O Alejandro Salinas escreveu um artigo aqui no blog recentemente falando sobre 7 critérios para escolher plugins para WordPress. Hoje resolvi abordar novamente o assunto, mas listando os plugins que todo blog profissional precisa ter, na minha opinião.

Já criei mais de 50 blogs profissionais, então acredito que posso lhe ajudar na tarefa de instalar os plugins essenciais para seu projeto. Não vou apenas citar os nomes dos plugins que utilizo, vou também relacioná-los por categorias como segurança, otimização, publicidade, etc.

No momento que escrevo esse artigo o WordPress.org possui mais de 32 mil plugins. Então como escolher corretamente os plugins para seu blog profissional? Não vou entrar nesse mérito, já que no artigo citado no início o Alejandro explica justamente isso.

relação dos melhores plugins wordpress

Este artigo tem a finalidade de te mostrar as categorias que deve trabalhar e também os plugins que eu utilizo. E que fique claro que não sou o dono da verdade e que você não é obrigado a usar esses plugins. Vou listar os que utilizo hoje, mas pode ser que amanhã apareça um melhor nessa categoria.

16 Plugins que todo blog profissional precisa ter

Vamos então a relação. Não vou colocar link para nenhum plugin, pois acredito que a maneira mais simples de se instalar um plugin é acessar diretamente a área administrativa e procurar pelo plugin, usando seu nome.

1- Anti spam

Quando você instala o WordPress, na maioria dos serviços de hospedagem, já vem junto com a instalação um plugin pra evitar o spam nos comentários de seu blog. O que uso e recomendo é o Akismet que é desenvolvido pela mesma empresa do WordPress, a Automattic.

2- Segurança

Apesar das contantes atualizações do WordPress, a segurança de seu blog profissional também passa por você. São duas ações importantes nessa categoria.

Sempre que iniciar um novo blog profissional providencie um plugin de backup. O plugin de backup que uso atualmente é o WordPress Backup to Dropbox. Esse plugin salva tanto o banco de dados como tudo que você tem no FTP para o Dropbox.

Outro plugin muito importante é um que vigie o que acontece no seu blog e reporte problemas. O plugin que uso pra isso é o Wordfence Security. Ele possui várias características interessantes, entre elas a de mostrar se algum arquivo de seu blog foi alterado e de te enviar um e-mail quando algum plugin está com atualização pendente e também se houve tentativa de acesso a seu blog por pessoas não autorizadas.

Você vai se surpreender com a quantidade de tentativas de invasão que hackers tentam com os usuários “Admin”. Se você tem esse usuário a possibilidade de invasão no seu blog é grande.

3- estatísticas

Se você tem um blog profissional, vai precisar registrar algumas estatísticas de seu blog como visitantes únicos, páginas visualizadas, palavras chave de pesquisa, artigos mais visitas, etc.

Claro que você pode usar o Google Analytics pra isso, mas se não precisa de todas aquelas funções do Google Analytics, você pode usar o JetPack, que é um super plugin também criado pela Automattic.

4- Otimização

Muitas vezes ficamos obcecados pelo SEO tradicional pra conseguir mais visitas para nosso blog profissional e acabamos esquecendo que a velocidade de carregamento de um blog também é um fator levado em consideração pelos mecanismos de pesquisa.

Então quando se fala de otimização, não podemos ficar focados somente em SEO, mas é necessário também se preocupar com a velocidade de carregamento de imagens, páginas e banco de dados.

No quesito SEO, um plugin que utilizo e me dá muitas alegrias é o WordPress SEO by Yoast. É um plugin completo que auxilia, principalmente, os iniciantes a produzir conteúdo de qualidade e que será bem indexado nos mecanismos de pesquisa.

Nas imagens, é necessário tomar cuidado com o tamanho delas. Como nem todos os blogueiros entendem de ferramentas de edição de imagens, o melhor é instalar um plugin para controlar o tamanho delas. Quanto mais pesada a imagem, mais lento fica seu blog. Eu uso o plugin WP Smush.it e o Regenerate Thumbnails.

