seu blog em 2013?

Lembre-se: só é possível alcançar algo quando se sabe o que quer alcançar. Abraços e até a próxima!

 

Rodrigo Zandonadi

Formado em marketing pela UNIP - Universidade Paulista, adoro desenvolvimento web, blogs, wordpress e redes sociais. Dono dos blogs Aprenda Blogando e Universo...

Participe da conversa

5 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Rodrigo,

    Valeu pelo artigo. Desejo deixar uma sugestão? pra você e o Gustavo: deem continuidade no artigo, escrevendo sobre os demais assuntos citados no segundo parágrafo. Feliz 2013 a todos.

  2. Planejamento é muito importante, montar estratégias e se organizar. O sucesso é algo que conquistamos a cada dia, mas se fizermos alguma coisa a cada dia para tal. O inverso também funciona, mas para o fracasso.

    Boa dica Rodrigo!
    🙂