Ontem, já a noite, foi liberada a versão 3.4 do WordPress, apelidada de “Green” em homenagem ao guitarrista Grant Green.

Hoje instalei a versão (que até o momento ainda não possui uma atualização em português do Brasil já está disponível também em Português do Brasil) e vou analisar um pouco das mudanças ocorridas nessa versão.

De acordo com a nota oficial publicada no WordPress.org em “WordPress 3.4 Green” as melhorias dessa versão mais significativas estão na personalização de temas, cabeçalhos personalizados, incorporar mensagens do Twitter e nas legendas das imagens.

Mudanças na versão 3.4 para o usuário comum

As principais mudanças para você, que utiliza o WordPress no dia-a-dia para produzir seu conteúdo.

Visualizar as modificações no tema atual

Agora você pode fazer várias modificações nos temas instalados em seu blog como mexer no cabeçalho, fundo, etc, sem a necessidade de ativar o tema para verificar as modificações. Agora em Aparência – Temas você encontrará abaixo dos temas instalados em seu blog um novo link, o Personalizar (Customize) onde você poderá acessar o tema e ter acesso a várias ferramentas para modificar o título, as cores, a imagem do cabeçalho e muito mais. E você verá todas as mudanças em tempo real, mas sem alterar nada nas páginas para os seus visitantes.

mudanças no WordPress 3.4

Cabeçalhos personalizados

Você agora pode definir a altura e a largura de sua imagem do cabeçalho. Agora os temas terão um tamanho de imagem recomendado para cabeçalhos personalizados e não um tamanho fixo. Mas é necessário que o tema escolhido dê suporte a cabeçalhos customizados.

Ficou fácil incorporar mensagens do Twitter

Quer reforçar algo que disse em seu blog com uma mensagem do Twitter? Agora ficou muito fácil. Agora basta você colocar a url da mensagem no Twitter e ela será incorporada, dando ainda a oportunidade do leitor dar RT, Responder,favoritar o tweet e até seguir o usuário do Twitter diretamente de seu blog.

Confira abaixo, eu apenas coloquei o link na aba “html” e pronto, a imagem abaixo você gerada automaticamente.

Funciona também pra outras urls como o Youtube, Vimeo, Flickr, Photobucket e outros. Confira todos no tópico Embeds do Codex do WordPress.

Suporte a html nas legendas das imagens

Agora você consegue colocar html nas legendas das imagens. Pode utilizar por exemplo pra colocar os créditos da imagem ou negritar uma parte que ache importante. Você pode ainda aproveitar pra colocar um link (caso a imagem seja sua) para o seu termo de uso das imagens.

Mudanças na versão 3.4 para desenvolvedores

As principais mudanças para você que utiliza o WordPress para desenvolver projetos cada dia melhores.

Foram feitas várias mudanças, incluindo mudanças no XML-RPC e nas API’s dos temas, customização do cabeçalho e background. Foram feitas também outras mudanças para otimizar a performance de queries em banco de dados, o que pode tornar os blogs mais rápidos, principalmente os maiores, com grandes bases de dados.

Várias outras mudanças ocorreram para os desenvolvedores e recomendo os seguintes links pra ficar por dentro de tudo que está sendo modificado.

Conclusão

Mais uma vez a equipe de desenvolvimento do WordPress mostra que está atenta ao que a comunidade precisa pra transformar seus projetos em realidade.

E você, o que achou dessa nova versão e das mudanças realizadas? Deixe seu comentário.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

5 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Saudações mestre Gustavo,

    Sem dúvida a plataforma WordPress é apaixonante,super flexível e versátil.
    Sem dúvida os desenvolvedores do WP são super atentos e qualificados em questão de melhoramentos, sempre aparecem com uma nova inovação pedida pelos usuários.
    Estou no aguardo da atualização para o PT-BR para que eu possa atualizar o meu WP.

    Abraços, Elias Quintão.