Hoje faremos uma entrevista com o Rafael Luiz, do Futebol Extensivo. Veja a entrevista logo abaixo e visite o blog do Rafael. Pra quem gosta de futebol, eu recomendo.


Apresentação:
   Olá, meu nome é Rafael Luiz da Silva e atualmente moro em Setúbal, Portugal. Sou natural de Santa Rita(PB), Brasil. Faço a administração do blog Futebol Extensivo desde  Fevereiro de 2012.

Você já  trabalhou com blogs do seu mesmo nicho?
   Trabalho atualmente no Mundo do Futebol. Escrever em muitos blogs sobre o mesmo assunto pode dispersar demais o conteúdo do qual escrevemos, por isso é importante ter essa atenção e não sair por aí procurando blogs do mesmo nicho que o seu. É preciso  moderação e comprometimento onde estamos como autores.

E quando surgia a ideia de criar um blog?
   Uma vez navegando na internet apareceu a página inicial da plataforma blogger e a partir daí senti a vontade de criar um. De princípio seria um blog de downloads de jogos, músicas, etc. Tipo um portal com vários temas. Lendo um pouco mais sobre os blogs descobri que tinha que escolher um nicho que fosse bom e prazeroso para publicar meus artigos e resolvi criar um blog de futebol onde mantenho da melhor forma possível. Os blogs e sites nos fascinam e a ideia de criar um blog ou um site foi algo natural para mim.

Já teve ou tem outros blogs?
   Sim. Sou um dos administradores do Sobre Documentários.

Você já pensou em se tornar Problogger?
   A resposta é sim. Tem que ter esse interesse e procurar aprender muito em todos os ramos da blogosfera. Conteúdo original e SEO são fatores que podem contribuir muito para um blog bem sucedido. Se seu blog tem uma boa estrutura(Layout) e um bom conteúdo você pode se destacar e usufruir dos ganhos do seu blog. É uma questão de procurar ser profissional ao  máximo.

 Já pensou em desistir do seu blog?
   Vou fazer de conta que não li a pergunta, Rs.

E quanto a sua renda você recebe algo?
   Trabalho com os anúncios do Adsense. É cedo para dizer uma resposta mais objetiva. Quero sim ganhar alguma renda com meu blog, faço por merecer o tempo que levo a escrever artigos de valor aos meus visitantes.

Você  mantém o seu blog por hobby ou gostaria de se tornar Problogger?
   É algo profissional mesmo. No Futebol Extensivo o conteúdo é levado a sério com objetivo de mostrar as informações atualizadas e de interesses que considero importantes no momento. Se mim tornar um pro-blogger será algo excelente mas não é nenhuma obsessão. Não procuro ter rótulos disso ou daquilo, as coisas devem ser equilibradas .

Com quantos anos e idade você começou a blogar?
   Sinceramente não sei mas deve ter sido com 23 ou 24 anos de idade, não tenho resposta exata para essa pergunta.

E seu interesse, quando você tomou essa iniciativa no ramo de blog?
   Essa iniciativa no ramo de blog é para mim algo importante para a Blogosfera. Penso que cada um deve melhorar seu(s) blog(s) da melhor maneira.

Se for o caso de algum dia uma pessoa se interesse pelo seu blog, você venderia?

   Provavelmente não! No entanto seria algo que tinha que pensar! É uma pergunta difícil de responder.
Desde o Tempo que você é blogueiro, do que você mais se orgulha?

   Quem é blogueiro tem que se orgulhar do que faz. Não é fácil está onde estamos. Temos que ter sempre alguns requisitos ou passos essenciais para ter um blog de qualidade, como: Cuidar da parte do SEO, desenvolver conteúdo de qualidade, pesquisar, saber um pouco de html, css, php, etc. Divulgar nossos links, relacionar com outros blogueiros, monitorar estatísticas, entre outros é a base principal da qualidade de um blog. O meu orgulho passa sobretudo pelo reconhecimento do que falo. Receber elogios dos nossos amigos é sempre motivador e não fujo a regra.

Qual foi o maior orgulho que você já teve com o seu blog?
   Aprender que a internet tem espaço para todos e sobretudo adquirir conhecimentos com vista a aperfeiçoar meu blog. O orgulho se adquire diariamente por assim dizer.

Qual foi sua pior atitude na Blogosfera?
   A pior atitude que tive foi buscar ter tudo rápido demais. Não podemos entrar na blogosfera achando que tudo é fácil, temos que ser sensíveis aos nossos interesses sem sair do foco principal que é blogar.