É importante também usar um plugin de cache para agilizar o carregamento do blog. Eu uso e recomendo o WP Super Cache (recomendação também de serviços de hospedagem como Hostgator e Kinghost).

Eu também gosto de usar plugins pra limpar a base de dados e deixar o mais otimizado possível. Pra isso uso o WP-Optimize e o Optimize DB. Você também pode usar um plugin como o P3 (Plugin Performance Profiler) pra entender quais plugins consomem mais recursos de sua hospedagem.

O plugin JetPack possui uma funcionalidade interessante, chamada Monitor, que te ajuda a saber se o seu blog saiu do ar. Blogs que ficam muito tempo fora do ar, por conta de problemas na hospedagem, tem a tendência em cair no ranqueamento dos mecanismos de pesquisa. Ele também possui uma funcionalidade para criar uma versão móbile pro seu blog, aumentando a performance para esses dispotivos. Nesse ponto, se o seu template é responsivo não ative essa funcionalidade, pois o template responsivo já se adequa a qualquer dispositivo.

5- Publicidade e divulgação

Nesse grupo relaciono necessidades essenciais de um blog profissional, ou seja, publicidade, divulgação e compartilhamento.

No item publicidade você certamente vai querer trabalhar com programas de afiliados como o Google Adsense e indicação de infoprodutos. Pra isso o correto é instalar um plugin. Eu uso o Quick Adsense, que apesar do nome serve a todo tipo de publicidade.

Outra tarefa importante é a captura de e-mail para sua lista de e-mail marketing. Você pode fazer isso usando um plugin pago (o primeiro que cito nessa relação) como o PopUp Domination ou então outras versões grátis como o excelente Ultimate Modal desenvolvido pelo Cláudio Sanches.

Alguns serviços de e-mail marketing, como o MailChimp, tem plugins próprios para que você criar sua caixa de captura.

Providenciar maneiras de fazer o seu visitante entrar em várias páginas de seu blog também é uma tarefa facilitada pelos plugins. O plugin nrelate Related Content te ajuda nessa tarefa, colocando imagens dos artigos relacionados no final dos artigos. O plugin JetPack tem uma funcionalidade parecida, mas sem o uso de imagens.

Ainda na divulgação, você pode usar a funcionalidade Compartilhar do JetPack para colocar, ao final dos artigos, botões das principais redes sociais pra divulgar seu conteúdo.

Conclusão

Essa é uma lista focada no desenvolvimento de um blog profissional, mas existem algumas áreas que podem ainda exigir de você a instalação de um plugin diferente dos relacionados aqui, até mesmo em categorias que eu nem citei. Se esse for o seu caso, deixe um comentário e tento te responder sobre o assunto.

Espero que tenha gostado da relação e que ela te ajude a manter seu blog profissional seguro e com todos os plugins necessários a seu trabalho online.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

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14 Comentários

Comentários

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  1. Gustavo,
    Poderia postar o link do Optimize DB?
    Eu procurei e tem vários com esse nome, não sei qual é o certo.

    Obrigado!

  2. A maior parte dos plugins eu já conhecia também e utilizo, mas outros eu separei aqui para dar uma olhada e realizar uns testes. Mas minha dúvida maior é… sempre falam que usar muitos plugins é ruim para o blog e você citou um número ai considerável de plugins. Esses são tipos todos os plugins que você utiliza aqui nesse blog ou é em geral que utiliza em todos os seus trabalhos?

    obrigada!

    1. Dani,
      esses são os plugins básicos para todos os meus projetos profissionais. Dependendo do blog e do nicho, ainda preciso usar outros sim.
      Muitos plugins aumentam o consumo de memória, então é importante usar somente os que você precisa mesmo. Apenas repare que vários desses plugins citados vão melhorar o desempenho e a velocidade do blog.