Na atualidade, nada é mais comum que ver pessoas buscando seus espaços no mundo virtual para expor suas ideias, interesses, ou mesmo de alguma maneira conquistar um bom retorno, podendo este ser: Financeiro, intelectual ou até, cultural. Não menos recorrente que essa busca por espaço é a decisão de muitas pessoas que decidem iniciar rumo a seus objetivos através de um blog, e é aí que vem o primeiro obstáculo, e a questão que vem a mente é: Quero criar um blog, mas, como fazer?

como fazer um blog

Pois bem, esse artigo não visa percorrer todo o caminho de como fazer um blog e todo o processo envolvido nessa empreitada, mas sim trazer à tona de forma simples e objetiva o que é necessário para iniciar um bom projeto com blog.

Primeiramente antes de iniciar um blog é importante definir o principal objetivo com tal projeto, ou seja, ter muito claro em mente se a intenção é monetizar, expandir o nível de relacionamento, gerar empatia no mundo virtual, mostrar a visão crítica do autor, ou quaisquer que sejam as intenções. Ter um alvo definido reduzirá em muito as possibilidades de frustrações com o novo blog.

Tendo definido o foco principal do blog, é hora de definir a plataforma que será usada no projeto, sendo que atualmente as duas ferramentas mais populares para blogs no mercado chamam-se WordPress e Blogger, cada uma com suas particularidades. O WordPress é um blog premium (embora também possua versão gratuita), em contrapartida o Blogger é na opinião desse humilde escritor a melhor plataforma gratuita da internet para blogs devido a sua capacidade de customização, hospedagem na nuvem e, sobretudo, aperfeiçoamento orientado à melhor experiência do usuário.

Após ter definido a plataforma com a qual deseja iniciar o projeto, o próximo passo é definir o tema do blog e os temas dos primeiros artigos a ser publicados. Para essa tarefa recomendo utilizar duas excelentes ferramentas gratuitas do Google para mensurar volume de buscas por palavras-chave e perfil das buscas, essas ferramentas são; Google Keyword tools e googletrends. Em outros artigos abordaremos de forma mais abrangente esse tema e temas orientados a dicas para melhores resultados com seu blog.

Gostou do artigo de hoje? Deixe um comentário sobre o assunto!

Eduardo Silva

Sul Mato Grossense de coração! Futuro Web Design e Design Gráfico. Tenho 21 anos e adoro tecnologia e internet!

Participe da conversa

3 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.