Pode haver uma situação quando você tem um tema de WordPress personalizado ou apenas um cabeçalho personalizado em que  deseja remover o título do blog WordPress e/ou a descrição. Existem várias maneiras certas para fazer isso e uma maneira muito muito errada.

Maneira Errada

Primeiro vamos começar com o caminho errado, que é apenas remover o título e subtítulo (descrição) de dentro do menu de configurações gerais. Isso fará sua página principal do blog sem título para os motores de busca. Assim se os motores de busca não podem ver o título de seu site ou blog, realmente não importa o conteúdo pois não terá relação ao título em branco! O mais fácil de verificar isso é olhar para seu web browser, na barra de título (parte superior) ao mesmo tempo na página principal do blog e veja o que acontece se nada é exibido na mesma.

titulo, wordpress

Maneira Correta

A maneira correta é manter o Blog título e subtítulo no lugar e apenas dizer a seu tema de WordPress para não para exibí-los. Primeiro você precisa olhar para o arquivo de cabeçalho de temas para ver como e o que ele está chamando para o título e descrição. No WordPress dashboard ir em Aparência => Editor.

No lado direito clique em arquivo “header.php”. Deve haver algo parecido com isso:

<?php bloginfo('name'); ?>

<?php bloginfo('description'); ?>

Esse código deve ser muito comuns para quase todos os temas do WordPress, mas se você não os têm procure como é chamado na página onde fez o download do tema.

Em seguida, temos que procurar o arquivo de cabeçalho no CSS. No exemplo abaixo podemos ver que a classe blogtitle e desc são as chamadas no arquivo Style.CSS. Por favor, tenha em mente que seu arquivo Style.CSS provavelmente chamará estes de algo diferente. Quebre um pouco a cabeça e encontre-o! =)

<h1 class="blogtitle">
<a href="<?php echo get_option('home'); ?>;/">
</a></h1>
display:none;

Agora sabemos para o que olhar no arquivo Style.CSS: as classes blogtitle e desc . Então clique no arquivo Style. CSS para abrí-lo no editor. Eu sugiro que você copie todo o texto lá e salve no seu computador como um backup, se algo der errado.

Você foi avisado! =D

Tudo que precisamos fazer é dizer ao Style.CSS do tema para não exibir o título, adicionando o comando “display: none”. Abaixo mostro o código adicionado ao arquivo Style.CSS dizendo para mostrar. Mais uma vez tenha em mente que o código do seu tema específico poderá ser algo um pouco diferente do que é mostrado abaixo! Tudo que você tem que fazer é adicionar a último linha “display: none;”

#header h1.blogtitle 
{font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;
margin:-0 0 0 0;
Padding: 0 0 0 20px;
text-align: center;
display:none; }

Em seguida a classe desc. Novamente, tudo o que precisa fazer é adicionar a exibição “display: none;” à folha de estilos.

#header p.desc
{font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif;
font-size: 12px;
margin: 0;
Padding: 0.
text-align: center;
display:none; }

Agora o título e descrição de seu blog não será visível para os visitantes, mas ainda será visível para os motores de busca!

Se você gostou deste post, sinta-se livre para deixar um comentário!

Leonardo Rodrigues

Apaixonado por internet e curioso por SEO sempre está envolvido em algum projeto web. Você me encontra também no blog Negocio Seo e vê meus Projetos e Redes Sociais...

Participe da conversa

19 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Saudações Gustavo!
    Como faço para retirar o subtítulo no blogger, pois fica um coisa repetitiva. Aparece no visual o título bem grande e acima do arquivo do blogger, à direita, novamente se repete o titulo do blogger, esse subtítulo eu desejo retirar ou colocar algo mais sugestivo. Vc pode me ajudar ? O endereço do blogger: Viver no mundo sem ser do mundo – kyrakally,blogspot.com

  2. Ola, gostaria de saber como faço para exibir apenas a descrição do plugin all one pack ao invez de exibir a descrição do proprio tema?

  3. Uma dúvida: E se eu tiver colocado um tema onde apareça o nome do site e o subtítulo no layout, no topo, mas não na barra do navegador? Como faço para pôr lá?

  4. Parabéns pelo artigo, Leonardo! Consegui de primeira e funcionou exatamente como eu queria. Continue sempre o bom trabalho e boa sorte! =*

  5. Isso não vai contra os princípios de que não se pode ocultar texto??? É estranho e arriscado em termos de SEO, display:none não é legal…

    1. Camila,

      Há coerência nas atitudes do Google. O display:none é um recurso usado de diferentes maneiras e há muito tempo. Não pense que se usá-lo o Google irá baní-la, nada disso!
      O que é ilegal é usá-lo como recurso para aumentar o número de palavras-chave na sua página. O exagero que é ilegal e não propriamente o display:none

      Escrever “Quero Criar um Blog, Quero Criar um Blog, Quero Criar um Blog, Quero Criar um Blog, Quero Criar um Blog, Quero Criar um Blog, Quero Criar um Blog, Quero Criar um Blog, Quero Criar um Blog, Quero Criar um Blog, Quero Criar um Blog, Quero Criar um Blog, Quero Criar um Blog” e aí dar um display:none é ilegal.

      Para exemplificar uso até uma citação do Anderson Chipak: “Esconder um pequeno trecho (como: mostrar telefone – ai você clica e o fone aparece), para mostrá-lo quando for conveniente, não será considerado Black Hat. Mas se exagerar, será.”

      Abraços e Obrigado por visitar o blog!