No que mais inspirou você a blogar?
   É o fato de gostar do que falo. Um tema pelo qual gostamos nos transmite forças e inspiração para blogar. Cada pessoa tem seus temas favoritos.

Como surgiu a ideia de criar o Futebol Extensivo?
   Sempre gostei de futebol e acompanho sempre que posso. Não seria justo na minha opinião deixar de criar um blog com esse tema. Não houve idéia e amor por esse esporte maravilhoso que é  o futebol.

Para você  qual foi a maior conquista em blogar?
   A conquista mais importante é ganhar muitas amizades. Amizade acima de tudo!

Você inspira em algum blogueiro? Se sim, quais ?
   Sim! Blogueiros como Gustavo Freitas, Marcos Lemos, Alan de Souza, Bruno Simomura, Iago Melanias, Paulo Faustino e Luciano Santos são alguns exemplos de bons blogueiros, no entanto acompanho muito mais que os listados aqui.
Alguns blogs que recomendo, além do meu:


Eduardo Silva

Sul Mato Grossense de coração! Futuro Web Design e Design Gráfico. Tenho 21 anos e adoro tecnologia e internet!

Participe da conversa

31 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Muito bom a entrevista, O Rafa é um otimo blogueiro
    Tudo que desejo é jornada de SUCESSO pra vc meu mais novo amigo…
    -Anginha’ 🙂

  2. Ola meu amigo Rafael…adorei ler sua entrevista ,muito inspiradora e motivante para quem quer iniciar em fazer o mesmo…
    Como você fala é muito importante acima de tudo ter gosto por aquilo que falamos no nosso blog ..é muito importante…!!
    Depois quando fala nas amizades que se criam,acima de tudo a amizade…é fantástico e este meio dá-nos a possibilidade de conhecer pessoas te todo o canto do mundo com diferentes visões ,e com elas trocar opiniões o que se traduz depois em mais conhecimento em sermos cada vez melhores naquilo que fazemos…
    Grande Abraço Meu Amigo Rafael

  3. Li o artigo e devo dizer que é uma boa entrevista. No entanto, tenho que dizer que percebi vários erros de gramática no texto que podem comprometer bastante. Também acho que você, Kelleany, deveria ter colocado o link do blog do Rafael para que os visitantes pudessem visitar o blog do entrevistado e conhecer o seu trabalho, eu não conheço e terei de procurar para achar o link do mesmo, não é difícil achar, mas veja que muita gente não vai perder seu “precioso tempo” para ficar procurando e tentando achar o link do blog certo do Rafael. É meu primeiro comentário aqui e só fiz uma avaliação rápida do post 😉

    Abraços.

  4. Comentário da Samanta… Muito bom. Na verdade os comentários no geral são positivos, isso mostra que não só você (Rafa) como blogueiro mais também para Kelleany Santos são bons e estão evoluindo para a excelência.
    Gostei de conhecer um pouco mais de ti Rafa.

    Sucesso a todos!

  5. Olá !!!

    Maravilhosa a entrevista, ótima questões e as respostas do Rafael demonstram uma pessoa centrada, inteligente, focada e que sem dúvidas está no caminho certo para o sucesso !
    Nos conhecemos recentemente e já admiro e respeito muito a conduta dele no meio virtual, primeiro por fazer um blog sobre um assunto do qual gosta, acredito firmemente que esta é uma grande qualidade e um dos melhores motivos para criação de um espaço e segundo porque ele é uma pessoa atenciosa, educada e que motiva os que lhe cercam, isso é algo muito importante na blogosfera e fora dela.

    Parabéns aos dois pela excelente entrevista e por nos oferecerem esta oportunidade de conhecermos mais o Rafael 🙂
    Grande abraço !!!

  6. Fantástica entrevista, parabéns!

    O Rafael é um optimo profissional, começou a sua carreira à muito pouco tempo e já está a dar frutos.

    Continua com esse excelente trabalho Rafael.

    Tenha um dia fantástico,
    Fábio Pinheiro

  7. Muito boa entrevista, algumas perguntas eu lia a resposta do Rafael e fazia a minha resposta também!

    Rafaek, você fez o certo em escolher o tema de futebol! Se tentarmos algum nicho que não gostamos ou que não nos imaginamos escrevendo sobre ele, é certo que vai dar errado!
    Eu já tentei de futebol, jogos, tecnologia, mas percebi que o que eu me sinto bem escrevendo é o nicho de metablogs!

    Att.
    Denis Gomez ( Mundo Blogger )

    1. Olá Denis

      Você tem razão,já tentei um nicho sobre games mas não deu certo,tive que estudar vários metablogs até que enfim eu consegui um nicho certo…
      abraços..