A maneira certa de apresentar o conteúdo de um blog aos usuários é sem dúvida um dos fatores que auxiliam ou não um projeto alcançar o sucesso. Cada público deve ser estudado e a ele apresentado o conteúdo do blog de maneira clara, objetiva e bonita.

Os segmentos que um blog atua influenciam diretamente no formato que o conteúdo deve ser apresentado. Com isso em mente, a nova versão do WordPress 3.6 tem uma novidade magnífica: os Post Formats.

O Post Formats (ou Formatos de Post em português) te dá a opção de escolher entre alguns tipos de postagem, ou seja, como você quer ou precisa  inserir no blog o seu conteúdo. Esta opção estará logo acima do editor de posts, de maneira bem similar ao Tumblr.

post-formats-ui-wordpress

Para os desenvolvedores web, isso implicará em um pouco mais de trabalho. Será necessário criar um loop para cada tipo de post. Segundo o Lucas Haas do Chocola Design, as tags específicas serão:

<?php the_post_format_image(); ?> Imagem

<?php the_post_format_video(); ?> Vídeo

<?php the_post_format_audio(); ?> Áudio

<?php the_post_format_link(); ?> Links

<?php the_post_format_quote(); ?> Quotes (citações)

Outros formatos: Chat – Status – Galeria de imagens e o Post tradicional.

As tags específicas serão incluídas logo após o início do loop. Vamos usar como exemplo um loop para o post format áudio:

<?php if(have_posts()): while(have_posts()): the_post(); ?>

<?php the_title(); ?>

<?php the_post_format_audio(); ?>

<?php endwhile; endif; ?>

Assim, na criação ou customização de um tema, os post formats podem ser incluídos onde o blogueiro ou desenvolvedor achar mais interessante.

O que pode ser feito também é fazer uma chamada assim no single.php ou index.php:

<?php while ( have_posts() ) : the_post(); ?>

<?php get_template_part( 'content', get_post_format() ); ?>
<?php comments_template(); ?>

<?php endwhile; ?>

E criar os loops em páginas específicas, como content-audio.php ou content-image.php. Assim, o código <?php get_template_part( ‘content’, get_post_format() ); ?> chama os diferentes formatos de posts.

Um pouco mais sobre o WordPress 3.6 no artigo “Disponível WordPress 3.6 Beta 2” que escrevi no Aprenda Blogando.

Clique aqui para baixar o WordPress 3.6 Beta 2

O que acharam dos Post Formats? Comente abaixo!

Rodrigo Zandonadi

Formado em marketing pela UNIP - Universidade Paulista, adoro desenvolvimento web, blogs, wordpress e redes sociais. Dono dos blogs Aprenda Blogando e Universo...

Participe da conversa

2 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Informação útil. Post para ser guardado nos favoritos para uma possível consulta. Não menos importante, a apresentação do post quando chama a atenção para a relação que deve ter, em qualquer blog, público alvo, conteúdo, linguagem e design.
    Parabéns pelo belo post, Rodrigo!