Na blogosfera fala-se Seu blogger está seguro?muito de como criar e desenvolver um blog, com qualidade, conteúdos interessantes e obter o sucesso do mesmo. Mas e se de repente o trabalho de meses ou até anos for perdido, simplesmente porque o blogueiro não deu atenção a algo fundamental. A segurança do seu Blog.

Essa dica é para os blogueiros do Blogger, pois é uma plataforma popular e muito utilizada, e por ser um produto do Google os usuários normalmente usam com a mesma conta e senha do Gmail, Google plus e até o velho Orkut. No entanto, os riscos não estão presentes apenas nas redes sociais e e-mails, ou são exclusivos de blogs da plataforma Blogger. A segurança deve ser uma constante sempre na blogosfera. Proteja bem seu privilégio de administrador.

Conta de administrador

Privilegio é uma permissão especial ou uma vantagem concedida a alguém. Mas você já sabe disso. O que muitos não sabem é que essa concessão também pode ser um risco na proteção do seu blog. Antes de criar um novo blog, é preciso criar uma conta com os dados de acesso do usuário: e-mail e senha. No Blogger, basta o usuário já ter uma conta em outro serviço ou produto do Google que o mesmo poderá ter acesso a plataforma Blogger. Após criar a conta, recebe o privilégio de administrador, o que lhe dar acesso a funções de configuração e permissões no geral, como tem que ser.

Com a conta de administrador pode se tomar decisões que afetam totalmente o blog, como por exemplo: mudar layout, adicionar ou remover miniaplicações (weidgets ou gadgets), mudar o nome ou endereço do blog, editar postagens de qualquer autor e principalmente excluir elas ou até o blog inteiro.

Veja mais:

Como dar privilégios de administrador no Blogger

Conta de autor

Autores no blogger tem acesso apenas às postagens feitas por ele mesmo, configurações são restritas e o mesmo não tem nem metade do privilégio concedido ao administrador. O mesmo fica sujeito apenas ao trabalho de editar postagens. Um autor pode se tornar administrador do blog, no entanto, se for uma permissão dada pelo administrador.

Dicas de segurança para o blogger:

  1. Se alguém invadir a conta de administrador, poderia roubar seu blog fácil, causando assim um grande transtorno, destruindo o que levou tempo para ser construído, destruindo seu trabalho.
  2. Crie uma segunda conta para o blog;
  3. Com a atual conta de administrador envie um convite para a nova conta criada;
  4. Conceda o privilégio de administrador a nova conta, atualize e retire o privilegio da sua conta atual a deixando apenas como autor, é importante deixar a conta de administrador fora de alvo;
  5. Toda vez que for fazer postagens use a de autor, já que esta vai ser uma rotina constante;
  6. Nunca der privilégios a algum colaborador do seu blog, salvo se confiar muito nele e ele tomar também as devidas medidas de segurança.

Seu computador nunca estará totalmente seguro, muito menos seu blog, portanto, nunca é pouco seguir dicas e recomendações de segurança. Sempre mantenha seu antivírus atualizado e se tiver dinheiro para investir poderá comprar versões pagas já que são mais completas e possui alguns planos e pacotes voltados para segurança na Internet. Lembre-se: “melhor prevenir do quê remediar”.

Guilherme Amarino

Graduando em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, formado em Técnico de Informática. Atualmente conteudista e desenvolvimento web de templates para a plataforma do blogspot. Conheça o www.amarinoblogger.com

Participe da conversa

4 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá, boa noite!

    Excelente dica de segurança sobre blog. Como estou iniciando na blogosfera esse post e de extrema importância, mesmo tendo ciência de que na net nem tudo e 100% seguro.

    Abraço.

    1. Com certeza!

      O que separa o privilegio é apenas uma senha com poucos caracteres que as pessoas insistem em simplificar com o nome de alguém ou sua data de nascimento, já vi casos em que a senha era senha 😀

      Já disseram uma vez: “Computador seguro é aquele que está desligado e enterrado no fundo do quintal”.